domingo, 21 de outubro de 2012

Por que eu me decepcionei TANTO com a Le Lis Blanc Beauté

Esse ano a Le Lis Blanc trouxe uma novidade, tanto para as fãs da grife quanto para as apaixonadas por maquiagem em geral: a Le Lis Blanc Beauté. Trata-se de uma linha de make up e acessórios afins que veio com tudo para o mercado nacional, com direito a ter Penélope Cruz como garota propaganda (ninguém menos do que a atriz mais linda da atualidade, na minha opinião). Eu, que torço com todo entusiasmo para que a indústria nacional ganhe produtos de maquiagem de cada vez mais destaque e qualidade, me animei tanto que fiz um post super bacana a respeito aqui no blog (esse AQUI). Maaas...justamente quando fui conhecer pessoalmente essa maravilha toda, a decepção foi imensa? Por quê? Por causa de um detalhezinho nada pequeno. Explico.

Fui ao stand da marca no Rio Sul, meu shopping preferido justamente porque não é nem ponto de encontro de turma de colégio, e nem lugar pra bater perna e colocar no Facebook - é shopping de quem quer comer e comprar mesmo, simples assim. Fui com uma amiga igualmente ligada em maquiagem, com a intenção não só de falar a respeito dos produtos aqui no blog como de comprar algumassss coisinhas. Já começo explicando a vocês que quando chego a uma loja, nunca digo que tenho um blog. Primeiro porque acho que não tem nada a ver. E segundo porque muitas lojas mudam o comportamento quando sabem disso, passando a me tratar com vários mimos e regalias e eu não quero isso. Não porque não goste de ser bem tratada, e sim porque quero saber como eles tratam NA REALIDADE qualquer cliente comum que entre ali. O que eu quero passar no blog é como você leitora, que não tem um blog, vai ser tratada. Não uma imagem distorcida de uma diferença de abordagem que nem deveria existir. Muito bem, voltando à minha visita. O stand estava às moscas, super vazio, com uma atendente ali que deveria ter tempo e disposição de sobra para nos atender com a presteza e atenção merecidas por qualquer consumidor. Pois com a mesma cara de paisagem que ela estava, permaneceu. Perguntei pelos batons em forma de lápis anunciados na Nova desse mês e, uh-oh número um, só chegaram nas lojas de São Paulo (tsc, tsc, tsc...). Depois disso ela voltou ao semi-autismo apresentado e nos ignorou por completo, até que cometemos o aparente crime de tentar ver os produtos expostos como testers (para que serviriam no universo senão pra isso, né?!). A mocinha então foi extremamente grossa, chegando a tomar um delineador da minha mão quando eu me propunha a abri-lo, dizendo com toda a delicadeza de uma manada de elefantes "Cuidado, é líquido!!!". Fiquei pasma. Ela pensou que eu tivesse suposto que era gasoso?! Bom, depois disso ela ainda ignorou umas duas perguntas da minha amiga e ficou colada para ver o que fazíamos, não para tentar ajudar, mas como uma inspetora de colégio, como se fôssemos crianças! 

Honestamente, não só perdi qualquer vontade de ver os demais produtos, como de ficar naquele cubículo, ou mesmo de voltar ali qualquer outro dia que fosse! Me senti maltratada, constrangida, e, de uma certa forma, até humilhada! Como consumidora, o desrespeito chegou no grau em que não só nos reservamos o direito de não voltar mais, mas também de alertar às pessoas com quem nos importamos - o que é meu caso com minhas leitoras, já que, com quase 3 anos de blog, prezo acima de qualquer coisa a confiança que conquistei de vocês, pela sinceridade e seriedade com que esse blog funciona. 

Sendo assim, já que anunciei tão animadamente a abertura da Le Lis Blanc Beauté, me senti quase que na obrigação de dar esse retorno a cada uma de vocês. Infelizmente, Penélope é linda, a Le Lis é uma grife maravilhosa, os produtos têm uma apresentação de cair o queixo, mas nada, cara leitora, NADA funciona, em qualquer ramo que seja, sem aprender uma simples e pequena lição que faz toda a diferença: a estrela principal é o cliente, e é ele que merece tratamento VIP, sempre! Como a mocinha que atende na Le Lis faltou a essa aula (e a grife não se preocupou em repôr a lição), infelizmente, perdeu uma cliente (e das boas, modéstia à parte). E pelo visto não fui só eu, já que, como já disse, em plena quinta-feira à noite de shopping lotado, o stand estava completamente vazio... 


15 comentários:

  1. - Vida, além de conselhos e dicas o blog também tem este propósito: alertar suas fieis seguidoras sobre a má qualidade e mau atendimento das marcas e etc, prestando um serviço às primeiras. Parabéns pela atitude, todos!

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  2. Olá Fabi,

    Tudo bem?

    Poderia, por favor, me passar o seu e-mail?

    Obrigada!!!

    Beijos,

    Jessica

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    1. Oi, Jessica. Tudo bem? Meu e-mail é fabianapmadruga@hotmail.com
      Beijos,
      Fabi

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  3. nossaaaaaaaa
    fiquei passada em saber que nao qualificam os funcionarios. aff
    amei seu post
    acho que é assim mesmo que devemos agir
    obrigada por compartilhar seus sentimentos e pensamentos
    parabéns pela dedicaçao
    e, quero ficar atenta ao desenrolar dessa historia. pq tenho certeza que nao acaba por aqui hehehehe... amooo... hehheeh...
    agora, alguem da empresa vai querer se redimir. heheh...
    vamos aguardar acontecimentos heheh...
    x
    ELLIANE RAMOS
    ellianeramos.blogspot
    ellianeramos@hotmail.com
    @Ellianeramos
    bjs
    X

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    1. Eliane, eu também fiquei passada! Passada e bem irritada, já que comprovei isso na pele, né? rs...
      E quanto ao tipo de atitude, você sabe que o blog vai morrer sem dar dinheiro por isso, né? rsrs...mas eu realmente me sinto muito feliz com a minha escolha. Não devo nada a ninguém e falo com toda a sinceridade sobre tudo, da maneira que eu gostaria de ler nos blogs que acompanhava e que, infelizmente, hoje em dia vendem opinião (alguns, nem todos!). Quando eu gosto eu falo e muito, muita gente até acha que eu ganhei pra isso. Só que quando eu não gosto, eu falo da mesmíssima maneira, e é aí que se nota a diferença. Rs
      Quanto ao desenrolar, recebi um e-mail deles, educadíssimo, porém protocolar, dizendo que estavam surpresos e que as devidas providências seriam tomadas. E foi só. Achei bacana pelo menos terem respondido e espero que as providências sejam sinceras, porque beneficia a eles, não a mim.
      Mas foi só. Se acontecer qualquer outra coisa, eu conto. Até porque, sempre digo que falhas são inevitáveis, mas o cuidado com a reparação é que distingue as boas das más empresas. Por enquanto, nada que mereça destaque, infelizmente.
      Beijo grande, dear!
      Fabí

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Sou maquiador e vendedor de maquiagem. Acho difícil Fabi você definir se um atendimento é bom ou ruim com uma única visita ao quiosque.

    Parece que estou vendo a cena: uma cliente com o ar de quem sabe de tudo de maquiagem, e bem provável agindo de forma arrogante e uma vendedora tentando ser gentil e querendo apresenta e vender o produto (trata-se de uma linha nova).

    Esse perfil de cliente é muito comum no dia a dia, Como também há cliente conscientes que sabem que não estão num loja de departamento de NY e sim numa loja no Rio. Fica difícil ser bem atendida assim, você não acha? Amiga, se não quer ser incomodada, compra na internet!

    Aposto que você saiu sem comprar um único gloss e ainda detonou a marca. A pergunta é: isso é serviço? Vocês(blogueiras)precisam ser responsáveis antes de falar de um produto!

    Alex Medeiros

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    1. Oi, Alex.
      Bom, em primeiro lugar, acho que falta de educação e conclusão precipitada são dois males dos quais não sofro, graças a Deus. Já não foi esse o caso do seu comentário, não é mesmo? Se analisar com um pouquinho de autocrítica, vai ver que condenou um comportamento que foi só....seu! Afinal, você não me conhece (mesmo, deveria inclusive ler mais o blog para se informar melhor), não estava presente na situação e falou como o oráculo de Delfos, né?! rsrs... lamentável, amigo. Se blogueiras precisam ser mais responsáveis, o que, felizmente, não falta a esse blog, maquiadores e "vendedores de maquiagem" precisam de um baita treinamento sobre como lidar com pessoas - clientes ou não. Está faltando muuuuita educação e delicadeza, elementos imprescindíveis para quem trabalha com beleza.
      Além disso, faltaram aulas de português e interpretação de texto: eu não detonei a marca, detonei o atendimento. Isso independe de um gloss ou não, concorda ou faltou a essa lição?
      Sinto muitíssimo se maquiadores mal educados, grosseiros e sem noção se tornarem tendência. Afinal, a classe costumava ser composta por pessoas de um nível bem melhor.
      Beijos e...desejo que você tenha com suas clientes a educação que eu sempre tive com quem me atende, mas pelo visto, isso deve ser um pedido impossível ;)
      Fabí

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  5. Infelizmente, o fenômeno do atendimento preguiçoso e grosseiro, parece que que está em alta. =/
    Oremos Fabi! rs
    Em tempo, fico me perguntando se o Alex, é um péssimo maquiador, ou um péssimo vendedor, pq convenhamos bons profissionais de verdade, até onde sei, ainda que quisesse, e não é o caso, não tem tempo pra um segundo emprego, ok, só conheço dois maquiadores profissionais, mas meus "exemplos" mal tem tempo de respirar. Estamos orando por vc tb Alex, pra vc se tornar tão bom que não precise ter dois empregos, e não tenha tempo de fazer comentários equivocados pelo mundo! ;]

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    1. Depois de rir alto, preciso aplaudir de pé! Nem ia entrar nesse mérito mas, Dani, você é simplesmente incrível! I rest my case! rsrsrsrs.... Triste, bem triste! Maquiagem sem glamour não rola! rsrs... ;)
      Beijo grande, dona da melhor resposta EVER!
      Fabí

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. Queridíssima Fabi, as pessoas que acompanham seu blog, que leem e INTERPRETAM seus posts, com certeza entenderam o que foi colocado.Infelizmente, ainda existem pessoas que acham que conhecimento e educação são sinônimos de arrogância.Adoro, pesquisar sobre os produtos e chegar às lojas sabendo o que vou querer, poupa meu tempo e o de quem vai vender, mas, não dispenso o bom atendimento. E você Alex, fique sabendo que CORTESIA, EDUCAÇÃO E RESPEITO, seja aqui ou na Cochinchina, tem o mesmo significado e efeito... ;)
    Ps.: Fabi, inveja aqui é mato!
    #CORRENTEDEORAÇÃOPELOEXPERIMENTA,AMIGA!
    Rsrsrsrsrsrs
    Bjo

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    1. Eduarda, nossa, que coisa lindaaa o seu comentário! Que orgulho que eu tenho de ter leitoras tão inteligentes e que compartilhem os mesmos valores que tanto preservo, sabia? O blog pode ser pequeno, mas só tem seguidora VIP, e é isso que conta pra mim ;)

      Um beijo enorme e MUITO obrigada. Não só pela defesa linda como por me mostrar que pessoas que valorizam o combo educação-cortesia-respeito ainda estão por aí. Basta olhar com carinho.

      Fabi

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  8. Oi Fabí! Eu tive uma experiência diferente na le lis daqui de BH, pois fui super bem atendida. O que não gostei, na verdade, foi do produto que comprei. Na verdade me senti bem enganada.

    Comprei um corretivo em bastão, que pelo menos era da cor perfeita para mim (se eu fosse negra, não haveria produto para meu tom de pele... ridículo neh?). Foi super carinho, preço de um studio fix da MAC, mas resolvi dar uma chance, pois adoro a Le Lis. Nossa, o corretivo é péssimo! Não cobre absolutamente nada, e isso porque eu tenho uma pele ótima e um pouco de olheira só... E depois fui reparar que só vem 1,6 gramas de produto, enquanto que um studio fix vem 7!!!!!!! Até olhei de novo para ter certeza...

    Ele é muito fraco mesmo, só está prestando para dar uma iluminada em volta das sobrancelhas (coisa que faço com qualquer corretivo baratinho). Depois até vi que a linha toda está com 30% de desconto... Talvez não estejam vendendo bem, e de idiota para comprar só eu mesma...

    Bom, é isso...

    Beijos!!!

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    1. Paula, adorei seu comentário! Estava curiosa pra conhecer os produtos em si, já que não me senti lá muito encorajada a comprar depois do que relatei aqui.
      Bom, pelo menos o atendimento de BH é bom, né?! Parabéns, mineiros, já ganharam nesse quesito da carioca que me atendeu (e olha que eu, carioca da gema, acho que meus conterrâneos costumam até ser muito simpáticos, mas essa tava curtida no limão!).
      Fiquei chocada com a quantidade comparada à da M.A.C! E se o efeito também não vale, realmente, não perdi nada pelo visto, hein?
      Que pena...muita campanha, muita grife, pouco resultado. Rs.
      Super obrigada por ter compartilhado sua experiência com a gente, Paula!
      Beijos e volte sempre! ;)
      Fabí

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