quarta-feira, 4 de julho de 2012

Chama ele aí: Tudo o que você sempre quis saber sobre BARBA e simplesmente esqueceu de perguntar


Enquanto nós, mulheres, reservamos uma boa parte da nossa esfera de dilemas de vaidade com métodos de depilação (um para cada parte do corpo, muitas vezes), os homens sempre saem dessa discussão como os sortudos que não precisam encarar cera quente e afins nesse cruel mundo machista. Mas, cá entre nós, isso não é lá muito verdade! Se nós precisamos ir à lua para fazer a virilha e as axilas, por exemplo, ninguém pensa no que sofrem os homens com algo que está totalmente em evidência e precisa de soluções semanais: sim, estou falando da BARBA! Você, meu caro leitor, foi injustiçado por todos esses anos. Será que ninguém percebe que fazer barba toda semana deve ser um saco? Que homens também têm pele sensível? Que vocês também passam por dilemas como manter a barba ou partir para o tudo ou nada do rosto de bundinha de bebê? Pois é... esse drama ninguém considerou. Mas posso te ajudar a minimizar ao máximo os problemas com ele. Não acredita? Então vem comigo e, até o fim do post, me diz se eu tinha ou não razão ao dizer que você pode ser mais feliz com sua barba:

- A FREQUÊNCIA
O ideal é que a barba seja feita, quando com lâmina (gilete ou navalha), uma vez por semana. É claro que alguns dos homens que conheço viram verdadeiros lobisomens se esperarem um prazo tão grande. Se for seu caso, diminua o intervalo, mas redobrando os cuidados com os conselhos abaixo, para que a pele não sofra tanto com isso.

- O MÉTODO ESCOLHIDO
A navalha é sim, a melhor amiga da barba. É ela que vai fazer com que, ou sua barba fique perfeitamente desenhada, ou seu rosto fique lisinho lisinho. Além disso, agride menos a pele por passar no mesmo local menos vezes. Em compensação, precisa ser manejada por um profissional (crianças, não tentem isso em casa!). Se você não estiver com tempo ou bala na agulha para encarar o barbeiro uma vez por semana, a lâmina de barbear pode sim, ser a melhor alternativa. Mas lembre-se de usar aparelhos com mais lâminas, que precisam ser passados na pele menos vezes. JAMAIS dispense o creme de barbear e jogue sua gilete fora depois da terceira barba! Se sua pele for muuuuito sensível e apresentar alergia, pode ser um bom negócio ficar só com os aparelhos de barbear elétricos. Não vão deixar seu rosto peladinho como veio ao mundo, mas também não vão irritar a pele. Pode ser o momento para investir no look bad boy, hein? A cera deve ser ideia descartada: muitos homens têm uma reação péssima a ela, que podem deixar manchas e marcas. O laser também é arriscado, podendo deixar cicatrizes e relevos.

- O RITUAL
A melhor hora para fazer a barba? Depois do banho! De preferência com água morna. Assim, seus poros estarão abertos e os pelos da barba mais, digamos, malemolentes e com vontade de cooperar! Além disso, é fundamental que a pele esteja limpa, portanto, não há momento melhor do que o pós banho.
Nunca, jamais, em tempo algum use o sabonete como espuma de barbear. Resseca a pele e não faz a lâmina deslizar da maneira correta. Use um creme de barbear decente, ok? Vamos recomendar alguns deles mais pra frente (uma coisa de cada vez, apressadinho).
Faça movimentos circulares com a espuma e deixe que ela aja no rosto por 1 a 2 minutos antes de começar o barbear em si. O ideal seria  passar a lâmina no sentido do crescimento dos pelos, e não contra. Mas, caso seja necessário, procure passar um esfoliante na véspera para evitar indesejáveis pelos encravados!
Esticar a pele ao barbear evita cortes, e não pressionar demais a lâmina contra a pele previne alergias e irritações.
Quando terminar, lave o rosto com água morna para retirar qualquer vestígio de creme. Em seguida, lave com água fria para fechar os poros. Essas duas etapas fazem toda a diferença no que se refere à sensibilidade e irritabilidade da pele!
Fechando o processo com chave de ouro, um pós-barba. Sim, é necessário, podem ir por mim. E procurem por um sem álcool na composição. O rosto agradece (e retribui, acreditem!).

- OS PROIBIDÕES DA BARBA
Nada de sabonete no lugar da espuma, nada de esfregar o rosto com a toalha quando terminar (seque de levinho, apenas pressionando delicadamente a toalha contra a pele), nada de usar a mesma lâmina mais de três barbas, nada de passar a lâmina várias vezes no mesmo lugar, nada de sol/ perfume/ álcool assim que terminar de se barbear: os três podem provocar manchas eternas na pele quando ela está assim, totalmente vulnerável.

- BARBA FICA BEM EM MIM?
Depende! Nem todo mundo nasceu para usar barba. Saiba se ela se adapta ao seu tipo de rosto e qual formato casa melhor com você:
- Rosto Redondo: Evite barba, pois ela agrega volume. Mesmo assim, se optar por uma, lembre-se de que ela deve ser rentinha e acompanhar os contornos do rosto, combinado?
- Rosto Quadrado: Fica lindo de cavanhaque! Mas a barba completa também cai bem.
- Rosto Oval e triangular: Evite cavanhaques, mas a barba está liberada.

- SÓ O BIGODINHO?
Em hipótese alguma, a não ser que você seja charmoso como um ator dos anos 20 ou queira parecer um ator pornô dos anos 70! Bigode desacompanhado fica barrado na porta...e tenho dito!

- OS MELHORES PRODUTOS

- Gillette Series para peles sensíveis
A melhor espuma de barbear, de acordo com a opinião masculina. Previne irritações, deixa a pele hidratada e ainda torna o barbear mais rente. Além de tudo, tem um preço super justo que deixa muito produto importado sem justificar o quanto custa. Pode apostar.



- Bepantol Solução
Isso mesmo, o Bepantol líquido prova que tem mil e DUAS utilidades se revelando um ótimo pós-barba! Custa pouco, rende muito e tem ótimos resultados.



- Azulen - O Boticário
Pós barba ideal para quem tem aquele tipo de pele que irrita só de pensar! Invista nele se sua pele for extra-sensível!



- Gllette Mach 3 Sensitive
3 lâminas e uma fita lubrificante de aloe vera fazem dela uma campeã de público e de crítica!




- BARBAS QUE INSPIRAM
Meus barbudos preferidos podem ter muito a ensinar a você. Veja o modelo que adotam e, de acordo com seu tipo de rosto e corte de cabelo, encontre a barba que mais combina com você:

Chris Hemsworth - quem precisa de martelo com uma barba dessas?

Salve David Beckham! Esse homem tem defeito?!

Patrick Dempsey: Mc Dreamy

Michael Fassbender: o bonitón da vez!

Johnny Depp: um clássico!

Rodrigo Santoro: muito melhor de barba!

Eric Bana: sem graça sem barba/ cheeeio de graça com barba

Gerard Butler: somos toooodas espartanas!


E então? Agora já se sente mais apto a lidar com sua barba da melhor maneira possível? Depois conta pra gente sobre as mudanças implantadas e os resultados obtidos. ;)

P.S: Sim, vocês ficam lindos de barba!

4 comentários:

  1. Fala minha maninha........ Posso falar que eu sou um expert em Barba, pois faço desde os meus 15 anos por causa do Colégio Militar, além disso fazer minha barba é coisa para profissa....rs
    Tenho a pele super sensível, a barba parece piaçava e para completar, os fios crescem em todas as direções, fazendo um verdadeiro roda-moinho...
    Uso religiosamente MACH 3, só faço barba pós banho... O meu gel de barbear e o pós barba, eu mando fazer numa farmácia de manipulação, que é a base de copaíba, uma árvore da amazônia, muito conhecida pelo seu poder cicatrizante.... Bem fica a dica para os amigos........

    ResponderExcluir
  2. Fabi, de tudo isso, preciso confessar que só uso mach3, mas vou passar a utilizar essas dicas. Uau!!!!

    ResponderExcluir
  3. - Vida, excelente post, não apenas pelo tema providencial para nós homens, como pelos conselhos e dicas uteis e práticos! Bom, como você bem sabe, passei a usar a barba com muito mais frequência a partir de nossa relação e admito ser trabalhoso! Sempre usei gilete, embora, adoraria ir ao barbeiro! Meu ritual é o seguinte: Faço minha barba uma vez por semana (aparo-a com aparelho próprio!) antes do banho, mas, lavando meu rosto com água quente no processo; gostaria de usar a Gilete Mach 3, mas por questões financeiras tenho feito uso de outras mais em conta (mas, sem usar nada muito genérico também!); utilizo creme de barbear da Bozzano para pele sensível e fluído pós-barba energizante da Nívea for Men. Com alguns cuidados, posso dizer que meu barbear está muito melhor e menos ofensivo à minha pele do era anos atrás, e tenho certeza que ficará inda melhor com a ajuda deste post! Parabéns, todos!

    ResponderExcluir
  4. Excelentes dicas principalmente o bepantol que tem a função de evitar a foliculite e clareia a pele ou seja aquela vermelhidão e barba encravada não são mais problemas produto muito bom mas não abro mão do pós barba rsrs.... Parabéns a maioria dos homens não sabe como fazer a barba.

    ResponderExcluir