segunda-feira, 21 de março de 2011

Cabelos de deusa



Não adianta: 99% das mulheres não estão satisfeitas com o próprio cabelo. Mas esse nível de insatisfação nem sempre é radical a ponto de querer uma mudança radical, uma transformação da Xuxa ou uma Peruca Lady. Normalmente, só nos queixamos no nível "Poxa, cabelo!". Queríamos que o frizz não nos transformasse em leoas justamente naquela viagem a dois, que um súbito efeito palha não surgisse no dia daquela festa, que o cabelo não secasse naturalmente igual ao de boneca velha, ou que não acordássemos como o Capitão Caverna. É pedir muito? Na verdade, NÃO!

A maioria dos chamados problemas de pequeno porte dos nossos cabelos está relacionada a uma única questão: hidratação! Quando nossos fios estão saudáveis, hidratados, não quebram, não arrepiam, ganham caimento, brilho e textura. Tudo o que poderíamos pedir ao gênio da lâmpada mágica, né? Mas não é tão fácil assim manter nossas madeixas hidratadas. Fios crespos ou encaracolados, por exemplo, precisam de uma baita ajuda para distribuir a hidratação natural do cabelo. Os quimicamente tratados tendem a ficar quebradiços. Já os coloridos,ressecam com a maior facilidade. Mas agora que você já sabe que hidratação é a palavrinha mágica para todas essas questões, saiba também que ela demanda disciplina, cuidado e um certo investimento (que não é tão astronômico quanto pregam os salões de beleza!). Se estiver disposta a isso, atenção para as dicas:

-Esfrega, esfrega, esfrega?- Na hora de lavar os cabelos, alguns cuidados vão além da escolha do shampoo e do condicionador. A temperatura da água, por exemplo, é essencial. Água quente é tiro e queda...para um cabelo quebrado, opaco e sem vida! O ideal é que se lave os cabelos com água morna ou fria. Os resultados ficam ainda melhores se a última ducha for GE-LA-DA! Isso mesmo, coragem, menina! O jato frio faz com que os fios fiquem selados, guardando na fibra do cabelo todo o tratamento que foi realizado durante o banho. Outra dica: não esfregar o couro cabeludo, especialmente se você tiver unhas compridas! A massagem deve ser suave e feita com a ponta dos dedos, em movimentos circulares. Já o condicionador, só deve ser aplicado no comprimento dos fios e pontas: raiz nunquinha! Pra terminar, se já ouviu o boato de que água mineral faz diferença, é pura verdade! Em dias especiais, experimente enxaguar os fios com água mineral. O resultado é outro!

- Casal 20 - A melhor dupla de shampoo e condicionador, na minha opinião, para cabelos que precisam de hidratação profunda e reparos intensivos, é a Absolute Repair, da L'oreal. Custam consideravelmente mais caro do que outras marcas nacionais, mas fazem milagres pelos fios quando usados com frequência. Para não deixar meu porquinho subnutrido, prefiro trazer os galões enormes quando viajo, já que lá fora os preços são bem mais camaradas. Dessa maneira, eles costumam durar até a viagem seguinte. Se o seu passaporte anda pouco badalado, sempre tem um amigo ou parente que pode quebrar um galho, mas, nesse caso, melhor maneirar no tamanho!

- Seleção Brasileira - Se a intenção for hidratar o cabelo, mas o bolso não estiver muito bem de saúde, não é necessário apelar para os importados. Uma linha simplesmente fantástica vendida em qualquer drogaria é a de Reconstrução completa, da Dove. Recomendo o uso diário do shampoo e do condicionador intensivo diário. Os resultados são surpreendentes, mas ainda melhores se você mantiver o tratamento por pelo menos duas semanas. Relação custo X benefício perfeita!

- Pausa Hidratação - Se tiver uns minutinhos a mais uma vez por semana, seus cabelos agradecem! Você pode abusar dos cremes de hidratação à moda antiga, que levam de 10 a 20 minutos, e ficam ainda melhores se usados com touca térmica. Hoje em dia, há dezenas de alternativas a isso, para nós, que temos pouco tempo. Mas o resultado não é o mesmo, vovó está certíssima: a pressa é inimiga da perfeição! Portanto, se quer fios irretocáveis, separe um tempo para o momento mulherzinha, uma touca térmica (que pode ser daquelas que ligamos na tomada, ou as de papel laminado), e uma ótima máscara de reparo intensivo, como a All Soft, da Redken. Vale MUITO a pena experimentar!

- Milagre expresso - Da próxima vez que esbarrar na prateleira da farmácia, supermercado ou Lojas Americanas, com um produto da Pantene chamado "3 minutos milagrosos", se agarre e não saia de lá sem ele (pague, por favor!)! O nome diz absolutamente tudo! Depois de lavar os cabelos, use todo o conteúdo da bisnaguinha nos fios, espere três minutos (você leu direitinho, TRÊS minutos) e...ALELUIA, irmãs: o milagre está feito! A reparação fica ainda mais evidente quando o tratamento é feito uma vez por semana, mas, logo na primeira aplicação, você sente os fios macios, sedosos e incrivelmente cooperativos com o que quer que você decida fazer com eles. Uma boa vontade impressionante!

- Sob o sol - Não adianta nada tratar os cabelos com todo amor e carinho e deixar que os fios fiquem esturricados no primeiro sol aparecer no céu! Se quiser curtir o astro rei, proteja seus cabelos de forma eficaz. O melhor produto para esse fim, de todos os que já experimentei, é o Color Extend Sun Solar Screen, da Redken. É um spray transparente que deve ser utilizado nos cabelos úmidos ou secos antes da exposição solar, e várias vezes durante a mesma. Ele custa mais caro do que os que você vê por aí, mas a diferença é que dá conta do recado.

- Poção mágica - Antes de você ler qualquer coisa sobre o Potion 9, da Sebastian, atenção: ele é terrivelmente viciante! Se você usar uma vez, dificilmente vai abrir mão dele! Os elogios são merecidos. O Potion 9 é simplesmente fantástico enquanto complexo de nutrientes hidratantes e nutritivos, capazes de transformar a estrutura do cabelo com o uso progressivo. É válido ressaltar, antes que eu apanhe, que, assim que aplicado, ele pode parecer melequento, ou deixar o cabelo duro como um gel. Na primeira aplicação, isso pode fazer com que você queira matar a blogueira que recomendou o produto a você. Mas espere secar, e você vai querer me mandar flores ao invés disso!

- Finalizando - O sérum reparador dos fios do Boticário é daqueles produtos que você deixa um frasco em casa, e outro na bolsa. Usado como finalizador, reduz o frizz, hidrata, repara, e ainda deixa os cabelos com um brilho incrível e um cheiro delicioso, graças à cereja da composição. Não tem como não querer repetir a aplicação ao longo do dia! Minha necessàire não abre mão dele, e, graças a esse hábito, o produto já conquistou adeptos entre amigos e colegas de trabalho.

- Encerramento - se você cuidou dos fios o dia todo, parabéns! Mas seus resultados não serão perfeitos se você não tratar deles também à noite. Para que não precise virar morcego, a tecnologia cosmética criou os leave-ins que agem intensamente enquanto você dorme. Várias marcas lançaram sua versão, e os preços variam bastante! Mas dois dos meus favoritos demandam um investimento bastante camarada, e são de uma eficiência inquestionável: Tratamento Noturno Dove Reconstrução Completa e o Tratamento Profundo Restauração Profunda Pantene. Excelentes!

O post vai terminando por aqui, mas, como cabelo é assunto pra dar pano pra manga, vamos falar mais a respeito outras vezes. Mas em relação à hidratação, não me deixem curiosas: comentem o que acharam e quais resultados obtiveram com as dicas dadas! Boa sorte e sucesso!

15 comentários:

  1. Fabi!!!! Amei as dicas!!!! Vou experimatá-las com certeza! Adoro seu blog! Bjsssssss

    ResponderExcluir
  2. Ah, a inspiração pro post tinha mesmo que deixar comentário! rsrsrs. Fiquei super feliz de saber que você curte o blog, Elaine! Pode sugerir mais artigos, e larga o verbo nos comentários, viu? rs. Depois me conta como as dicas funcionaram! Bj grande e um super obrigada pela força!

    ResponderExcluir
  3. Já tentei deixar meu cabelo crescer, não deu certo, mas irei tentar de novo.

    ResponderExcluir
  4. Rsrsrs...bom, pode aguardar um comentário sobre interlace e megahair! rsrs...na verdade, estou querendo fazer um sobre cortes de cabelo para vocês, meninos. Juntando material! rs. Bjks e super obrigada!

    ResponderExcluir
  5. - Legal vida, assim que puder tentarei adaptar algumas dicas também! Todos!

    ResponderExcluir
  6. Em pensar que tudo começou com o "querido moranguinho". Rsss
    Adorei !!! quero os créditos para a dica do serum de cereja. bj

    ResponderExcluir
  7. - Amor, vamos fazer um post sobre cabelos, mas para meninos?! rs. Sinto que devo isso ao meu principal colaborador, e aos amigos que costumam ler o blog!
    - Mommy, lembrar do Moranguinho me fez rir muito!! rs...tem razão, tudo começou com aquele shampoo! E quantos não passaram pela saga do cabelo desde então, né? rs. E o crédito da indicação do sérum de cereja é TODO seu! Bjs!

    ResponderExcluir
  8. - Boa idéia vida! Sempre que precisar estarei a disposição para ajudar como puder! Todos!

    ResponderExcluir
  9. Gostei das dicas,já uso o shampoo dove e gosto muito do resutado.
    bjs.

    ResponderExcluir
  10. Ai,gente, comentário de sogra vale o dobro, né?! rs...Minha sogra querida, obrigada pela visita ao blog! Fiquei toda boba e muito feliz! Também gosto muito do Dove! Espero que goste das dicas, apesar de, convenhamos, não precisar, né? ;) Rs...e, gente, não é rasgação de seda não, minha sogra é linda! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  11. Peraí! Comentário de sogra vale o dobro? E comentário de chefe? rsrsrsrs. Brincadeirinha, Fabi! To feliz demais por vc! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  12. kkkkkkkkkkk...comentário de chefe também devia valer, brincando, uns 3 pontos, hein?!!! rsrsrs...
    Especialmente se for uma chefe como a minha! Muito obrigada...por tudo! Bj grandão!!!!!

    ResponderExcluir
  13. opaaaaaaaa tao falando de cabelo?????? E eu???!!!! Entrei um pouco c pressa sem poder ler todo o conteudo,mas desse topico acho q entendo um pouquinho,rsrsr,entrarei mais vezes por conta da minha linda cliente vip

    ResponderExcluir
  14. GENTE, assim é emoção demais! rsrs...esse post só tem comentário top, poxa! rsrs..agora foi o da Renata, minha hair stylist, que não troco, não vendo e não dou! Maior autoridade no assunto! Rê, vc mandaaa! Bjks, guru!

    ResponderExcluir
  15. Estou com raiz crescida da progressiva, e não vou retocar agora por causa da quarentena, eu pedi ficas de produtos no Instagram do Wanderley Nunes, e ele me respondeu, amei né, ele me indicou o potion 9, vc acha que vai resolver meu problema, tipo quero lavar passar ele é queria que a raiz ficasse baixa tipo lisa sem escovar, não quero usar secador, se acha que rola?

    ResponderExcluir