quarta-feira, 28 de setembro de 2011

"Decor e Salteado": (Mas as pessoas da) Sala de Jantar!


Sim, leitores e leitoras, a Tag preferida de muita gente está de volta! E hoje vamos falar de um cômodo que, pequeno ou grande, é indispensável na casa: a sala de jantar.

Embora culturalmente esse ambiente venha perdendo cada vez mais a sua importância, algumas tradições têm tanto porquê de ser, que merecem ser preservadas. Sentar à mesa com a família, com os amigos, ou mesmo só com a pessoa que você ama, é um ritual incrível! Sempre que temos almoços à mesa aqui em casa, já me preparo para as ótimas conversas, risadas, novidades, lembranças e para o grande prazer que é compartilhar um momento assim com as pessoas de quem gostamos.

Por isso, hoje vamos falar sobre o cenário perfeito para todo esse "gathering"! Fizemos uma seleção de dar água na boca para você se inspirar, e escolher modelos e detalhes para a sua sala de jantar. Todos prontos? Então...a mesa está posta!

1- Malibu
Clean, ampla e abusando do branco, nossa primeira sala chega para fazer bater mais forte o coração dos fãs dos ambientes claros. Se você tem uma sala enorme com uma vista incrível como a da foto, perfeito, mas, se não tem, fica ótimo do mesmo jeito! Foco no retângulo onde fica a mesa: está vendo que ele pode se encaixar em uma sala pequena? E branco sempre amplia o ambiente. Liberado para todos os tamanhos.



2- Pistache com Leite
Para os modernos de plantão, que tal a harmonia incrível (e que seria duvidosa, a princípio) dessa sala? Adoro essas combinações feitas com alguma cor forte (como o verde pistache) e alguma animal print! Estilosíssimo. O mármore, aqui nessa sala, equilibra o tom moderno, trazendo sobriedade e elegância.



3- Maria Antonieta Moderna
Qualquer decoração que tenha um "quê" de corte francesa desperta o meu interesse. Se mesclar com elementos modernos então, me ganha fácil! Acho um charme absoluto essa sala que, imponência à parte, também se adapta a qualquer tamanho de ambiente.



4- Nude Charm
Essa sala, de tom nude e pouquíssimo contraste das peças de decoração e mobília, traz um charme absoluto! Em um primeiro olhar pode parecer que falta alguma coisa, mas então, você olha de novo e percebe que está tudo ali: sem obviedade e com MUITA elegância. Amei!



5- Provence
Para os fãs do estilo, essa sala de jantar se adapta muito bem também a uma casa de campo. Um clássico!



6- Champagne Rosé
Me encantei TANTO por essa sala, que peguei até mais de uma foto para que vocês vejam por ângulos diferentes. Adorei a mistura do tom rosado com a leveza do vidro e dos espelhos, as cadeiras clássicas e clarinhas, as cortinas delicadas e esse lustre que ficaria super esquisito em qualquer outro lugar, mas se encaixa aqui misteriosamente bem! Para salas médias também funciona.



7- Sem Rodeios
Gosto da simplicidade dessa sala, e ao mesmo tempo de algumas peculiaridades. A mesa é acompanhada apenas das cadeiras de cabeceira, deixando a base a cargo das banquetas. As luminárias são um charme à parte! Madeira castor e tons claros (de couro ou tecido), dão muita versatilidade ao ambiente.



8- Color Block
Simples assim, moderno assim e único assim: o ambiente é composto por uma mesa redonda de vidro de pés coloridos e quatro cadeiras de design moderno e cores fortes, contrastantes entre si. É uma harmonia difícil, ousada, mas interessante para quem tem esse estilo. Boa dica para os rapazes!



9- Azul e lavanda
Essa sala tem um charme discreto e uma harmonia de cores incrível! Adorei  tom quase índigo se mesclando ao lavanda, com direito a madeira clara e vime. Um resultado muito bonito!



10- Bolas
Tive palpitações por essa sala! Incrível como as cores discretas e neutras deixaram a brincadeira das bolas muito mais suave! O resultado ficou moderno, elegante e extremamente original. Já pode querer?



11- P&B
O preto e branco ganha ainda mais contraste pelo jogo cadeiras de cabeceira X banquetas. O ambiente todo claro, o espelho e os lustres pretos arrematam essa sala incrível!



12- Camelo Azul
Vou já começar dizendo que tiraria correndo aqueles dois quadros da parede! Mas, ignorando a presença deles, o camelo da parede (e no tom próximo, nas cadeiras e mesa) contrastando com esse tom de azul ficou muito elegante! Outra sala que poderia muito bem estar em um espaço pequeno!



13- Espacial
A madeira escura e pesada da mesa e cadeiras fica incrível com a parede moderna, em tons de cinza, "cortinas" de pastilhas e espelho circular! Original que cabe no conceito dos mais conservadores.



14- Zebra Turquesa
Na sala "Pistache com leite", havia comentado que adoro a mistura de cores fortes com animal print. O que parece improvável, causa um efeito muito bacana. Essa sala aqui segue a mesma linha: um turquesa, uma zebra, e pequenos detalhes para deixar a sala ainda mais lindinha. Destaque para o jogo de espelhos. Com custo baixo, essa ideia pode transformar qualquer sala pequena em um ambiente marcante e criativo!



15- Down by the water
Água, gotas, bolhas...essa sala é inusitada, mas bastante interessante.



16- Chá de bonecas
O que mais gostei nessa sala foi esse efeito de casinha de bonecas, que, na verdade, é moderno e muito bem sacado! A sala é simples: sem muitos detalhes e sem contraste na cor (branco, ou uma pátina bem clara). A graça fica por conta das cadeiras - cada uma com um tecido diferente no estofado (e apenas uma de madeira escura - detalhe que pode ou não ser copiado). Fofo!



17- Wide
A sala é ampla, clássica e conservadora, mas sem cheiro de naftalina! Para os fãs de decoração que não abrem mão do conservadorismo, mas que não querem nada sem graça. Ah, detalhe: pode causar uma certa claustrofobia em espaços pequenos. Essa sala precisa ser ampla para funcionar.



18- Royal Pink
Apaixonante essa sala! Também não é difícil de reproduzir com os elementos-chave similares. O detalhe de maior peso (inclusive no bolso), é a mesa de mármore. Mas, uma dica: se o tampo for de madeira clara ao invés do mármore, o efeito continuará bastante parecido!



19- Purple Dash
Incrível essa sala, com madeira, espelho em faixa (retangular, horizontal e baixo) e um roxo absoluto em apenas uma das paredes. As cadeiras? Cabeceiras de madeira e tecido e, as demais, de acrílico transparente (Oh, so Stark!). O lustre dá um charme todo especial ao ambiente. Não dá várias ideias? Adorei!



20- Black is (SOOOOOOO) Beautiful
Não sou muito fã das salas em preto, mas essa é deslumbrante! Os móveis têm um design alongado, quase gótico. O detalhe da sanca e do portal, os pés incríveis dessa mesa e...OMG...esse lustre! Bom, como faz para encomendar?



21- Elegância Marrom
Marrom, areia, camelo, bege...todos esses tons complementares se fundem em total elegância nessa sala, que tem formas básicas e muito bom gosto. O espaço é fundamental. Um detalhe indispensável é o lustre, que dá uma graça maior a uma sala que, sem ele, pode parecer excessivamente seca.



22- Penélope Charmosa
Percebam que essa sala, que esbanja feminilidade, não é difícil de reproduzir, nem demanda muito espaço. O contraste discreto do rosa com azul nesses tons claros (que é chamada na moda de  Cotton Candy), dá um toque especial ao ambiente.



23- Discreto Charme da Burguesia
O tom très-chic dessa sala demanda muito bom gosto e uma ótima sacada, mas dispensa muito espaço e nem conta com peças caríssimas. Ou seja, tipicamente burguês: parece ser mais caro do que realmente é. E o resultado é lindíssimo! Fica a dica.



24- Vibrante
Laranja, coral e amarelo dão vida ao bege, creme e marrom escuro, deixando essa sala simples o máximo! Os vasos no cento da mesa são um charme à parte. Lindos!



25- Simples assim
A simplicidade e harmonia dessa sala não são de babar? As gérberas em vasinhos singulares e a cortina dão a dose de graça necessária ao ambiente.



26- Chocolate Puzzle
Adorei como os elementos dessa sala se misturam bem! A cor, fechada, séria, ganha equilíbrio com o tecido das cadeiras, o lustre (incrível!), os vasos cromados e o espelho circular. Na medida!



Espero que tenham gostado das dicas e que me convidem para o próximo jantar depois da escolha da nova sala de vocês! Até o próximo Decor e Salteado!

6 comentários:

  1. A sala "Elegância Marrom" me inspirou, acho que vou roubar as dicas para minha nova sala de jantar. "Malibu" é poderosa, é a sala que mais fecha no meu gosto, mas fica meio distante do resto da decoração que tenho atualmente...e da vista...e do piso...e do espaço disponível...e...e....e.... :)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lauren! Confesso que a "Elegância Marrom" também foi uma das minhas preferidas! A Malibu é realmente linda, mas não faz tanto meu estilo. O bacana é justamente esse, né? A gente pegar a ideia central para adaptar ao que a gente gosta, o espaço que a gente tem e a verba de que dispõe, né? rs.

    Beijo grande e super obrigada pelo comentário! Depois conta como ficou a sala!

    Fabí

    ResponderExcluir
  3. - Vida, já estava ansioso pelo retorno desta tag, e não me decepcionei! Embora a sala de jantar seja um cômodo pouco usado aqui em casa, devido a esta tendência em muitas famílias (como a minha!) de não fazer a refeições juntos, adoro a ideia de imaginar como será a nossa! Novamente você foi pródiga na escolha das opções, tanto pela quantidade, quanto pela qualidade. Entre as preferidas, destaco: Provence; Sem Rodeios; Camelo Azul; Wide; Vibrante e a preferida, Elegância Marrom! Parabéns por mais um post desta tag que é um sucesso, vida! Todos!

    ResponderExcluir
  4. Amor, eu sei que você adora essa tag! Aliás, já comentei contigo que fico chocada ao saber que é a mais lida, né? rs... bom, nossas preferidas nunca combinam, o que é tragicômico...rs...mas você tem um super bom gosto, e gostei de todas que citou. Acho que a Camelo Azul foi uma das minhas preferidas também (milagre!), apesar de ter ficado apaixonada por outras como Discreto Charme da Burguesia, Royal Pink, Champagne Rosé, Nude Charm e Purple Dash. Vamos debatendo..rs.
    Te amo!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, o artigo ficou muito legal, no site abaixo estão disponíveis algumas dicas de decoração e modelos de móveis finos:

    www.casabelainteriores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana, Tiago!
      Valeu pelo comentário, pelo elogio e pela dica.
      Beijo,
      Fabí

      Excluir