quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Como fazer sua maquiagem resistir bravamente ao calor


Verão é uma delícia, não é mesmo? Quando estamos na praia, na piscina, de bobeira no ar condicionado, etc, etc, etc...mas a coisa não parece tão deliciosa assim quando a vida continua com o sol a pino, e precisamos pegar ônibus, metrô, andar com o sol na cabeça, e tudo isso lindas, arrumadas, penteadas e MAQUIADAS!  Já é um desafio chegar no trabalho com tudo em ordem depois dessa travessia do deserto do Saara! Imagine então chegar ao fim do dia sem parecer ter saído de uma trincheira? Pois eu digo a você que, pelo menos no quesito maquiagem, é possível. Com alguns ótimos produtos e algumas dicas, a gente chega lá! Olho no passo-a-passo:

1- Primer: antes da maquiagem, o primer é essencial! No verão então, nem se fala. O ideal é misturar um POUQUINHO do seu hidratante (o indicado para o seu tipo de pele: seca, mista ou oleosa) com um primer de fixação, matificante ou redutor de poros. Ele vai dar mais resistência ao make, e manter a oleosidade sob controle. O meu preferidíssimo é o Instant Perfect, da Sisley. Ele realmente segura a onda mesmo nessa temperatura de Mercúrio! Mas também tem outros bem interessantes, como o The Porefessional, da Benefit, e o Primer HD da Tracta. Fica ainda a dica para que você aplique com a ajuda de um pincel sintético para base. Passar as mãos no rosto só vai trazer mais óleo para a pele.

2- Primer para os olhos: atenção redobrada para esse ponto! Muita gente acha que primer para olhos é exagero, mas estamos falando de algo que vai segurar a sombra, o corretivo e o delineador (ou lápis) nos olhos, evitando os clássicos borrões cuja incidência só aumenta no calor. Resumindo: estamos falando do item mais essencial da maquiagem de verão, na minha opinião! Quando a temperatura aumenta, não abro mão do meu por nada! O único que eu realmente AMO de paixão é o Prep+Prime Eye, da M.A.C. Já experimentei outros (como o da Benefit) que não fizeram nem cócegas, que dirá segurar a maquiagem! Se conhecerem outro herói da resistência, tá valendo! Mas o da M.A.C é a minha recomendação. Uso nas pálpebras e um pouquinho ao redor dos olhos, para que o corretivo também ganhe fixação.

3- Base: Semana que vem vocês vão conferir um post que estou fazendo onde testo 7 bases e comento sobre a cobertura e resistência de cada uma delas (o teste está rolando desde semana passada, e o post será o resumo de todos esses sete dias). Mas já posso dizer a vocês que as bases mais indicadas para o calor são aquelas para pele oleosa, uma vez que são matificantes e têm, naturalmente, uma maior resistência.   Fiquem de olho no post da semana que vem para conhecerem o nome das eleitas.

4- Corretivo: ele precisa ser dos que não saem por nada nesse mundo! Os meus dois salvadores da pátria (que cobrem tudo e ficam com você haja o que houver!) são o Prolongwear da M.A.C e o Dermacolor, da Kryolan. Uma vez aplicados, ficam extremamente sequinhos e muito resistentes!


5- Pó: como você deve saber, o pó serve justamente para tirar o brilho e fixar a maquiagem. Portanto, a cara do verão certo? Muita calma nessa hora! O pó é necessário SIM, e muito! Mas eu aconselho você a ir muito devagar com a louça no calor. Aplique, com a ajuda de uma esponjinha, uma quantidade pequena de pó, pressionando sobre a pele com vontade, somente na Zona T do rosto (testa, nariz e queixo). Passo ainda um pouco abaixo dos olhos, para segurar o corretivo. Depois, passe um pincel de pó sem nada, para tirar o excesso. Pronto! Carregar no pó no rosto todo deixa a pele com aspecto de máscara, que pode até mesmo ir derretendo ao longo do dia. Cruzes! Assim você fica sequinha e bem natural. Meu indicado é o Blot da M.A.C, ou o Pó mineral também da M.A.C. Já usei outras marcar e não me adapto por nada.

6- Sombras: fuja como o diabo da cruz das sombras cremosas, e deixe o brilho somente para a noite. O ideal para os dias quentes são as sombras em pó e opacas. Quer maior resistência ainda? Molhe um pouco o pincel em soro fisiológico ou água termal antes de aplicar a sombra. Isso trará mais fixação à sombra.


7- Lápis e delineador: delineador daqueles clássicos, de pincel, ficam com alerta laranja nessa época do ano. Borram com maior facilidade. Mas os delineadores de canetinha com o Duda Molinos e o Penultimate Eyeliner da M.A.C dão conta do recado! Mas se o intuito for usar o lápis de olho, aposte em um produto com ótima fixação, como o da Shiseido, e adote um truque precioso: com pincel chanfrado, passe sombra da cor do lápis por cima do traçado dele. Isso ajuda a selar e manter o que foi feito com o lápis pelo dia todo!

8- Rímel: nem precisa dizer que as máscaras precisam ser TOTALMENTE à prova d'água, não é? As mais confiáveis: Hypnôse, da Lancôme e The Colossal Waterproof, da Maybelline. Resistem a tudo! Mesmo assim, vale a pena deixar secar bastante antes mesmo de piscar os olhinhos. Colaborar não custa nada.

9- Boca: Evite os lindíssimos batons cremosos de cor intensa no verão. Eles, infelizmente, vão escorrendo com o calor. A melhor pedida são os de efeito Matte, e os de efeito Glossy de cor clarinha, que são feitos justamente para essa época do ano. Um brilho discreto e uma consistência descompromissada vão muito bem no calor. O que não sai da minha boca no verão? Chubby Stick, da Clinique! Hidrata, dá cor e protege os lábios. Leve na bolsa para aplicar sempre que quiser.


10- Água termal: Você se sente que nem a Ísis Valverde no comercial de Seda quando cogitam molhar sua maquiagem depois de feita? Pois quando se trata de água termal, uma borrifada ajuda muito! Levando uma latinha delas na bolsa, você pode dar um jato de spray umas duas vezes ao dia. Deixe secar sozinha. Isso hidrata a pele, dá efeito natural à maquiagem e ainda a torna mais resistente.

11- Spray de Fixação de maquiagem: por mais que pareça o ideal, prefira deixar esse produto para a fixar a maquiagem da noite. Durante o dia, resseca demais o make, e pode dar efeito craquelado ao longo do dia. Além disso, dá uma ligeira arrepiada nos pelinhos do rosto, e podem deixar você um ouricinho! Melhor evitar...

12- Blot Papers: os milagrosos lencinhos de controle de oleosidade moram na minha bolsa e no meu coração! Amo os da M.A.C, os da Contém 1g e os da Mary Kay. Umas duas vezes por dia, pressione um deles contra a pele de todo o rosto e veja ele absorver a oleosidade sem interferir no make! Mágico e indispensável1


Fora todas essas dicas, não se esqueça do filtro solar! Pode ser em protetores aplicados antes da maquiagem, ou mesmo nos produtos de maquiagem! Alguns primers e bases já têm proteção solar na composição, facilitando o trabalho.

Agora que você já conhece todos os aliados para uma maquiagem à prova de verão, prepare-se e...sempre que possível, corra para frente do ventilador e do ar condicionado!


4 comentários:

  1. - Vida, embora não sejam de muita utilidade para mim (rs!), tenho certeza que estas dicas serão valiosíssimas para suas seguidoras. Parabéns, todos!

    ResponderExcluir
  2. - Ps: O nome do produto no passo-a-passo número 1 é "The Porefessional" ou você errou a palavra?! Todos!

    ResponderExcluir