quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Os 12 pontos do seu rosto que precisam conhecer o ILUMINADOR!

Todas nós, fãs de uma boa maquiagem, sabemos o quanto uma base perfeita é importante para dar uniformidade ao rosto, o quanto um corretivo impecável é essencial para cobrir imperfeições e o quanto um bom blush serve tanto para dar vida ao rosto, como para criar dimensões nele (e fazer você parecer mais magra, ter traços mais delicados, nariz mais fino, testa mais estreita, etc). Com essas três coisas, você definitivamente tem um rosto lindo. Mas ainda falta o fator WOW, correto? Corretíssimo! Afinal, você esqueceu do elemento que faz seu rosto sair da categoria "o mais bacana que se pode conseguir na realidade" para migrar para a categoria "DEUSA!". Sim, minha cara leitora, é isso que o iluminador pode fazer por você: deixar seu rosto tão incrível e sua maquiagem tão glamurosa quanto a de qualquer diva de Hollywood. Mas, para isso, além de escolher o iluminador certo, você também precisa saber COMO e ONDE aplicar o bendito. Preparada para dominar essa arte? Vem comigo!

Alguns maquiadores acreditam que existam 9 pontos essenciais para o iluminador. Outros apostam no número 11. Mas euzinha vou dizer a vocês que, depois de várias experiências e tentativas diante do espelho e do rosto de pessoas que já maquiei, cheguei a 12 pontos onde você pode e deve investir no iluminador para ganhar ares de rainha! Para ajudar você a encontra-los sem dificuldade, pedi ajuda a uma "modelo" que todas nós conhecemos desde pequenas e que já foi cobaia de muitos experimentos de beauté da nossa infância: a Barbie! Prova de que nem quando se é perfeita dá para dispensar o iluminador na medida certa! Com mal traçadas linhas de verde claro, quis mostrar para vocês os tais 12 pontos, sobre os quais falaremos com mais calma, mas, primeiro, olho na imagem:



O ideal é que a aplicação seja feita com pincel (pode ser o próprio pincel do iluminador, quando houver), mas que você espalhe, suavemente, com a ponta dos dedos. 
Vamos a cada um dos pontos?
1- No centro da testa - o movimento deve vir em um ligeiro V, do meio das sobrancelhas para o meio da testa, onde você pode ampliar um pouco mais a área iluminada, dando batidinhas com a ponta dos dedos. Atrair a luz para o centro da testa ajuda a disfarçar testas muito largas ou muito compridas, além de harmonizar o rosto.
2 e 3 - Logo abaixo da linha das sobrancelhas. Não precisa acompanhar o desenho inteiro. Um pouco de luz logo abaixo do arco das sobrancelhas é suficiente para acentuar o formato delas e dar uma baita levantada no olhar!
4 e 5 - Esse deve ser em uma quantidade beeem pequena, e aplicado com o dedo mindinho, para não ter erro! No cantinho interno dos olhos, com uma ligeira esticadinha na pálpebra superior e na inferior, fazendo um sinal de maior/menor no início dos olhos. Você não vai acreditar na diferença que isso faz!
6 - No meio do ossinho do nariz. Não ilumine o ossinho inteiro, de cima a baixo. Basta que você crie um tracinho vertical em um pequeno pedaço dele, bem no centro. Esse truque deixa o nariz mais fino. Se você aliar a algumas pinceladas de blush ou bronzant nas laterais do nariz então, NEFERTITI!!!
7-8 - No cantinho externo das abas do nariz - Um pontinho mesmo, delicado, ao lado de cada aba. Mágica!
9-10 - Logo acima das maçãs do rosto, em direção às têmporas. Não cubra a área inferior aos olhos (o corretivo tem o papel de deixa-la mais clara, não o iluminador) e nem siga até o nariz. O contorno deve ser feito apenas do meio para a parte externa do rosto, como no desenho. Esse é o ponto mais importante do iluminador!
11- No V dos lábios superiores - Novamente, o ponto aqui deve ser bem discreto, acompanhando só o V do desenho dos lábios superiores. Isso destaca a boca e dá um ar extremamente sensual.
12- Queixo - Ufa, chegamos ao último! Não estamos falando do queixo inteiro, ok? Se você encostar o pincel no centro do queixo e der batidinhas com a ponta dos dedos para espalhar suavemente, estará feito o trabalho!

Os melhores Iluminadores

1- Touche Eclat, YSL - The best! Como o preço dele não é lá muito camarada, costumo deixar para ocasiões mais especiais, mas já estou na minha quarta aquisição dele! Desde o primeiro, soube que não viveria mais sem! É experimentar para saber o motivo! Textura perfeita, brilho sob medida e uma naturalidade sem igual!
2- Make B - Boticário - Confesso a vocês que não esperava muito dele, mas experimentei na loja uma vez e fiquei apaixonadíssima! Comprei e passou a ser o meu iluminador perfeito para o cotidiano! Não faço maquiagem sem ele! Além de ter um preço super em conta (acho que paguei uns R$ 40,00 nele), o resultado é excepcional! Vale a pena.
3- Airbrush - Clinique - Trata-se de um corretivo e iluminador. O brilho dele é bem suave. Por esse motivo, uso até quando não faço maquiagem! Ele e um gloss já resolvem.
4- High Beam - Benefit - Usei duas vezes o meu e já posso dizer que gostei MUITO do resultado! Mas não acho ele tão Natural Glam quanto o Touche Eclat. É mais evidente, mais artificial mesmo. Mas dá um brilho LINDO para quando você está assumidamente produzida.
5- Pó facial iluminador Kryolan - eu já contei para vocês que sou louca pela Kryolan há anos, né?! Pois o iluminador em pó da marca alemã é para ocasiões MUITO especiais. Tem um brilho prata inacreditável, que fica divino em fotos! Também gosto de dar uma ligeiríssima pincelada dele nos pontos de iluminação quando estou bronzeada e quero sair à noite. O efeito do contraste é deslumbrante! Vale a pena conferir!

Elas são lindas, mas ficam DEUSAS de iluminador: confira fotos em que essas celebridades acertaram em cheio no iluminador, e ficaram ainda mais bonitas.

Blake Lively: linda de cara lavada, mas DIVINA com iluminador!



Beyoncè é metade bondade de Deus/Genética e metade iluminador! O highlight é boa parte do glamour da moça!

Hilary Duff ganha delicadeza nos traços com iluminador. Por isso, quase sempre usa e MUITO esse aliado!

Sério, você lembra da Kate Winslet ser tudo isso no Titanic? Na campanha da Lancôme, o iluminador fez um ótimo trabalho!

Tanto a Leighton Meester quanto a Blair Waldorf (sua personagem em Gossip Girl) sabem muito bem como tirar proveito do iluminador. Observe como os pontos certos estão iluminados.

A Monica Bellucci é LINDA e ponto, mas assim fica até covardia!

Fiquei boba quando vi a Rachel Weisz nessa campanha da L'Oréal. Perfeita! E dá-lhe iluminador!


Agora que você já sabe o que, quando, onde e como...ILUMINE-SE!

2 comentários:

  1. Gostei muito meeesmo! Espero ficar parecendo uma "fada" depois das dicas. Bjs

    ResponderExcluir
  2. - Bom, vida, nem preciso dizer que desconheço a maioria dos produtos essenciais para uma maquiagem facial, mas admito que desde o início do blog passei a ficar mais a par do assunto e, dentre os produtos que passei a conhecer e entender seu propósito, está o iluminador. Neste post, com as dicas e fotos, realmente fica claro a importância deste. Parabéns por apresentar mais conselhos para suas seguidoras. Todos!

    ResponderExcluir