terça-feira, 16 de novembro de 2010

A beleza deve trabalhar a seu favor, não o contrário!



De tão antiga e coerente, a relação entre mulheres e beleza já parece ter saído com Eva da costela de Adão. Mas, mesmo que sempre tenhamos arrastado uma senhora asinha para esse universo, os laços entre mulheres e aparência parecem hoje mais atados do que nunca.

Não há nada de errado em querer maximizar o potencial que temos de ser e parecer bonitas. Dar uma mãozinha para aquilo que já nasceu conosco, e ajudar a tornar o pacote melhor, faz parte de querer o melhor para si, e de gostar de se sentir bem na própria pele. Valorizar nossas principais qualidades, camuflar e tirar de foco algumas imperfeições e, por que não, corrigir os defeitos necessários, não são ações que constituam pecado algum.

No entanto, quando deixamos de fazer com que a beleza trabalhe a nosso favor, e passamos à condição de escravas dela, deixamos de aproveitar o lado mais divertido de ser mulher, para criar monstros que podem se tornar insaciáveis, para o resto de nossas vidas. A obsessão pela aparência, pela perfeição, não é, ao contrário da vaidade saudável, demonstração de amor próprio. Pelo contrário, é prova de insegurança, baixa auto-estima e sinal de que não estamos felizes com quem somos.

Se você ainda tem dificuldades para andar na corda bamba da vaidade sem cair para o lado do descuido, nem para o lado do exagero, tome alguns minutinhos após ler esse texto, e dedique exclusivamente a um exercício que vai incluir você, seu espelho e uma música que te faça sentir confiante e contente. Ao som dela, se examine. Encontre seus melhores ângulos, se deixe perceber como alguns detalhes podem parecer encantadores, e deixe de lado, no primeiro momento, as críticas que sempre temos o (péssimo!) hábito de lançar sobre nós mesmas. Analise o que pode ser melhorado, não porque é feio, mas porque poderia ser ainda melhor. Não pense em mudanças radicais, mas nas pequenas coisas que poderiam melhorar. Olhe para si mesma da forma que gostaria de ser olhada: se aceitando, se admirando, se aplaudindo - você merece!

Terminada essa análise com os olhos certos, saia ciente de quem manda em quem, e passe a usar a beleza da forma que deve ser: a seu favor!

4 comentários:

  1. Amei amiga, vc tem o poder de nos prender na leitura e todos os temas q aborda são sempre mt atuais e de natureza íntima da mulher moderna, aquela q é multifuncional e tem q estar preparada para todos os momentos! Tome isso como um grande incentivo pra vc continuar escrevendo mtoooo!!! Pq eu amoooo!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. - Vida, creio que não terei como seguir suas dicas (rs!), mas como companheiro fiel, seguirei o blog, assim como todos os outros! Boa sorte! Te amo, todos!

    ResponderExcluir
  3. Gente, fiquei emocionadíssima com os comentários! O Cris é o namorado perfeito, que me apóia em tudo. Já o comentário da Bia me deixou emocionada, e, funcionou no sentido de me dar toda a força para escrever mais e mais!
    Espero que curtam os próximos posts! Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Lendo suas palavras pensei mesmo na música e no outro modo de me olhar no espelho. Já estou preparando a trilha sonora e esperando avidamente as suas dicas, que sempre acatei prontamente com o devido respeito a minha personal stylist.
    E vamos experimentar a vida!!kkkkk

    Bjs

    ResponderExcluir