Lá está você, diante daquele filme de suspense que faz você prender a respiração de tanta tensão até quase se asfixiar. No momento do ápice da revelação, em que a mocinha está para descobrir a verdadeira identidade do assassino, close nela, na expressão de pavor e...você, que estava tão concentrada, tem a atenção COMPLETAMENTE roubada por um detalhe, e se vê, alheia ao filme, fazendo a seguinte nota mental: "Gente, que falha enorme na sobrancelha dela! Será que a produção não reparou nisso?!".
Se você acha essa situação completamente familiar, nem preciso de maiores introduções - você é das minhas! Mas, se você acha exagero da minha parte, vamos aos fatos: você provavelmente nunca parou para medir a importância das sobrancelhas, mas, nem por isso, ela é menor. Algo que determina suas expressões, o semblante do seu rosto, o nível de cuidado pessoal e é até mesmo capaz de transformar seu rosto completamente sem uma cirurgia plástica, não pode ser subestimado. As sobrancelhas merecem todos os cuidados e atenções...inclusive na hora em que se vai revelar o assassino do filme. Afinal, muitas vezes não percebemos qual é o "it"que deixa uma mulher charmosa, mas ele pode estar justamente na sobrancelha. Nos exemplos abaixo, elas fazem toda a diferença!
Se você ainda não está convencida, vou começar demonstrando isso de forma irrefutável. Olhem bem esses 3 casos de transformação, em que a sobrancelha feita vai mudar bem mais do que um ou dois pelinhos na vida de uma pessoa. Preparados? Então, da mais light para a mais intensa, vamos às mudanças:
1- Nível 1 - Leighton Meester - Quando tudo está perfeito, ainda pode melhorar.
Quem acompanha o blog sabe que a Leighton Meester é uma das minhas musas inspiradoras de look e estilo, certo? Na verdade, não exatamente a atriz, mas a personagem que ela faz na série Gossip Girl, Blair Waldorf. Da primeira à quarta temporada, me peguei pensando diversas vezes por qual motivo uma personagem tão preocupada com a própria aparência e atenta a todos os detalhes tinha uma sobrancelha tão falhadinha. Pois eu não devo ter sido a única a reparar nesse detalhe nada pequeno entre nós duas, e Blair Waldorf começou a quinta temporada de Gossip Girl em grande estilo: de sobrancelhas devidamente reparadas. Vejam só que diferença:
2- Nível 2 - Ana Paula Arósio - Todo potencial por baixo dessa fantasia de Capitão Caverna!
Como tooodo mundo sabe, Ana Paula Arósio começou a carreira bem novinha, com carinha de garota, e logo estava entre as mulheres mais lindas do Brasil (incontestavelmente, claro!). Mas era impossível olhar para ela, deslumbrante, e não lamentar por aquelas sobrancelhas imensas, rebeldes e alucinadas sobre seus lindos olhos azuis. Atrapalhava e muito a expressão, especialmente de quem queria ser atriz. Pois foi só a moça ir para a Globo, que sua vida mudou...e olha que eu estou dizendo isso apenas com base nas sobrancelhas! Vejam que diferença absurda:
3- Nível 3 - Um ângulo pode te dar um Brad Pitt como marido!
Angelina Jolie é considerada uma das mulheres mais lindas do universo e, ainda por cima, tem TUDO! É extremamente bem sucedida, tem uma família enorme, se dedica a causas sociais e humanitárias e...É CASADA COM O BRAD PITT! Como ela conseguiu tudo isso? Ah, genética, sorte, pai famoso, reza braba e, acreditem, um excelente designer de sobrancelhas. Uma das características mais marcantes e sedutoras de Angelina é sua expressão forte, determinada, desafiadora. E o responsável por ela é justamente o ângulo arqueadíssimo de suas sobrancelhas. Quando suas sobrancelhas foram definidas dessa maneira, Angelina foi definida como poderosa, e isso fez toda a diferença. Confiram:
Uma vez provado que a sobrancelha certa pode mudar sua vida, o que fazer para começar essa transformação? Nada de pegar a pinça e se inspirar na modelo da capa da Vogue, nem de pedir pra vizinha dar um jeitinho. O improviso é inimigo das sobrancelhas. E, lembre-se, quando elas são o assunto, qualquer erro pode ser fatal. Já viu como demoram a crescer a ponto de cobrir as falhas? Isso, quando crescem! Portanto, muita calma nessa hora, leitora: a primeira pessoa a fazer com que suas sobrancelhas encontrem o verdadeiro potencial delas é um designer de sobrancelhas. Procure, peça indicações. Quando encontrar um bem conceituado na sua cidade, não pense duas vezes. Se entregue aos cuidados dele e se prepare para se surpreender (positivamente, claro!).
 |
A sobrancelha ideal deve começar e terminar traçando-se as retas acima, a partir do início e fim dos olhos. |
Determinado o formato da sobrancelha, a manutenção é coisa simples de se fazer. Você mesma pode se encarregar disso se tiver uma boa coordenação motora. Mas não se culpe se não for o caso (eu mesma sou uma negação para isso!), e nem insista na pinça. Um pelo arrancado do lugar errado pode colocar tudo a perder. Para a simples manutenção (ou limpeza), qualquer salão pode resolver seu problema: seja com pinça (o mais dolorido, porém com menos chance de erro), com cera quente (rápido e simples, era a minha preferida. Mas quando disseram que podia causar flacidez nas pálpebras, preferi não pagar pra ver!), com linha (também conhecida como depilação iraquiana, minha atual queridinha) ou com mola (que eu nunca experimentei e parece ritual de tortura, mas quando tiver coragem para tirar a dúvida, corro para contar a vocês). Ainda existe o SOS para qualquer emergência, que precisa estar sempre a mão. Olhem só de que ele é composto:
1- Clássico Duo Escova/Pente para sobrancelhas. Apesar de ser o mais comum, não é o que mais gosto de usar, por não acompanhar o sentido dos fios. 2- Gel incolor de fixação de sobrancelhas da Mary Kay: ótimo para manter os fios no lugar certinho. 3- Tesoura específica para aparar os fios das sobrancelhas. 4- Aplicador de rímel. Meu herói! É o que eu uso para pentear minhas sobrancelhas, sempre. Além de ter o grande, profissional em casa, comprei um kit desses descartáveis, e deixo um em cada bolsa e gaveta. Assim, sempre tenho um a mão quando preciso. O meu é da M.A.C, mas você também encontra esses sets de outras marcas mais baratas. 5- Kit de pinça, aplicador de rímel e pincel chanfrado: tudo o que você precisa para manter as sobrancelhas perfeitas, e em miniatura! Esse é da Mary Kay.
Mas e se você tiver falhas? E se sua sobrancelha for mais fina ou mais curta do que deve ser? E se for ralinha ou clara demais? Calma!!! Tem solução! Não aconselho como primeira opção técnicas de pigmentação definitiva: você pode não gostar do resultado, que tende a parecer muito artificial. Tão eficiente e menos radical do que isso é a santa maquiagem de cada dia. Para preencher as sobrancelhas, você pode recorrer ao lápis específico para elas, ou às sombras aplicadas com pincel chanfrado. O resultado é incrível e, errou, demaquilante resolve!
1- AMOR DA MINHA VIDA, esse kit para sobrancelhas da Clarins é simplesmente PERFEITO! É composto por 3 cores de sombra para preenchimento, cera fixadora (para manter os pelos no lugar certinho), iluminador (para ser passado abaixo das sobrancelhas, valorizando o formato delas), escovinha, pincel chanfrado e pinça. Tem como não amar? 2- Versão mais baratinha, da Contém1g, tem duas cores para preenchimento das sobrancelhas, e um aplicador com pincel chanfrado e um de ponta de retoque. Já recomendei para várias pessoas que adoram! 3- Para quem prefere o lápis à sombra, os da Shiseido são os mais perfeitos do universo! Além de vários tons diferentes (o que facilita o efeito natural), têm uma fixação absurda e vêm com pincel chanfrado na ponta. Vale a pena mesmo!
Mais uma dica que eu AMO passar para todas as amigas e leitoras: passar um pouco de Bepantol nas sobrancelhas todos os dias antes de dormir. Sim, Bepantol, Deus em forma de pomada, que promove verdadeiros milagres pelas olheiras, pelos calcanhares e pelos lábios, também é a salvação das sobrancelhas. Promove o crescimento dos fios (cobrindo falhas), e faz com que os pelos fiquem mais lisos e disciplinados. Anotado?!
 |
I LOVE BEPANTOL! |
Agora que você já sabe tudo sobre como deixar suas sobrancelhas trabalharem a seu favor, mãos à obra! E, como inspiração, fica a foto abaixo, para a gente lembrar que para tudo na vida tem jeito. E que a solução pode estar em algo menos complicado do que se imagina. Talvez não diante de seu nariz, mas acima dos seus olhos. ;)
 |
Ora, ora: que melhora! |