segunda-feira, 28 de maio de 2012

De mochila, mas com dignidade!

Desde os meus áureos tempos de colégio, assim que pude, abri mão da mochila. Durante a infância, nos anos 80, achava a maior graça em variar a cor da emblemática mochila da Company (obrigatória na época!) a cada ano, mas, com uns 12 anos já me interessava mais pelo apelo "peruínha" das bolsas comuns. Foi nessa época que eu e a mochila reduzimos nossa relação a "pequenas viagens informais" e assim achei que fôssemos permanecer para todo o sempre.
Ocorre que, da mesma forma que aconteceu com os homens nos anos 90, nós, mulheres, volta e meia somos surpreendidas com propostas de trabalho que exigem dinamismo (leia-se: trabalhar indo de um lado para o outro quando necessário) e uma carga considerável. Eu, por exemplo, me vi, há pouco tempo, obrigada a andar com laptop, fichários de treinamento e afins em pleno Centro da cidade, diariamente. Nenhum dos meus bolsões chiquérrimos e maravilhosos conseguiu dar conta do recado, e me vi órfã de utensílios hábeis até que... resolvi dar uma chance à mochila no meu armário, que servia somente para levar as roupas e afins para finais de semana na casa do namorado.

Me senti uma Tartaruga Ninja andando com aquele trambolho nas costas, confesso! Mas ela foi tãooo útil, que  percebi que nada poderia substitui-la para aquele fim. Conversando com o namorado sobre esse (pseudo) drama, ele me sugeriu fazer uma matéria para as leitoras que pudessem estar passando pela mesma situação. Achei brilhante! Afinal, se você também acha que não combina NADA com mochilas, mas seu emprego tem exigido mais carga que sua Balenciaga comporta, fica que vai ter dica! Andei pesquisando por aí e descobri que É POSSÍVEL ter uma vida digna com mochila nas costas. YES, WE CAN! Dê uma olhada nas dicas abaixo e perceba como sua mochila pode ter um toque très chic!

- Discretas, Clássicas e Imponentes: Couro liso preto, marrom ou caramelo.

As clássicas que querem uma mochila que combine com tudo mas não deixe dúvidas a respeito de sua elegância podem (e devem!) optar pelos modelos conservadores de couro liso, preferencialmente em preto, marrom ou caramelo. O modelo da foto é Top Shop, mas encontrei ótimas representantes do estilo na Peach, na Arezzo e, corram, na Feirinha de Ipanema (na Praça General Osório, nas manhãs de domingo). A última opção, inclusive, tem ótimos modelos, couro legítimo, e preços bem interessantes.


- Vibrantes, modernas e fashionistas: Sequins!
As lantejoulas (que agora, no mundo da moda, universalmente parecem só atender pelo nome em inglês, sequins) aparecem cobrindo modelos incríveis da alça ao zíper! Um toque de luz e de graça que não deve combinar com o look do dia-a-dia: a ideia é justamente criar esse ponto de contraste. Uma aliada dessas todos os dias pode fazer maravilhas pelos dias sem graça! O modelo da foto é da JC Penny (quando vamos ter uma, Brasiiil?!), mas é possível encontrar umas muito fofas na Andarella e na Antonella!



-Chique, Benhê! - Grifadas e Hypadas
Para quem não abre mão de uma mochila com sobrenome, as grifes mais famosas da moda têm modelos incríveis e muito espaçosos, que são perfeitos para estudantes, executivas, profissionais liberais e mães cheias de apetrechos para levar de um lado para o outro!
A da foto é uma Gucci, mas Louis Vuitton, Fendi, Prada, Michael Kors e Victor Hugo têm ótimas opções.

 - Um pé no moderno e outro no clássico - Listras e elementos navy
As charmosérrimas mochilas listradas têm frescor e leveza, ao mesmo tempo que remetem ao clássico e ligeiramente retrô estilo navy. Não é difícil encontrar uma representante do estilo para chamar de sua! A da foto, por exemplo, é da Immaginarium. Mas é possível encontrar outras parecidas na Native, Arezzo e Uncle K.
 - De Madame - Ferragens douradas e afins
Couro com ferragens douradas é símbolo de elegância com um ligeiro toque de ostentação. Resumindo: coisa de madame (e de perua chique assumida!). Seu nariz aponta sempre para o norte? Então, pode apostar em uma mochila assim! A da foto é um modelo Gucci, mas há opções incríveis na Peach, na Victor Hugo, na Arezzo e na Native.



-Fashion e Clean - Branca e nada mais!
Adora o estilo Calvin Klein, é minimalista, ama traços retos, shapes simples e sobretudo o clean?! Nada casa melhor com você do que uma mochila branca. O modelo perfeitíssimo da foto é Marc Jacobs, mas Kipling e Jansport também têm modelos quase glaciais como esse. E a escolha ainda garante uma pegada pra lá de moderna!


- Futurista e muito fashion: Dourado, prata e metalizados em geral
Com quem combina uma mochila dourada, prata ou metalizada? Com uma mulher segura, moderna, antenada e muito elegante. Com o QUE ela combina? Com tudo, ora bolas! Pode apostar sem medo em um modelo assim, que ela garante o look completo! A da foto é uma Josefina Rosa Cor, mas Andarella e Antonella também têm modelos no estilo.


-Descoladas e Bem-Humoradas: Animal Print
Conhece as tendências da moda de trás pra frente e adora brincar com elas, dispensando a seriedade mas jamais seu estilo? Uma mochila de oncinha (ou demais vizinhos do zoo) pode ser perfeita para você! A da foto é da Farm (um modelo que virou febre no Rio!), mas Cantão e Andarella também têm modelos lindos. Outra dica? A Feirinha de Ipanema tem umas lindas e super bem feitas, por preços bem camaradas!


- Romântica e Delicada - Floral
Liberty e florais em geral são ótima opção para as mocinhas delicadas e românticas, que também não devem se preocupar em coordenar a estampa da mochila com a da roupa. Excelente pedida! A da foto é Top Shop (weheartit), mas a Andarella lançou a última coleção quase toda com tema similar. Ainda deve ser fácil encontrar uma pra chamar de sua!


Espero ter ajudado você a redescobrir as mochilas, e entender que a dignidade fashion com uma delas nas costas é possível. Depois me conte se já passou por esse dilema e qual foi a solução.

7 comentários:

  1. - Vida, mais um post útil e com a qualidade digna do blog. Quantoa às bolsas apresentadas, gostei das: Chique, Benhê! - Grifadas e Hypadas e Fashion e Clean - Branca e nada mais! Mas, algumas outras também são interessantes. Enfim, fico feliz por ter ajudado no blog, e espero que suas seguidoras aproveitem as dicas. Todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ser meu maior leitor, colaborador e fonte de inspiração. Te amo!

      Excluir
  2. Minha tia faz, artesanalmente, mochilas em tecido de algodão. São lindas e dá para ter uma que combine com cada momento (carregar livros para a faculdade/colégio, carregar o notebook, viagens breves...) :D

    Da uma olhadinha no face:
    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.102183229922413.2203.100003922084559&type=1

    P.S.: Nunca mais tinha comentado por aqui, mas continuo acompanhando sempre que dá. Beijos, Fabi! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sylvia, que mochilas lindas que sua tia faz! Adorei. Fica a dica para as leitoras!

      E muito bom te ver comentando novamente por aqui!
      Beijo grande!!!
      Fabí

      Excluir
  3. Adorei o post das mochilas, ainda mais agora que trabalhando preciso levar o note todo dia para cima e para baixo!!!
    e também estava morrendo de saudades dos seus posts, todo dia abria o blog para saber se tinha alguma coisa nova!!!!
    beijo Isabela Reis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabela, são comentários como o seu que fazem a gente querer driblar a falta de tempo só para escrever mais!
      Obrigada mesmo: pelo carinho, por acompanhar o blog e por deixar um comentário tão bacana!
      Pode deixar que vai ter mais coisa por aqui nos próximos dias! ;)
      Beijo grande!
      Fabí

      Excluir
  4. Olá Fabí, tava procurando uma mochila branca e vi seu post... nossa mas eu amei essa mochila branca do Marc Jacobs, onde posso encontrá-la ?

    ResponderExcluir