quarta-feira, 4 de abril de 2012

Cabelos lindos e recuperados depois de um longo verão!



Então veio o verão! Trouxe novos modismos, dias longos, muito sol, muita praia, muita piscina, muito vento, muitos banhos gelados, muito cabelo preso para aguentar o calor, muito ar condicionado para sobreviver e... muitas lembranças boas que durarão pelo resto do ano. Mas se alguém saiu de toda essa farra com cicatrizes, esse alguém foi seu cabelo!

Lavagens diárias, sol, sal, cloro, elásticos, coques com nó, vento...tudo isso só pra começar! Pacote completo para que seus fios sofram ressecamento, quebra e que a cor dê uma senhora desbotada. Quanto melhor tiver sido o seu verão, mais arrasados seus cabelos devem estar. Mas o segredo não é deixar de curtir, lógico! É cuidar deles depois. E como o depois acaba de chegar, com as águas de março, é hora de arregaçar as manguinhas e caprichar nos cuidados com os cabelos, para que eles se recuperem e atravessem o ano todo incrivelmente lindos.

Euzinha, particularmente, estou investindo no seguinte pacote pós-verão:
- Corte de pontas, que estarão super castigadas. Isso já dá uma grande diferença, e permite que, qualquer tratamento que você faça no cabelo, seja absorvido por ele todo, sem partes mortas. Além disso, só o impacto visual do cabelo bem cortado, que ganha aquele ar de saudável, já anima a gente para continuar cuidando mais e mais.
- Apostar em um shampoo hidratante. Eu fui de Absolute Repair, da L'oreal (o amarelinho que todo mundo que usa ama de paixão!). Estou usando o meu em todas as lavagens. Por ser hidratante, ele não resseca tanto meu cabelo nas lavagens, o que é bem menos agressivo do que o uso de um shampoo comum.
- Trocar o condicionador por creme de tratamento em quase todas as lavagens. Como lavo o cabelo praticamente dia sim e dia não, tenho mantido a seguinte rotina (claro que os dias podem ser trocados em virtude de algum evento que precise de um super cabelo): Segunda - Ampolas de tratamento instantâneo (Pantene, Elsève ou Keratinology); Quarta - Condicionador; Sexta - Hidratação com máscara restauradora (ou Moroccanoil ou a minha amadíssima Inner Restore Intensif, da Senscience); Domingo - condicionador, mas aplico pré-shampoo uma horinha antes para deixar os cabelos menos fragilizados.
- Dupla de peso entre a lavagem e o secador. Depois da lavagem, e de deixar os cabelos secarem um pouquinho ao natural, desembaraço e aplico um pouquinho do melhor leave in de todos os tempos, que uso desde 2004, o RD, Shu Uemura (prometo fazer um post especial sobre ele em breve, já que ainda não tinha dividido esse segredinho com vocês). Em seguida, aplico o Ciment Thermique, da Kérastase, para proteger os fios do calor do secador.
- Para finalizar, escova feita, espero os fios esfriarem (normalmente agilizo o processo usando o jato frio do secador) e aplico o Elixir Ultime, Kérastase. Ele, pra mim, supera qualquer Moroccanoil. Substitui o fluido pós-escova e o silicone para as pontas, e ainda cuida do cabelo pelo complexo de nutrientes que traz. Além disso, brilho, maciez e cheirinho de cabelo de RYCA o dia todo.

Mas, além das minhas dicas, nosso post conta com mais uma colaboração da minha Hair Stylist (ou, como eu costumo, chama-la, Hair Guru!), Renata Correa, do Salão Recreio, aqui no Rio de Janeiro. Pedi para ela dar AQUELAS dicas caprichadas para uma hidratação pós-verão para o "Experimenta, amiga!" e, quando a Renata fala, melhor pegar o bloquinho e anotar tudo! Lá vai:

Renata Correa: Melhor Hair Stylist do Rio, na minha opinião, e minha Hair Guru! 


- Se ainda der sol para praia ou piscina remanescentes, use creme da linha Elsève solar durante a exposição. Mas, tanto na praia quanto na piscina, lembre-se de tirar o sal e cloro no chuveirinho cada vez que molhar o cabelo, já que deixar o cabelo secar com eles é um crime contra os fios!
- Faça hidratação uma vez por semana
- Dispense a queratina! Ao contrário do que alguns salões recomendam, qualquer tratamento com queratina para cabelos pós-sol tiram a maleabilidade e suavidade. Use produtos que devolvam água e nutrição aos fios desidratados.

Outra dica da Renata (essa foi TOP!) que eu já corri para investigar e quero logo garantir o meu: os produtos da Probelle, que têm um preço bastante acessível, são os exatos genéricos da Kérastase. A matéria prima é a mesma, e a proposta de cada linha também. O resultado, garante ela, é incrível (ela contou que a textura, o cheiro...tudo é igualzinho nos produtos inspired e nos da marca inspiradora)! A diferença? O preço! Praticamente a metade. Vale a pena experimentar ou não vale?!



Mais uma vez, nosso super obrigada à Renata Correa (The Best no que faz!!!! Recomendo e muito, só peço sempre que não lotem a agenda porque meus cabelos não vivem sem ela, ok?!). Estou tentando convencê-la a fazer um vídeo post na minha próxima ida ao salão...quem sabe vocês não me ajudam pedindo também? ;)  E para você que ainda não conhece a Renata, o Salão Recreio fica na Avenida Genaro de Carvalho, 1209, no Recreio. Mas ligue antes de ir, hein? (21) 2437-6674. A Renata está lá de terça a sábado.

Gostaram das dicas? Seus cabelos agradecem! ;)

Um comentário:

  1. - Vida, tenho certeza que suas seguidoras irão aproveitar ao máximo suas dicas e as da Renata! Parabéns por mais este post de conteúdo extremamente instrutivo, todos!

    ResponderExcluir