quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Talia Joy e o exemplo de vida que vai muito além da maquiagem

Ontem meu ex-namorado (namoramos por 6 anos e, há outros 6 separados, posso dizer que ganhei um grande amigo) compartilhou na minha timeline do Facebook um artigo sobre Talia Joy. Confesso que jamais tinha ouvido falar nessa americana de 12 anos, mas fiquei curiosa para saber o que aquilo tinha comigo. Preciso agradecer, antes de qualquer outra coisa, a você, Rodrigo, por ter me mostrado isso. Te digo que não só você me apresentou a Talia, como permitiu que conhece-la tornasse meu mundo um pouco melhor.

Sou apaixonada por maquiagem desde pequena. Amo usar os produtos em mim e me sentir mais bonita, mas mais ainda do que isso, amo maquiar alguém e ver a expressão nos olhos da pessoa quando se vê, pela primeira vez no espelho, depois de maquiada. Maquiei pessoas que se achavam feias e ficaram lá, se admirando na frente do espelho depois de prontas. Maquiei quem queria impressionar alguém, quem queria ter mais segurança, quem queria ser vista em seu melhor. Maquiei minha avó quando ela achou que, pela doença tê-la deixado tão abatida, não seria capaz de estar linda em seu aniversário de 82 anos. Maquiei uma senhora que nunca tinha se pintado na vida, e pude vê-la apaixonada pela própria imagem. Maquiei, como voluntária, pacientes que fazem tratamento contra o câncer no INCA, e já não se reconheciam mais no próprio rosto. Por isso digo que maquiagem vai muito além de vaidade: tem a ver com auto-estima, com amor próprio - e isso é capaz de mudar tudo!

A prova maior disso é a relação de Talia Joy com a maquiagem. Talia tem 12 anos de idade, e, há 6, luta contra um câncer extremamente agressivo que ataca seu sistema nervoso. Para se manter segura, confiante, e para encontrar forças para uma batalha tão dura, Talia recrutou a maquiagem como principal aliada. Fez dela a sua peruca, como diz. A paixão deu tão certo, que ela resolveu criar um canal no You Tube para mostrar ao mundo seus tutoriais de maquiagem (extremamente caprichados). Seus looks, fortes, marcantes, poderosos, a tornam mais forte para enfrentar um cotidiano que precisava mesmo de beleza e de cores.



Nessa última terça, Talia anunciou em um de seus vídeos que recebeu a triste notícia de que agora luta também contra uma leucemia, o que lhe daria pouco mais de um ano de vida. Se o vídeo onde uma menina de 12 anos encara, diante do mundo, que pode morrer em alguns meses é dramático? Não! Trata-se de uma verdadeira lição de vida, na qual essa guerreira extremamente feminina diz que toda jornada tem seu fim, e que a dela tem sido incrível. Que o câncer, por mais terrível que seja, foi para ela um presente, que pode fazer com que seus vídeos inspirassem tantas pessoas, e colocassem todas elas em sua vida.

Talia Joy é um presente para todos nós. Um exemplo de vida, de força, e de feminilidade. Nos faz lembrar que a beleza não deve nos ter como escravas. Deve trabalhar a nosso favor, jogar no nosso time, nos tornar mais fortes, mais seguras, mais felizes. A beleza que não se resume à maquiagem de Talia, mas passa por ela, fez com que a minha própria forma de ver a vida também tenha ficado hoje um pouco mais bonita. E quem, com tudo isso, pode dizer que maquiagem é futilidade?

Obrigada, Talia, por me fazer sentir ainda mais orgulho de trabalhar com o que eu amo: ajudar a espalhar a beleza! Não a beleza tirânica, estereotipada, forçada. A beleza que pertence a cada uma de nós e, que quando sai de dentro e se mostra em nosso exterior, só nos faz sentir ainda mais incríveis!

Quem quiser conhecer essa ilustre mocinha, pode acessar seus vídeos no canal do You Tube ou ainda curtir sua página no Facebook .  E, em homenagem a ela, vamos continuar sempre, como nos ensinou Audrey Hepburn, acreditando no rosa...


7 comentários:

  1. Traduz e escreve pra ela. Com certeza ela vai te responder e saber que a vida, muitas vezes, tem um sentido muito mais amplo do que podemos imaginar. Na verdade, nao deve se contar o tempo que vivemos, e sim, como o aproveitamos e como podemos transformar pensamentos, visoes, idéias e até mesmo coraçoes e destinos. Talia tem o seu dever cumprido aqui conosco cada vez que sorrisos ou lágrimas combinam com promessas de dias melhores e vontade de ser sempre mais bonito por dentro e por fora. Ela nos tocou em menos de 1 hora e nos fez enxergar coisas que poderíamos ter passado anos sem ver. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!
    Realmente exemplos de vida assim nos fazem ver a vida de outra forma!

    Beijoss
    http://entaovoa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla,
      também fiquei profundamente emocionada com o exemplo de vida dessa pequena grande mulher! Coisas assim nos fazem ser e querer ser melhores.
      Beijos e obrigada pelo comment!
      Fabí

      Excluir
  3. - Vida, sem mais palavras, posso dizer que a história desta jovem prova que nós decidimos como lidamos com tudo que vivenciamos no decorrer de nossa vida! Parabéns a ela pela lição de vida, e você por apresentar-nos a mesma, provando que o blog está focado sim na beleza, mas...na beleza que é viver! Todos!

    ResponderExcluir
  4. Fabi, nem sei como vim parar no seu blog, mas adorei os posts, esse em especial!
    Continue com o lindo trabalho!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bitinha, que fofo! Super obrigada, de coração!
      Venha sempre, viu?
      Beijo grande,
      Fabí

      Excluir