quarta-feira, 9 de maio de 2012

"Chama ele aí!" - Que seja O TERNO enquanto dure


Muitos dos leitores desse blog certamente usam um terno em janeiro e outro em dezembro, quando o calendário do ano é agitado. Outros, usam ternos no cotidiano, mas instintivamente, sem nunca terem se preocupado com corte ou modelo. E ainda há os que jamais compraram um terno, e pedem emprestado para o amigo, pai, sogro, defunto maior, ou qualquer outra vítima em potencial quando surge uma emergência. Mas você, caro leitor, já parou para se perguntar o porquê da expressão "o terno faz o homem"? Chega mais que eu te conto.
Pode parecer elementar para alguns e revolucionário para outros, mas a expressão "terno" é apenas um termo genérico para o conjunto de paletó e calça social. Dentro dessa abrangente categoria, existem diversas espécies divididas pelo tipo de corte. Achou frescura? Pois perdeu a chance de fazer uma grande descoberta: escolher o corte certo para o seu tipo de corpo é o que marca a diferença entre jogar um terno por cima do corpo e vesti-lo. É nesse sutil detalhe que está toda a elegância, o charme e até mesmo o conforto em se usar um terno. Agora interessou? Então, nem pisca que eu vou te explicar de uma forma bem resumida que tipo de terno serve para você. Ah, e se você, leitora, acha que veio parar aqui por acidente, fica que vai ter bolo! Não só o artigo pode ser extremamente útil para você aconselhar os homens da sua vida como, de presente para meu público cativo, os modelos desse post são bônus de sobra! Então, senhoras e senhores, vamos aos ternos? Primeiro, os cortes.

- Jaquetão
Esse terno devia ser um dos preferidos do seu avô, do seu tio militar ou mesmo do seu pai, se ele for bem conservador. Fato é que o shape mais quadrado e com abotoadura dupla dava aos homens um ar que eles consideravam mais másculo, mais viril. Hoje em dia, não é lá muito usado, e ainda dá a impressão de que você foi inflado. Se mesmo assim você quiser fazer o estilo, lembre-se de que não é o terno que você vai querer usar caso precise ficar muitas horas sentado. Como ele é transpassado e cheio de botões, pode ser bastante desconfortável caso você não fique em pé a maior parte do tempo.

Tom Cruise e o jaquetão na medida certa para que ele não fosse engolido. 


- Americano
Esse corte é mais informal do que os demais. É mais reto, sem ombreiras, tem modelagem ampla e é mais solto. Tem uma fenda traseira.
Terno ideal para quem está acima do peso ou quer esconder a barriguinha. Também é excelente para quem tem ombros largos. Por ser mais curto do que os demais, também facilita a vida dos baixinhos, mas não atrapalha os altos. Evite de qualquer jeito se você for muito magro, ou pode ser engolido por ele.

Henry Cavill (futuro superman!) e uma coisa meio despojada com o terno americano.


- Inglês
O mais democrático de todos! Elegante e clássico, tem duas aberturas traseiras que trazem conforto e facilitam os movimentos. Ao mesmo tempo, é mais acinturado do que o americano e, por ter linhas verticais,  alonga e afina a silhueta. Tem ombreiras leves, o peito um pouco mais estreito e a cava menor. A calça dele é reta.
O fantástico do terno inglês é que ele serve bem a todos os tipos de corpo e não fica devendo nada no quesito elegância.

Quê que é isso, Penn Badgley? Opa, quer dizer, meninos, o terno inglês é assim! rs


- Italiano
O mais elegante dos ternos, conhecido por sua imponência e status. No entanto, exige muito cuidado, pois não foi feito para qualquer tipo de corpo! A modelagem é bem estreita, completamente acinturada, cavas bem mais altas e consideravelmente mais justo no peito. Além disso, ele é um pouco mais longo que os demais. As calças são mais altas, justas e afuniladas.
Leia-se, se você for magro e alto (ou pelo menos não muito baixo), esse terno vai te tornar um deeeeus! Lindo, chiquérrimo, sexy e com cara de rico. Maaaas...se você não for magro e tiver sempre sido o último escolhido para o time de basquete, corra dele. Quilos a mais ou muitos centímetros a menos fazem do terno italiano uma tragédia fashion.

O personagem Chuck Bass (Amém!) da série Gossip Girl, sempre investe nos italianos. 
David Beckham não podia faltar no post! Outro grande fã dos ternos italianos e bem ajustadinhos.


Agora que você já sabe tudo sobre cortes, vamos falar de botões

- Dois botões: dão ar mais jovem, mais descontraído, mas não tiram a elegância. Eu sempre recomendo que, se for o seu primeiro terno, você comece por um assim. Mais confortável e versátil.

- Três botões: Mais formal, conservador e clássico. Se optar por ele, SEMPRE se lembre de uma regra sagrada: Mantenha o último botão aberto, aconteça o que acontecer! Se for preciso, amarre uma fitinha vermelha no dedo nesse momento para não esquecer!

Expert em botões? Vamos para as cores

Preto, Marinho e Cinza Chumbo são os tons mais clássicos (e mais versáteis). Se você tiver um deles, já pode se sair bem em qualquer situação. Embora a maioria dos homens pense que o preto é mais fácil de combinar com cores de camisa e gravata, eu diria que estão extremamente enganados. A cor mais fácil de se combinar, entre as três, é o cinza chumbo! Ele sim, é um verdadeiro coringa, que poderá proporcionar uma variedade incrível de looks mais formais, mais casuais, mais modernos, mais conservadores, para o dia, para a noite, para festas e para o trabalho (afinal, cinza combina com quase tudo! Eu só tiraria da lista das grey-friendly o amarelo, o laranja e o bege. Fora isso, bring it on!!!). O azul marinho seria o mais elegante e, na terceira posição, viria o preto, como o mais clássico.
Os ternos em tons de marrom, bege, marfim e afins são, sinceramente, para quem tem coleção. Ficam super bonitos com uma infinidade de combinações, mas só servem para o dia, e jamais para ocasiões muito formais. Sendo assim, só compre um desses quando já tiver os outros três do grupo dos essenciais.
Existe ainda o branco, já viram? É chamado de Summer. O próprio nome já dá uma indicação: é para ser usado como opção para o calor e, especialmente, durante o dia. Mas esse então, é o extra do extra. Não se preocupe em adicionar um à sua coleção a menos que você seja o David Beckham.

Para terminar, vamos a algumas dicas IMPORTANTÍSSIMAS para que seu terno tenha um caimento perfeito:

1- Mesmo que o seu bumbum seja mais incrível do que o do Mel Gibson (vai dizer que você nunca reparou?!) , ele deve SEMPRE ficar coberto pelo paletó. Os mais curtos devem ter a medida exata dele e terminarem na mesma altura.

2- Bolsos aparentes são uma prova de que você não sabe usar terno. Como estou falando com um futuro craque no assunto, lembre-se de que os bolsos não devem aparecer nadinha, ou ter, no máximo, uma abinha bem discreta.

3- As mangas devem terminar na divisão entre o punho e o pulso, cobrindo quase todo o ossinho. O ideal é que a manga da camisa apareça em 0,5cm.

4- As calças devem terminar onde começa a sola do sapato. Se quiser optar por uma barra italiana (aquela bainha como que dobrada para cima), acho um charme! Mas certifique-se de que ela tenha a mesma altura exigida para não pescar siri, que é um pecado capital!

Bom, querido expert em ternos, tenho certeza de que sua próxima compra será muito mais tranquila, e o resultado deixará um rastro de "Uau's" pelo caminho! Espero pelos seus comentários e próximas ideias para o "Chama ele aí!". Afinal, esse post veio de um pedido pra lá de especial, do meu amigo Aarão. Querido, espero que tenha ajudado (preciso dizer que quero ver foto do resultado?!). Até a próxima!

5 comentários:

  1. - Vida, post perfeito para a ala masculina (e como você mesma disse, deve interessar também a ala feminina!)! Os conselhos e dicas são pedagógicos e muito úteis! Aliás, embora eu nunca tenho errado de forma crassa nas minhas escolhas, ao ler o post sinto-me mais bem informado sobre o assunto. Assim, de acordo com você, ternos estilo inglês e italiano me esperam, assim que eu puder comprá-los! Parabéns, todos!

    ResponderExcluir
  2. Great! Gostei do post, muito esclarecedor. Fiquei com dúvidas sobre ternos "listrados"... Nunca tive coragem de usar um, mas sei que há um jeito de faze-los funcionar, será que não funcionam mais no século 21?
    Há também a questão da malha. Dependendo da ocasião, cuidado com aquelas malhas sintéticas brilhantes, que mais parecem tactel... rs.
    A dica sobre botões foi bem valiosa, pois eu como um transgressor, sempre os deixo de qualquer forma, seja qual for a situação. Em alguns momentos alguém me diz:"feche-os.. abra-os". Mas, a favor do conforto sempre ignoro, agora sei sabendo que é uma falta grave no mundo dos SUITS, serei mais comportado.
    Se alguém puder, também, complementar sobre coletes e cintos, sou todo ouvidos.
    Fabiana, obrigado pelo post, é sempre muito bom!
    Dudes, SUIT UP!

    http://i.ytimg.com/vi/j0b0fkjOJsg/0.jpg

    ResponderExcluir
  3. Sou um homem que gosta de ternos....... atualmente tenho 3 em meu armário..... Preto, Marinho e um bege. SEMPRE com 3 botões e barras italianas.... Como estou acima do peso, sempre optei pelos cortes confortáveis, como o inglês e o americano. Uma coisa que eu sinto falta e acredito que seja pelo nosso clima e que acho muito elegante é o colete.... onde a nomenclatura do conjunto é Costume (Paletó, calça e colete). Adorei o post......

    ResponderExcluir
  4. Você não comenta o terno de 1 botão, mas usa imagem de um deste tipo como referência.
    E também fala que bolsos devem ser discretos ou nulos e usa imagem de terno com a aba bem aparente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, como eu sobrevivi sem esse comentário, hein?! rsrs
      Bom, acho que o mais produtivo a se dizer é: obrigada por ler o blog tão atentamente! Aposto que com todo esse cuidado, você deve ter aprendido bastante com as dicas. Sendo assim, de nada! rs
      Beijos,
      Fabí

      Excluir