quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Conexão Fashion - JAPONISMO - O universo Nipônico de estilos


O Japão pode se orgulhar por ter se tornado, sem sombra de dúvida, uma das maiores potências mundiais, não só em economia, tecnologia, educação e desenvolvimento, mas também em arte, cultura e...MODA! Se você pensou em variações de quimono e Hello Kitty, saiba que está apenas visitando algumas das inúmeras referências do universo que abrange todos os estilos japoneses.

Digo estilos, no plural, porque a moda das ruas de Tokyo não se resume a uma única imagem. O Japão refletiu de maneira tão autoral todas as influências que recebeu do Ocidente, que condensou o que tomou com o que vinha de suas raízes, gerando não apenas uma, mas diversas formas de expressão, que traduzem no visual dos japoneses (especialmente dos mais jovens), um pouco da personalidade efervescente e multicultural de cada um deles.

Para que você saiba se guiar melhor dentro desse mundo fashion nipônico, fizemos um resumo dos principais estilos japoneses, abordando origem, características e apresentação, e também mostrando de que maneira cada um deles se reflete em referências que nós aqui usamos e muito para compôr nosso próprio estilo. Preparados para a viagem? Apertem os cintos e vamos rumo à Moda do Sol Nascente:

Lolita Kei

Sabe aquelas bonecas perfeitas de porcelana, com laços delicados, roupas de babados, cílios enormes, renda, sapato-boneca e por aí vai? Imagine isso transportado para um ser humano. É assim que se vestem as meninas adeptas do estilo Lolita (que se subdivide em Lolita Gótica, Sweet Lolita, e outros).
As Lolitas realmente se vestem com a intenção de parecer bonecas antigas de carne e osso. O cuidado com a perfeição está em cada detalhe. Confira:







Como isso se reflete na moda ocidental?
Quando adaptamos essa coisa de parecer-se com uma boneca para o nosso dia-a-dia: cílios mais marcados, acessórios delicados de laço, babados, sapato-boneca, tiaras, saia plissada, gola Peter Pan, renda, e por aí vai. Uma coisa meio Blair Waldorf se é que você me entende.

Visual Kei

São os rebeldes japoneses. É como se a Londres do final dos anos 70 tivesse baixado nas ruas de Tokyo, com toques de The Cure e retoques do que conhecemos como Emo e...tchanaaam: Visual Kei!
Punk, Glam, Gótico - Dark sem medo de ser feliz! Cabelos pintados de cores chamativas e cortados pelo Stevie Wonder, estoques de lápis de olho, roupas que misturam os excessos das culturas citadas. É o que você encontra dentro desse estilo. Confira:





Como isso se reflete na moda ocidental?
Well...isso é um reflexo da moda ocidental! Mas digamos que o Emo seria a nossa versão Visual Kei no Ocidente.

Gyaru Kei

A palavra, que sai da forma como eles pronunciam "girl", já diz muito sobre o estilo. É a leitura japonesa das California Girls: bem Patricinhas de Beverly Hills. Roupinhas de grife, com jeans e acessórios perua, muito dourado, muito bling bling, muitos cílios, muito blush e gloss, franja, ondas com luzes e tudo mais que você encontraria nas ruas de Los Angeles. É o estilo mais ocidentalizado, por isso, nem há correspondentes aqui, já que ele é que se torna um correspondente do que temos na nossa cultura. Confira:







Fairy Kei

Pense nos papéis de carta, figurinhas e desenhos dos anos 80. Sabe aquelas personagens super coloridas e absurdamente fofas que estampavam todos eles? É nelas que as adeptas do Fairy Kei se inspiram. Tudo bem se vestir como uma figurinha cromada,ou como uma figurante do episódio mais colorido dos ursinhos carinhosos: a ideia é mesmo essa! Confira:









Como isso se reflete na moda ocidental?
Quando usamos uma T-shirt bacaninha com estampa de personagens de desenhos dos anos 80, por exemplo (Smurfette, Pequeno Pônei, Hello Kitty, etc). Fairy na medida certa para o Ocidente! Ou, um pouquinho mais, exacerbado, digamos: Katy Perry!

Decora Kei



Para resumir esse estilo para vocês, vou ser bem franca e direta: imaginem uma árvore de natal, mas trocando as bolinhas por frutinhas e docinhos. Voila: temos o estilo Decora. As adeptas desse estilo praticamente entulham todos os acessórios possíveis (não estou sendo exagerada!), incluindo máscaras cirúrgicas (que viraram parte do arsenal fashion mesmo depois do fim da ameaça da gripe aviária) e toda sorte de balangandãs. O clean passa longe! E também não há muita preocupação com a harmonia do look. É over e é proposital. Ui! Confira:













Como isso se reflete na moda ocidental?
Felizmente, sem os excessos. Quando usamos acessórios que lembrem frutas e docinhos, especialmente aquelas famosas cerejinhas.

Mori Girl Kei

O mais recente dos estilos, tem como premissa parecer que você saiu da floresta. Tá, na teoria é bem esquisito, mas os looks são tão possíveis e bacaninhas, que têm influenciado bastante nossa moda. Tecidos fluidos, sobreposições em lã, cores neutras - um neo hippie sem cor misturado com boho, deu pra pescar? Olhando é possível compreender melhor:








Como isso se reflete na moda ocidental?
Desse jeitinho mesmo que veio ao mundo. É um boho- étnico que vem tomando os editoriais de moda mundo afora.

Resumo da ópera: embora já conhecesse alguns, nem eu que lido com moda tinha plena noção da variedade de estilos japoneses (lembrando que cada um deles se divide em vários outros, uma loucura!). Mas o que mais me chamou a atenção foi que a maior parte deles nos pareceria bem surreal, e, nas ruas de Tokyo, parecem a coisa mais natural do mundo. Quando fui a NY pela primeira vez, em 1997, lembro que fiquei maravilhada com o fato de você poder andar como quisesse e ninguém ficar olhando e apontando. Era tudo muito normal. Vendo Tokyo hoje em dia em comparação a isso, estamos falando da mesma questão em um nível muuuuuuito mais elevado. Você se identifica com um estilo, quer expressar sua personalidade através da moda, e não é julgado por isso, mesmo que isso signifique andar coberta de cerejas, com um laço maior que a cabeça ou mesmo parecendo um Cosplay... para comprar pão! Essa liberdade de expressão é maravilhosa. Precisamos aprender muito com o Japão, não só na criatividade com que compõem seus looks, mas principalmente pelo imenso respeito que têm pelo look dos outros.

Um comentário:

  1. - Pois é, vida, embora seja fã de anime, não gosto de nenhum destes estilos "fashion" japoneses. De qualquer forma, vale apresentá-lo no blog, pois gosto é subjetivo. Parabéns, todos!

    ResponderExcluir