quinta-feira, 26 de julho de 2012

Escova disso, escova daquilo...saiba qual é a escova certa para você!


Há pouco mais de dez anos, ir ao salão fazer uma escova era ter o cabelo puxado com uma escova redonda e secador. Só! Lavou e estava tudo enroladinho de novo, sem dó nem piedade. Mas de lá pra cá, surgiram tantas escovas e afins, que nós ficamos até meio zonzas sem saber, dentre tantas, qual a melhor opção para nosso cabelinho que é um só. Foi por diante desse zunzunzum que uma leitora muito querida (#OiJu!) me pediu para fazer um post explicando tudo sobre as diferentes escovas, seus efeitos e indicações. Adorei a ideia e cá estamos nós, traduzindo em miúdos todo o tititi das escovas.

Escova Definitiva

Também chamada de japonesa, de escova não tem nada: trata-se de um alisamento definitivo e químico. É incompatível com outras químicas e com tinturas. Indicada para quem quer se despedir de vez dos cachinhos e ondas, já que o cabelo fica completamente liso e não perde mais essa forma.
Os principais contras dessa alternativa radical são os retoques em tempo curto (a raiz do cabelo vai sempre crescer da forma que ele era originalmente e, quando o restante está completamente liso, faz a maior diferença assim que as ondinhas começam a despontar!) e o aspecto não muito natural (até conheço pessoas que fizeram com profissionais excelentes e têm um cabelo bonito, mas, mesmo assim, natural não parece. Fica um liso esticadíssimo, escorrido, japonês, e isso tem um custo para o cabelo em termos de movimento e caimento).
Se for sua opção, pense nas limitações de tintura e separe tempo e grana para retoques a cada mês ou dois meses no máximo. Além disso, reflita sobre a decisão, já que só verá seu cabelo natural novamente se cortar tudo e esperar crescer.


Escova Progressiva

Como o próprio nome diz, a ação dela vai aumentando com a quantidade de aplicações, se intensificando conforme você for repetindo a dose. Ela alisa moderadamente e temporariamente, além de reduzir o volume, sendo indicada para quem tem cabelo muito armado ou ondulado. Diferente da definitiva, o efeito é bem mais natural, já que o cabelo fica brilhante e com bastante movimento.
Depois que se descobriu sobre os males causados pelo formol, foi o tipo de escova que mais sofreu alterações na fórmula, se tornando mais branda, mas mantendo as mesmas características.
Não é indicada para quem tem cabelo fino (já que reduz o volume consideravelmente) nem para quem tem cabelo muito crespo (já que o efeito alisante é reduzido).
Depois de aplicada deve ficar nos fios por três dias (nada de lavar nesse período) e dura, em média, de dois a três meses.

Escova Inteligente

Também conhecida como Zap, é a mais light de todas as escovas. Tem o menor poder alisante de todos (por isso não é indicada para cabelos crespos de jeito algum!), reduz pouco o volume (já sendo uma opção melhor para cabelos mais finos e ralos) e tem uma ótima ação defrizante.
Por isso, se você tem cabelos lisos, com volume na medida certa, mas quer eliminar o frizz e ter um caimento mais bonito (que dispense secador na finalização), essa é a opção perfeita para você.
Permite que o cabelo seja lavado logo após a aplicação e dura, em média, de quatro a seis meses.

Escova Marroquina

Tem um ótimo efeito alisante e hidratante. Indicada para quem tem cabelos crespos ou muito volumosos, assim como para quem os tem muito ressecados. Dá efeito temporário liso, com volume reduzido, movimento, pontas seladas e fios hidratados e brilhantes. Deve ser evitada por quem tem cabelos muito finos ou ralos.
Demanda 3 dias sem lavar e dura uns dois meses, sem perder o rebolado.
* Essa é a escova que eu faço, há 4 anos, com minha hair guru fantástica, Renata Correa. Meus cabelos não ficam completamente lisos e nem chapados ou ralos, mas ganham uma consistência mais lisa e com um ótimo caimento! Não parecem alisados "at all"! Adoro esse efeito natural, já que só eu e quem me conhece A.M (antes da marroquina) sabemos o quanto ela foi revolucionária na minha vida!

Escova de Morango, Diamante, Cristal, Chantily, Açúcar, Leite, Caviar ou qualquer outro ingrediente exótico

Cada uma conta com um produto que lhe confere um efeito ligeiramente diferente, mas quase todas se fecham no mesmo propósito: servem como CAUTERIZAÇÕES especiais. Isso significa que selam as pontas e a fibra dos fios, tornando-os mais hidratados, reduzindo o frizz e dando mais maleabilidade. Quando as cutículas se fecham, o cabelo ganha um aspecto mais liso, mas isso não significa que tenha havido de fato um alisamento: apenas uma reparação na fibra.
São tratamentos periódicos indicados para qualquer tipo de cabelo, para quem procura brilho, melhor caimento, pequena redução de frizz e recuperação dos fios (ótima pedida depois de um verão daqueles em que você esqueceu que tinha cabelo, ou algumas semanas depois de luzes ou tintura).
Essa opção pode ser aliada a qualquer outra acima, apenas para dar um cuidado extra aos cabelos, ou pode ser aplicada sozinha, se for suficiente para o propósito (não vai deixar ninguém de cabelos lisos ou reduzir volumão, ok?!).

Todas craques no assunto? Assim fica mais fácil de escolher a sua técnica preferida e fazer dela a melhor aliada para seus cabelos e para o que você espera deles.


12 comentários:

  1. descordo da ZAP, achei fortissima!!! Base Glutaradeico muito agressivo e considerado pior que o formol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, em primeiro lugar, obrigada pelo seu comentário. Em segundo, minha vez de discordar totalmente de você, mas explico:
      Muitas vezes levamos gato por lebre. Muitos cabeleireiros nem sabem a diferença entre uma coisa e outra e acabam batizando de uma forma que atraia mais público. A Zap jamais poderia ser agressiva, por ser, junto com as equivalentes à cauterização, a mais light de todas! Provavelmente, o que você fez no cabelo passou longe de ser uma zap autêntica. Pode ter sido uma progressiva ou mesmo uma London ou Americana, que equivale a um alisamento!
      Fique esperta em relação a produtos e profissionais. Tem muito nome trocado por aí. ;)
      Beijos,
      Fabí

      Excluir
  2. - Vida, mais um post esclarecedor para suas seguidoras, especialmente, sobre procedimentos essenciais para as mulheres hoje em dia. Parabéns, todos!

    ResponderExcluir
  3. Mas já saiu o post?!?! Gente, quanta eficiência!!! Qdo me sugerem um post, levo semanas pra fazer... rsrsrs. AMEI!!!! Aliás, onde fica sua hair stylist???? Acho que vou fazer uma visitinha... bjo, parabéns e obrigadíssima pela luz!!

    ResponderExcluir
  4. Ju, que bom que gostou! Eu que agradeço pela sua ideia. Muito bacana mesmo!
    Olha, a Renata Correa, minha guru cabelística (rsrs)era do Salon Recreio, mas essa semana mesmo saiu de lá para encarar um desafio maior. Agora ela está atendendo em domicílio enquanto o salão próprio ainda não está prontinho.
    Vou te passar o cel dela por inbox no FB. Só dizer que conseguiu comigo que fica tudo certo: você vai amar! Já indiquei a Rê para algumas pessoas e todas compartilham da minha ideia de que ela não muda cabelos, muda vidas! rs
    Beijo grande e super obrigada!
    Fabí

    ResponderExcluir
  5. oiee fabi gostei muito das explicações e já dei em meu cabelo a escova gradativa mais assim como vc agora estou na marroquina e amei o resultado muito bom e agora não uso outra coisa a não ser a escova marroquina bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, tem coisa melhor do que achar o tratamento que realmente funciona no cabelo da gente? Nossa, dá vontade de soltar fogos de artifício, tamanha felicidade! rs
      Adorei você ter gostado das explicações: espero que sejam úteis e que você possa desfilar fios cada vez mais poderosos!
      Beijo grande,
      Fabí

      Excluir
  6. Oi, adorei essa pagina :D
    Mas só uma dúvida, o meu cabelo é ondulado, só que fino e ralo, qual a melhor escova pra mim?
    Eu vi a inteligente, mas tem uma parte que fala: 'se voce tem o cabelo liso, com medida certa...'
    Por isso que eu fiquei em dúvida, pqe meu cabelo é ondulado

    ResponderExcluir
  7. Olá, Fabi! Estou 1/2 desesperada para "arrumar" um cabelo que acho que não tem jeito... Usei guanidina por longos anos, até as madeixas virarem "elástico" e caírem, foi quando cortei curtinho e agora, após longos 4 anos estão em tamanho decente (porém uma juba). Confesso, demorei muito a decidir buscar nova opção de tratamento, mas com o corre-corre da vida moderna, "crespinho" não dá!!! Achei muito interessante o que você escreveu sobre a escova marroquina, o problema é a confiança no profissional. Digo isto, pois morava em Bsb e estou no Rj há 1 ano e ainda não acertei. Vi pelo seu blog que vc cuida das madeixas com uma profissional no Recreio, porém a mesma estava para abrir o próprio salão (pelo tempo do post já deve ter ocorrido). Moro na Barra, poderia me enviar o contato. Gde beijo e sucessos, Carla.

    ResponderExcluir
  8. Olá ,porque a marroquina em cabelo fino não é aconselhável?desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  9. Oi Fabi. Meu cabelo é virgem e fino do tipo cacheado e estou com planos de fazer a escova Marroquina, já li em resenhas que em cabelos virgens a progressiva não pega direito pois tem as escamas fechadas, sei que se eu fizer essa escova ele vai ficar "escorrido" mas pretendo fazer baby liss, quero a sua opinião se há perigo já que meu cabelo é fino e a marroquina tem formol.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, eu que tenho madeixas super descoloridos, tinha muita vontade de fazer alguma escova dessas e dar mal, mas agora já sei qual a ideal para meu tipo de cabelos.

    ResponderExcluir