Bom, a última que ouvi e que nem me pareceu surreal demais foi a de que várias pessoas (engraçado que nunca citam o nome!) têm usado shampoo infantil no lugar dos que foram feitos para adultos para ter cabelos mais bonitos. A ideia é de que, com PH neutro, eles provocariam menos agressão aos fios.
Ah, vai, isso até faz sentido! Tudo bem que logo depois eu descobri sites onde dermatologistas explicam que o PH neutro é referente ao do cabelo das crianças, que tem acidez muito mais alta do que o nosso. Mas eu estava tão empolgada na minha tentativa, e já tinha o Johnson's Baby (que amo de paixão para tirar maquiagem e para lavar meus pincéis e já falei sobre isso aqui várias vezes) no chuveiro, o que para uma curiosa é faca e queijo na mão.
Corri para o banho e lavei meus cabelos até com uma certa nostalgia (quem não sente aquele cheirinho e lembra dos banhos de quando era pequeno?!). Uma animação de dar gosto (sinto que me deixei levar) e cheia de expectativas. Enxaguei, usei o condicionador nosso de cada dia e deixei o cabelo secar naturalmente, convicta de que teria fios lindos e macios em uns 45 minutos.
![]() |
Altas lembranças e toda a esperança do mundo que meu cabelo fique o máximo quando secar! |
É, não foi bem assim. Perguntei para o meu namorado se o cabelo estava macio e ele, com aquela sutileza masculina que eu aprecio sempre, me respondeu: "Macio está! Parece até um travesseiro!". Então eu olhei no espelho e entendi que não era exatamente um elogio: a peruca tava nervosa, cara leitora! Um mafuá armado que parecia mesmo uma almofada, uma base de samambaia ou algo do gênero. O cabelo ficou elétrico e sem caimento nenhum. Praticamente um black power, só que white.
Me decepcionei ao saber que não vou passar o resto da vida com fios lindos e gastando pouquinho, mas pelo menos valeu: primeiro para descobrir que esse papo não funciona para mim, e segundo para sentir, pelo dia inteiro, aquele cheirinho maravilhoso no cabelo (sim, foi a única coisa que realmente funcionou).