quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Beleza sem crueldade - Empresas que NÃO testam em animais

Eu não sei você, mas eu sou completamente apaixonada pelos animais, e trocaria pelo menos metade dos seres humanos que conheço por eles! Participo ativamente de iniciativas que envolvam a causa, e sempre me pego envolvida no primeiro instante em que contam a respeito de alguma história envolvendo bichos. Abomino rodeio, vaquejada, tourada, circos que têm animais. O mesmo vale para zoológicos e parques temáticos que não cuidam deles como deveriam.

Por achar que nossa personalidade permeia todos os assuntos que nos interessam, não acho que o tema do blog seja "uma outra história". Pelo contrário! Não sei se você já me seguia na época, mas no início desse ano de 2011, a Arezzo lançou uma coleção que usava peles de animais na composição. Fiquei tão indignada que coloquei o post no ar em minutos, e, graças à reação das consumidoras e de algumas blogueiras de moda, a coleção foi recolhida no mesmo dia. Uma vitória e tanto para todos que compraram a briga (aliás, até hoje não voltei a comprar nada de lá e nem pretendo)! Por essas e outras, acredito que a iniciativa de cada um tenha uma importância enorme, especialmente a de quem se comunica com o público.

Por isso, vai aqui mais um post do gênero. Dessa vez não vamos falar de peles, mas de um outro problema tão grave quanto, e que está presente do nosso cotidiano. Diariamente, vários animais são torturados, flagelados e mortos em virtude de serem cobaias de testes de cosméticos. Muitas empresas acham certo que, para oferecer a você um produto seguro, animais passem uma vida inteira sem conhecer outra realidade que não o confinamento, a dor, o medo e a morte. Eu, definitivamente, não acho isso justo! Até porque, já ficou comprovado que, ao contrário do que essas empresas alegavam, é possível desenvolver produtos absolutamente seguros sem testar em animais (só daria mais trabalho e custo às empresas, que preferem, por isso, sacrificar a vida e o bem-estar dos animais).

E o que você, consumidora, pode fazer para mudar essa realidade? TUDO! Explico: o poder de mudar de vez essa política das empresas está nas suas mãos, nas mãos de cada uma de nós, que banca essas companhias consumindo os produtos que fabricam. Dar prioridade às empresas que NÃO realizam testes com animais também é uma maneira incrível de manter as companhias que se dispuseram a empenhar mais esforços e custos. Afinal, não só elas merecem, como podem servir de exemplo para as que ainda não aprenderam a lição. Gostou da ideia mas não sabe quais empresas apoiar? Houston, we don't have a problem anymore! Segue uma listinha de algumas das empresas nacionais e estrangeiras que, investigadas pela PETA e pela PEA, comprovadamente não testam em animais. Vamos usar e abusar dos produtos fabricados por elas?

Essas empresas NÃO testam em animais:

Nacionais
Abelha Rainha, Acquaflora, Adcos, Água de Cheiro, Amend, Anaconda, Antídoto, Bioderm, Bio Extratus, Class, Condor, Contém 1g, Davene, Éh Cosméticos, Embelleze, Farmaervas, Granado, Impala, Koloss, L'áqua de Fiori, Leite de Rosas, Mahogany, Max Love, Natura, Nazca, Niasi, O Boticário, Ox, Racco, Sensória, Shizen, Sther, Vita Derm, Welleda.

Estrangeiras
Agatha Ruiz de la Prada, Almay, Anastasia Beverly Hills, Ancient Formulas, Aunt Bee's, Aveda, Bare Escentuals, Bath and Body, Body Shop, Bodyography, Bubble & Bee, Carmex, Carolina Herrera, Clarins, Clinique, Conair, Donna Karan, Esteé Lauder, Forever Living Products, H2O Plus, Hello Kitty, Henri Bendel, L'anza, L'Occitane, La Mer, M.A.C, Mango, Michael Kors, Nina Ricci, Nutri-Cell, NYX, OPI, Paco Rabanne, Paul Mitchell, Payot, Prada, Revlon, Sève, Senscience, Shiseido, Smashbox, Talika, Thierry Mugler, Tom Ford, Tommy Hilfiger, Too Faced, Urban Decay, Victoria's Secret, Wet'n'wild.

E, para você se sentir ainda mais feliz e orgulhosa dessa escolha, fica o vídeo que me inspirou a fazer o post de hoje. Esses beagles tinham nascido e sido criados dentro de gaiolas de metal, eram conhecidos pelos números tatuados em suas orelhas, serviam de cobaias para testes diários na pele e nos olhos, por uma empresa de cosméticos espanhola. Eles nunca tinham pisado na grama e nem visto o sol. Nunca tinham recebido carinho e nem tido contato direto uns com os outros. Por causa da pressão de uma ONG de defesa dos direitos dos animais, foram libertados. No vídeo, o primeiro contato deles com a liberdade e com o carinho humano. Emocionante! Espero que, para você, assim como para mim, sirva de inspiração. Porque nós temos o poder e a obrigação de fazer esse mundo mais justo e mais...bonito! Afinal, não é disso que fala esse blog? 


34 comentários:

  1. Oi Fabí, vi esse vídeo hoje e chorei muito. Ver o medo nos olhos desses cães me deixou muito triste e não dá nem pra imaginar tudo que eles devem ter passado.
    Quero te parabenizar pelo post. É bom saber que algumas empresas, apesar de poucas, se preocupam em fazer bons produtos sem precisar fazer isso às custas do sofrimento de outros seres vivos.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Carla, fico muito feliz que você tenha gostado do post! Esse vídeo mexeu MUITO comigo! Ao mesmo tempo que a gente fica imensamente triste por pensar no que eles passaram e no que tantos ainda passam, a alegria de ver que isso pode ser mudado supera qualquer sentimento. Eu, pelo menos, me sinto motivada a fazer mais, fazer melhor!
    E, como o nosso veículo são os blogs, que também sirvam para esse tipo de mensagem, não é? Muita gente não vai nem dar bola, mas cada um que ler e resolver fazer sua parte, já vai fazer uma diferença imensa.
    Um beijo grande!
    Fabí

    ResponderExcluir
  3. - Vida, fico feliz por saber que minha indicação deste vídeo (que não consegui assistir ontem, mas fi-lo hoje e emocionei-me!) tenha lhe motivado a fazer este post, que é um serviço de cidadania para você e inspiração para suas seguidoras. Triste saber que empresas da área de cosméticos achem que a vida de um animal não tem o mesmo valor que a nossa, aliás, vários são aqueles que pensam da mesma forma, mas...através das empresas citadas acima (que não usam os animais como cobaias!) de pessoas como nós, e posts como este, que podemos ajudar a mudar a percepção das pessoas! Parabéns pela iniciativa! Todos!

    ResponderExcluir
  4. Gente, eu vi no site da PETA que a marca DONNA KARAN usa pele de animais em suas roupas, tb!! Olha o link: http://dkbunnybutcher.com/

    Queria dona do blog, vamos atualizar essa lista!

    ResponderExcluir
  5. Querida leitora anônima,

    A lista retirada é do site da PETA, ao contrário do link publicado por você. ;)

    É bom sempre tormarmos cuidado com a segurança da informação que passamos adiante. Principalmente quando temos um veículo de comunicação, concorda? Por isso, pode ficar tranquila: quando vir alguma coisa por aqui, é porque não veio de qualquer lugar.

    Um beijinho e obrigada pela leitura do texto e pelo comentário.
    Fabí

    ResponderExcluir
  6. O link que eu postei foi exatamente retirado do site da PETA, no canto direito, no link "SUPPORT OUR CAMPAIGNS". Lá existem outras empresas que tb fazem crueldades com animais, como por exemplo a rede Mcdonalds. Pode conferir: http://www.peta.org/

    ResponderExcluir
  7. Então acho que você deveria fazer aquele mesmo comentário (super útil, a propósito!!!) no site da PETA. Afinal, quem precisa se decidir ou atualizar a informação é a fonte, se for o caso, concorda? ;)
    Só acho que lá, postagem anônima cai no Spam. Mas se você colocar um nome, pode ser bem bacana pra eles verem o equívoco, se houver.
    Bjks!
    Fabí

    ResponderExcluir
  8. OI Fabí! Com grande alegria e satisfação encontrei seu blog hoje. Assisti ao 1º vídeo (o 2º eu já havia visto antes) e, como sempre, chorei muito, pois como vc, eu AMO os animais e acho inconcebível qualquer gesto contra um bicho, quem dirá essas atrocidades que laboratórios fazem. Não consigo imaginar o que essas criaturinhas devem sofrer e não posso entender como um ser supostamente "racional" tem coragem de tal absurdo. Será que eles "humanos" gostariam do mesmo tratamento? Será que não tem nenhum tipo de sentimento dentro de si para não ver que os bichos sentem dor, frio, fome,sede, saudade e tudo o mais?
    Começei a busca por aqueles que fazem isto e farei de tudo pra não adquirir seus produtos.
    Parabéns pelo blog e pelo bom sentimento.
    A propósito, visitando o site da Loreal, lá diz que eles não testam em animais e isto está correto, não é?
    um beijo

    ResponderExcluir
  9. Ah! Só pra complementar: o coração dói demais quando sabemos que os cães nem tiveram vida , pode-se assim dizer. Mas em contrapartida, quando os vemos soltos, correndo, sendo acariciados o coração transborda de alegria.
    Graças a Deus ainda existem pessoas dignas e amorosas nesse mundo!!
    bj

    ResponderExcluir
  10. Desculpe-me, mas eu não entendi seu comentário, Fabi. Vc diz que a DONNA KARAN já não mais utiliza peles de animais em suas roupas? Pois essa informação - em que pese não ser o foco do seu post, que fala de empresas que testam seus produtos em animais - eu obtive junto ao site da PETA, o qual acredito ser confiável e atualizada.

    ResponderExcluir
  11. Anna Paula, que coisa boa ler o seu comentário! Aliás, coisa boa ter uma nova leitora por aqui que compartilhe desse sentimento e dessa consciência!
    Eu sofro só de imaginar o que esses bichinhos possam sofrer, tanto em termos físico quanto psicológicos (o que muita gente esquece!) com tanta crueldade justificada por uma necessidade que encontraria alternativas simples, se houvesse interesse por parte das empresas. Isso realmente me deixa arrasada, Anna! Mas acredito no nosso poder enquanto consumidores de mudar isso, através do consumo e do boicote consciente. Esse foi o principal objetivo do post.
    Em relação à L'Oréal, há uma divergência. Os produtos L'Oréal mesmo, que têm esse nome como marca, não são testados em animais. Mas a empresa é dona de centenas de marcas, como Biotherm, La Roche-Posay, Vichy, Redken, Kerastase...e muitas delas, infelizmente, ainda realizam testes em animais. Por isso, a PETA não inclui a empresa na lista das que são livres de crueldade. Espero que eles, com o imenso cuidado que têm com seus produtos e com o consumidor, possam reverter essa situação logo logo.
    Um beijo grande, super obrigada pelo seu comentário, e que nos vejamos por aqui muitas outras vezes!
    Fabí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso... se vc pegar a lista no site do Peta... (por favor estejam com o inglês em dia porque há lista de um tudo por lá.. lista de produtos que testam e produtos que não testam em animais...) Ta escrito bem grande para todo mundo ver que a L'oreal testa SIM.. e não é em uma linha de produtos... é em qualquer produto... M.A.C não estava na lista mas.. agora está... Leiam sobre a medicina empírica pessoal... O principio é básico... Se a humanidade já usa produtos por milhares de anos... não há necessidade de testar... e dois... alguém já viu uma pessoa processar um camarão só porque é alérgico a ele???? Colocar na embalagem os produtos usados na fabricação já resolve o problema das alergias... cada um tem que se cuidar... é simples.

      Excluir
  12. Minha leitora anônima (vou já já te dar um nome, porque acho isso tão impessoal! rsrsrs), eu não entendi seu comentário. Mas deixa eu tentar deixar a questão mais clara:
    Esse post não é sobre peles, mas sobre empresas que NÃO testam em animais, como dá pra ver no texto e no título. Na verdade, mencionamos produtos cosméticos, como os da DKNY, em make up, cremes e perfumes. Pelo site da PETA, eles estão na lista torture-free, que significa que não usam cobaias animais nos testes de nenhum dos produtos.
    Sua informação é super válida, até pelo interesse em comum, mas, na verdade, não tem a ver com esse post especificamente. A DKNY não testa em animais. Já a grife, Donna Karan, se está no site da PETA como grife que usa peles de animais, deve ser. O que merece boicote do mesmo jeito, claro! Mas uma informação não invalida a outra. Ficou claro de compreender? Embora a empresa seja a mesma, são segmentos diferentes. No abordado pelo blog, bola dentro! No que você está mencionando, e não estamos abordando no post (novamente, pra reforçar), bola fora.
    Acho que deu pra ficar beeeem explicadinho agora.
    Bjks,
    Fabí

    ResponderExcluir
  13. Agora sim rsrs! Mas de qualquer forma, por ser a mesma empresa, acho que o boicote deveria ser geral, tanto para os produtos cosméticos, quanto para as roupas. É o caso da L`Oréal, apesar de os produtos da marca não serem testados em animais, as marcas da qual ela é dona ainda testam. Já aboli qualquer coisa da L'Oréal aqui em casa. Os bichinhos agradecem. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bem! tirar os produtos de casa é o começo mas depois que você descobre a lista do peta... a coisa fica feia... descobrir que para criação de adoçantes como a sucralose onde a johnson & johnson retem a patente do produto, tem o custo da morte de 12,800 animais que foram alimentados com altas doses do açúcar até morrer... nos deixa um tanto loucos e p/ ser bem sincera... apavorada... Estes bichinhos sofrem muito para sustentar nossos Luxos... da pasta de dente ao amaciante de roupas... eles testam tudo nos animais...

      Excluir
  14. Adorei o Blog.

    Vendo que todas se interessam pela defesa dos animais, me senti na liberdade de fazer uma sujestão.

    Ontem vi um filme Earthlings, é pesado, triste, mas real e esclarecedor, vale a pena ver, fica a dica!

    Segue o Link: é um filme documentário narrado pelo Joaquim Phoenix

    http://video.google.com.br/videoplay?docid=-1717800235769991478

    Beijos

    Lavinia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana, Lavinia!
      Super obrigada pela dica: eu mesma vou correr para conferir (sempre me interesso pelo assunto!).
      Beijo grande,
      Fabí

      Excluir
  15. Oi querida,fico feliz por encontrar pessoas que como eu lutam pela abolição animal,e gostei muito de ver meu blog Belezasem crueldade citado por outras pessoas,a ideia eh espalhar sementes,mostrar, compartilhar que eh possivel viver,se alimentar,cuidar da aparencia sem crueldade com os animais,

    Lili Goes; Esteticista vegana e frugivora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lili, amei seu comentário! Disse tudo e da maneira mais linda!
      Para sermos bonitas de verdade, nossa vaidade não pode permitir atrocidades assim. Ninguém pode ser bonito de verdade se não houver beleza interior.
      Nada de crueldade! O Blog compra esse barulho. ;)
      Beijo grande e parabéns pela sua consciência!
      Fabí

      Excluir
  16. Respostas
    1. Lili, é exatamente esse engajamento que faz com que nossa luta tenha vitória sim, ainda que tardia!
      Beijo grande e obrigada pelo carinho!
      Fabí

      Excluir
  17. Oi Fabí ! Vamos prestar atenção agora que as MARCAS que antes NÃO testavam, VOLTARAM a testar para entrar no mercado chinês. São elas: AVON, NÍVEA, MAC, MARY KAY. Adorei o blog e parabéns! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente alerta, Marcele! Que retrocesso o dessas empresas!

      Beijos,
      Fabí

      Excluir
  18. Eu não sei de que site você tirou esta lista porque várias das marcas que você escreveu como "não testam em animais" fazem uso dessa prática sim... e é bom você tomar cuidado com o que escreve...

    http://www.peta.org/living/beauty-and-personal-care/companies/default.aspx

    este é o site com a lista... há duas listas ok?
    UMa de empresas que não testam e outro de marcas que testam, há também uma lista (não é uma lista porque só há uma empresa) que esta trabalhando para mudar as leis nos estados unidos porque lá, certos produtos precisam ser testados em animais por lei para serem comercializados... a empresa é a Colgate-Palmolive...

    Shiseido, Revlon, Avon, Clinique, Michael Kors, Prada, Dior.. M.A.C... todas elas testam...

    Eu sei que isso é uma merda mas... fazer o que?

    E sinto muito mas... Você está muito mal informada e eu tenho pena das pessoas que leram isso e confiaram em você...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphaela, deixa eu escrever isso de forma a ter com você a educação que te faltou no seu comentário:
      A lista da Peta, de onde tirei as empresas do post, é viva: muda a cada empresa que muda seu comportamento, seja abolindo os testes ou passando/voltando a faze-los. Sendo assim, acho que te faltou não só educação como atenção, mas te ajudo informando que o post é antigo (tem data, como todos os outros na blogosfera), e, claro, houve mudanças desde então. As leitoras que comentaram aqui antes de você, com muito mais cidadania, diga-se de passagem, sempre nos alertam sobre as mudanças, para que o post fique também mais atualizado para quem chega e lê dois anos depois.
      Sendo assim, eu que sinto muito por VOCÊ estar muito mal informada sobre o post e por não ter a menor noção de que ser uma pessoa melhor envolve o interesse e preocupação com os animais, como demonstrou esse post, mas também o respeito e educação para com o próximo, o que você passou longe de demonstrar.
      Tenho pena é de pessoas assim...
      Fabí

      Excluir
  19. Nossa o post é de 2012 e a moça ainda fica nervosa?
    Adorei seu blog, e tudo que fala sobre animais me interesso, e sinceramente usava cremes e xampus todos testados em animais, depois que descobri a Peta , pesquiso sempre, e nunca mais usei produtos que testam em animais.
    La Roche, vichy um xampu que esqueci o nome e nem quero lembrar :(
    Joguei no lixo , devia ter usado né? ja que paguei pelos produtos, mas cada vez q ia passar os cremes lembrava do video :(
    Comprei todos os produtos na boticario e The End!!!
    Valeu pelo post..vamos boicotar essas empresas que testam em animais.
    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Olá Faby adorei a pagina, confesso que até pouco tempo não tinha parado p/ pesquisar sobre isso até ver uma reportagem e me interessei, amo os animais e como vc disse trocaria muitos "humanos" por eles e bani todos os produtos que até agora descobri que fazer esses testes absurdos mas estou c/ um probleminha não encontro uma marca de protetor solar que não faça esses testes, infelizmente descobri que todas as marcas que usei e estava usando fazer parte dessas empresas que n~ tem o menor respeito por seres vivos, preciso de uma indicação minha pele é muito clara e sofro muito c/ manchas então sempre precisei de protetores fator 60 e que protejam contra queimaduras pois sempre estou fzndo tratamentos.Poderia dar uma ajudinha ae?..rsrs.obrigada

    ResponderExcluir
  21. Oi Faby,

    Parabéns pela iniciativa. Tb optei por não usar produtos que testam em animais. Dany, não achei a sensciense na lista do PETA, vc poderia me ajudar ? Obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Faby,

    Vc se equivocou ao dizer que a Shiseido não testa em animais. Veja no site da PETA;
    Search for cruelty-free companies and products
    Search Results For: Companies That Do Test on Animals : S-U
    Key

    PETA Mall Partner (Shopping at this company provides additional support to PETA.)
    Vegan Company

    Companies

    S.C. Johnson
    S.O.S. (Clorox)
    Savlon (Johnson & Johnson)
    Scoop Away (Clorox)
    Scope (Procter & Gamble)
    Scrubbing Bubbles (S.C. Johnson)
    Sebastian Professional (Procter & Gamble)
    Secret (Procter & Gamble)
    Sensodyne (GlaxoSmithKline)
    Shiseido Cosmetics

    ResponderExcluir
  23. Graças a Deus q O Boticário está fora desse crime macabro e inumano!

    ResponderExcluir
  24. Olá só queria deixar registrado que algumas das marcas estrangeiras apesar de não fazerem testes com animais, como a Carolina Herrera, produzem roupas com pele de animais e por isso merecem ser boicotadas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz testes de perfumes tb!!! Shiseido, Loccitane,
      Michael Kors, Tommy Hilfilger, Victoria Secret, MAC, podem não fazer aqui, mas fornecem pra China realizar testes lá, então testam em animais sim!!!

      Excluir
  25. Gostei muito deste post, foi de grande ajuda. Fico muito triste em saber que ainda existem empresas de grande porte escravizando e torturando animais inocentes.

    ResponderExcluir