quarta-feira, 28 de março de 2012

"Chama ele aí!": O produto certo para fixar cada tipo de cabelo masculino

Se você não ficou careca, não raspa a cabeça e não é hippie, certamente já teve dilemas a respeito de fixação do cabelo (o que prova que não só nós, mulheres, nos preocupamos com esses problemáticos chumaços que saem da nossa cabeça e regulam parte do nosso humor). Digira uma verdade antes de qualquer coisa, meu querido leitor: cabelo tem vida própria! Não adianta seguir a lógica, nem tratar ele bem, nem torcer para que se comporte ou fazer promessas pra Nossa Senhora do Cabelo Comportado: cabelo nunca é de confiança! Mas não ache você que, só porque ele é todo rebelde e cheio de vontades, você precisa ser refém delas. Temos meios de domar essa fera e ainda fazer parecer que a relação é pacífica.

Para isso, no entanto, você precisa saber que tipo de cabelo tem e que tipo de estilo quer que ele adquira. Praticamente um templo de Apolo para suas madeixas ("Conhece-te a ti mesmo"). Confrontada essa grande questão, é partir para o abraço, adquirindo e sabendo usar o produto certo para o seu caso. Como? Vem comigo que eu te explico no caminho!

- Introdução: os Mandamentos do Cabelo Bom.
Você pode não ligar nadinha para o espelho e jurar de pés juntos que não tem tempo pra arrumar o cabelo (diz isso de novo e qualquer mulher te explica como multiplicar os segundos por uma boa causa cabelística!). Mas, mesmo assim, para que seu cabelo se comporte com um mínimo de disciplina e você se apresente decentemente por aí, eles precisam estar limpos (lavar pelo menos dia sim dia não é o ideal para os homens) e receberem alguns cuidados. Se for secar, por exemplo, use um protetor térmico. Não é um bicho de sete cabeças que mora no armário, é um spray simples e ridiculamente fácil de usar que, dependendo da marca, pode custar bem baratinho. Isso fará com que seu cabelo não resseque e nem quebre. Se seu cabelo for ressecado, aliás, um leave-in diário pode ser uma revolução na sua vida! Última dica: aconteça o que acontecer, NÃO USE GEL TODOS OS DIAS! Resseca seu cabelo ao extremo (estilo mata e seca o rato)! Há outras opções para você substituir ou, pelo menos, revezar o uso desse produto. Cumpridos esses cuidados, vamos à fixação!

- Gel
Ele é o produto mais usado pelos homens e figura até no armário dos menos vaidosos como item de primeira necessidade.
O gel, na verdade, deveria ser a última opção para os cabelos, já que quebra e resseca demais os fios. Mas, se o estilo desejado é aquele TODO-ARRUMADINHO-NEM-VENTO-DESMANCHA, não tem jeito, ele será seu único aliado na batalha pelo alinhamento perfeito. Se for o caso, pelo menos vamos combinar o seguinte: pegue leve na quantidade (se seu cabelo for curto, o equivalente a uma ervilha será suficiente para o trabalho completo), evite passar o produto na raiz, opte por um produto de boa qualidade e sem álcool na composição e, nos dias em que não precisar sair impecável, troque-o por outro produto para que o cabelo possa respirar.

O estilo de quem vai de gel:

Ed Westwick na época em que Chuck Bass fazia questão de tudo milimetricamente perfeito


O produto recomendado:

Mint Fix Gel, da Redken: boa fixação, resistente  ao suor e umidade, mas menos efeito palha durante e depois!


- Cera
Saca Justin Bieber, Maria Gadu e a comunidade Emo? Pois é, aquele efeito chapadinho, sem levantar um fio, seco mas com uma certa cara de sujinho (propositalmente!) é conseguido com a cera. Ela é indicada para cabelos lisos (ou alisados), para dar aquela senhora assentada nos fios. É a melhor amiga da franja, por exemplo. Se for a escolhida, use uma quantidade mínima (ínfima, insignificante. A medida é uma pontinha de unha para o cabelo todo! Esfregue nas mãos e aí sim, aplique no cabelo), não seque depois da aplicação dela (a menos que queira ver seu cabelo fritar que nem o Peru do comercial da Sadia), e, se o uso for constante, lave o cabelo com shampoo anti-resíduos uma vez por semana.

O estilo de quem vai de cera:

Nate Archibald na época em que era "Minha franja, minha vida"


O produto recomendado:

Hard Wax High Rise, Redken: para um efeito ultra resistente

Mess Up, Osis+: para um efeito chapadinho totalmente seco . Nada de oleosidade.


- Pomada
Acho que todos os homens médios (leia-se, os que não precisam de um cabelo estruturadíssimo, nem de necessidades especiais) deveria usar pomada. É ela que dá ao cabelo uma fixação ótima, mas sem parecer que você colocou nada. Você vai ter aquele ar de naturalidade típico do "já acordei com esse cabelo despojado e super sexy!", e com pouquíssimo trabalho. Com os cabelos limpos e secos (ouviram, rapazes? SECOS! Se estiverem molhados ou úmidos o resultado vai ser um fiasco!), aplique pequenas quantidades aos poucos, modelando os cabelos à medida que for aplicando com as mãos. A pomada dá sustentação às pontas e modela aquele efeito casual que você quer ter, sem que pareça que andou de moto sem capacete. Como você vai aplicando aos poucos, vai sentir a quantidade ideal na aplicação. Mas nada de exageros! Pomada demais faz o cabelo parecer pesado e sujo! Na medida certa, pode se tornar uma grande aliada!

O estilo de quem vai de pomada:

Ed again: fixação com ar natural


O produto recomendado:

Matte Putty, Sebastian: a mais amada por quem gosta de efeito matte, ou seja,  totalmente opaco e sem brilho

Disconnect Molding Paste, Keune: Minha preferida, hidrata enquanto modela, e deixa um aspecto extremamente natural!

Water Wax 03, Redken: Apesar do nome, é pomada e não cera. Ficou famosa por ser a usada por David Beckham, e por ter uma ótima fixação, e muito natural, por ser à base d'água.


- Spray
Toda vez que você precisar de uma guinada "para o alto e avante" com os cabelos, e quiser que eles desafiem a gravidade pelo resto do dia, é de um ótimo spray fixante que você precisa.
Lembre-se de só usar onde for necessário, já que, até você chegar em casa e lavar os cabelos, eles ficarão tão fixados quanto...duros! Por esse motivo, evite usar todos os dias, mas, se for necessário ter algo no seu cabelo que aponte para cima, recrute esse incansável aliado! Ah, só não esqueça: nada de secador depois do spray, nem de borrifar o produto pelo cabelo inteiro. O necessário e onde for necessário, para que ainda tenhamos camada de ozônio (e seus co-habitantes ainda tenham olfato) no futuro.

O estilo de quem vai de spray:

Para manter o topete perfeito de Chuck Bass, só um bom spray


O produto recomendado:

Studio, da L'oreal: gravidade posta à prova!

- Ativador de Cachos
Tem os cabelos cacheados e queria que os cachos ganhassem definição ao invés de demonstrarem tendência ao Black Power? Queria um aspecto natural, mas sem que o volume faça sua cabeça parecer uma nuvem? Vá de ativador de cachos! Os melhores produtos não deixam os fios nada melequentos e, além de ótima definição e controle, ainda hidratam os fios a cada dia. Use na quantidade indicada para cada produto (se não vier indicado, a média é uma moeda de R$1,00 para todo o cabelo curto). Se sentir que faltou produto em determinada área, pode colocar mais um pouquinho, espalhando antes na mão, mas nada de emplastar isso aí!!!

O estilo de quem vai de ativador de cachos:

O cacheadíssimo Dan Humphrey versão quinta temporada


O produto recomendado:

Twin Curl, Osis: O melhor EVER!


- Leave-In
Espera: então seu cabelo é lindo e perfeito, e o caimento "nasci liso e bom" é tão fantástico que você não precisa de fixação? Ótimo! Mas também tem dica para você! Mesmo sem querer fixar, um produto para uso diário que deixa seus cabelos ainda mais bonitos, hidratados, com brilho natural e mais fortes, é o leave-in indicado para homens. É só passar um pouco com o cabelo ainda molhado, e deixar a natureza, que foi tão generosa com você, se encarregar do resto!

O estilo de quem vai de leave-in:

Rufus é naturalmente perfeito. Fazer o quê? 


O produto recomendado:

Capital Force, Kérastase: desenvolvido especialmente para os homens, tem tudo o que o seu cabelo precisa

Muito bem, agora você já sabe tudo sobre fixação e afins! Não tem mais desculpa para sair descabelado, hein? Até o próximo post!

9 comentários:

  1. Fabiana, gostei dessa mistura no seu blog!
    Dicas assim tornam o nosso dia a dia um luxo!
    Obrigado pelo carinho de sempre!
    Bjs

    Ronaldo G. Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rô, obrigada, querido!!!!
      Que bom que você gostou!
      Beijos,
      Fabí

      Excluir
  2. Muito bom! Boas dicas, bom saber que sempre há um jeitinho para cabeleiras desarrumadas! Pessoalmente gostei das opções do Spray e do Ativador de cachos!
    Obrigado!!
    Claudio Madruga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uuhuuu! Que ótimo!
      Mas tem que usar mesmo, hein? ;)
      Beijos,
      Fabí

      Excluir
  3. Irado o post, nada metro demais, bem sutil. Meus cabelos são ondulados, ou seja, o limbo entre liso e cacheado, as vezes para piorar, ficam ressecados. Melhor maneira que encontrei: lavar a cada três dias, pouco shampoo e zero condicionador. Após secar, pegue um pouco de poumadas para cabelos secos, reparadores de pontas, qualquer item destes de sua namorada/mãe/irmã, aplique só um pouco e estilize o cabelo. Atualmente a melhor solução em praticidade e estilo foi, curto, franja, topete, dois dedos maior que o resto,
    > franja ou topete para o lado, assim como mamãe fazia antes de você ir para escola com 6 anos, dê uma pequena bagunçada e tcharamm...assim, no início do dia pode criar um visual Judy Law. É bonito e cai bem sempre. Isso funcionou este mês para mim. é tosco mesmo, aprendemos a nos cuidar melhor depois de velhos, ahhhh coleguinhas friendzones da adolescência....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thi, você tem comentários impagáveis nos posts masculinos!Já te disse que quero porque quero carregar você pra trabalhar no blog comigo! rs
      Obrigada pelo comentário e pelas dicas adicionais, querido!
      Beijo grande!
      Fabí

      Excluir
  4. - Vida, fazia tempo que nós homens não éramos prioridades em um post do blog! Mas, a espera valeu a pena, pois, este assunto é mais do que útil para os homens modernos (já foi tempo que o gênero não se preocupava com os cabelos!). Bom, no meu caso, sempre usei gel, mas, percebi que o mesmo estava deixando meus cabelos ressecados, assim, resolvi utilizá-lo apenas ocasionalmente. No momento, estou usando creme para pentear (Nutritive Therapy, da Dove. Aliás, dica sua, rs!) e venho gostando do resultado. De qualquer forma, assim que for possível, vou testar algumas das excelentes dicas do post. Parabéns, todos!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog e pela matéria, de verdade, estão ótimos ! Queria que você tentasse me ajudar, não consigo solucionar meu problema.. tenho o cabelo extremamente liso (sim, muito) e relativamente comprido.. queria manter ele penteado pra trás e não sei o que seria o ideal para isso, já que tudo que eu tento parece não fixar.. essa foto,por exemplo, retrata exatamente o efeito que eu espero: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/c3/d3/33/c3d333f558d2394d79006c783ab53e15.jpg
    espero que você consiga me ajudar. Desde já agradeço e parabéns novamente!

    ResponderExcluir