domingo, 25 de março de 2012

Corretivos Coloridos: como e quando usar as cores a seu favor!


Já falamos aqui sobre os melhores corretivos, sobre corretivos para cada tipo de necessidade, sobre corretivos para diferentes tipos de pele...mas o assunto ainda dá pano de sobra para a manga! Querem um exemplo? Ontem, uma das minhas leitoras mais assíduas (que, interagindo aqui no blog desde o comecinho dele, se tornou uma amiga muito querida!) do blog pediu uma matéria sobre corretivos coloridos. E como os pedidos de vocês são ordens (cumpridas com muito prazer!), cá estamos nós para esclarecer tudo sobre o assunto.

Embora a maioria de nós use apenas um tom de corretivo, o da cor da pele (é um grande erro usar um tom mais claro), vários efeitos podem ser dados pelos corretivos coloridos. Há pouco tempo, eles eram exclusividade de marcas importadas e consideravelmente caros. Hoje em dia, já temos boas marcas nacionais fabricando o produto, a preços bastante acessíveis. Mais um motivo para que você saiba por que, quando e como usar cada um dos tons mais comuns no mercado. Preparada para se tornar uma expert em corretivos coloridos? Olho no lance:

- Verde
O mais imprescindível de todos para quem sofre com acne, manchas vermelhas, alergias, rosácea e afins. O verde ameniza a cor vermelha. Portanto, qualquer imperfeição em tom avermelhado na pele pode ser facilmente camuflada com algumas pinceladas de corretivo verde. O melhor é que a textura seja em creme ou bastão, e que o produto seja aplicado com pincel, em pequenas quantidades, diretamente sobre o ponto vermelho, sem espalhar (dê suaves batidinhas com o próprio pincel, mas não saia com o corretivo daquele mesmo ponto, ou o efeito estará perdido). Uma vez coberta a mancha vermelha, hora de cobrir o verde: pincele corretivo da cor da pele por cima do corretivo verde, até que o tom se iguale. Tchanaaaaam! Você está livre das espinhas, picadas de mosquito, alergias e demais ataques de inimigos vermelhos! Entenderam por que o verde é essencial?

- Amarelo
O amarelo combate manchas amarronzadas e olheiras que puxem para esse tom. É igualmente eficiente, e por ter um tom mais próximo ao da pele, pode ser usado em versão líquida ou cremosa, com menos precisão do que o verde. É mais fácil de espalhar e de igualar o tom. Mesmo assim, você pode cobrir o corretivo amarelo com algumas pinceladas de corretivo cor da pele, só para deixar o efeito ainda mais perfeitinho.

- Vermelho
Outro grande aliado, o vermelho combate olheiras azuladas, arroxeadas e as que puxam para o tom preto. Prefira a versão em creme, mais sequinha possível! Aplique com pincel ou com os dedos, em batidinhas sobre as olheiras. ATENÇÃO: se você aplicar também fora do círculo das olheiras, vai realçar o problema ao invés de camuflar, portanto, não saia da linha escura, combinado? Por ter uma cor forte, o corretivo vermelho demanda uma camada de corretivo cor de pele por cima. Outro grande efeito do corretivo vermelho é a cobertura de manchinhas brancas (ele é muito usado para quem sofre de vitiligo). Ele também é extremamente indicado para cobertura de olheiras em pele negra!

- Lilás
Menos comum do que os anteriores, o corretivo lilás é um grande amigo das asiáticas e das donas de pele cor de oliva! As olheiras são diferenciadas para essas pessoas, que tem a pele mais amarelada. Para cobri-las o melhor corretivo é o lilás. Além de proporcionar uma ótima camuflagem, ainda dá um brilho incrível na pele amarelada! Deve ser coberto com corretivo em tom da pele, mas em uma camada bem sutil, para que ele não perca o efeito.

- Pêssego
Esse é o tom de corretivo que eu mais uso, e fico espantada por ser tão raro entre as brasileiras, já que tem tudo a ver com nosso tom de pele. Se você não tem a pele branquinha-branquíssima-branquérrima, com certeza acaba agravando as olheiras ao invés de ameniza-las, ao cobri-las com corretivo bege claro. Mesmo se conseguir cobrir as olheiras, pode ganhar aquele efeito máscara ou guaxinim invertido que fica horrendoooo! Para conseguir cobrir as olheiras de forma eficiente, extremamente natural, que dê vida ao tom da pele e que nem precise ser coberto por corretivo cor de pele, vá de corretivo cor de pêssego! É a perfeição! A textura mais indicada é a em creme, e deve ser aplicado com os dedos, para ficar bem natural.

- Laranja
Há pouco tempo, fui a um workshop com a maquiadora internacional da Kryolan, Victoria Lee (que aconteceu na Shampoo Cosméticos), e aprendi um truque MARAVILHOSO! Depois de feito todo o processo de cobertura com corretivo e base, a pele pode ficar opaca e ganhar um efeito chapado demais. Para dar um aspecto mais natural e dimensionar o rosto, o truque da vez é aplicar um pouquiiiiinho (coisa de pincel 01!!!) de corretivo laranja abaixo dos olhos. Fiquei tão transtornada quando vi o efeito dado por esse pequeno detalhe, que saí dali correndo para garantir o meu! Recomendo e muito, mas lembrando que é um bônus: ninguém deve contar só com o corretivo laranja para a cobertura de nada. Se quiser comprar um só, não será esse.

- Corretivo cor da pele
Atenção: cor DA SUA pele. Ele deve ser seu melhor amigo, companheiro, ursinho Pimpão! Além de funcionar como coringa na ausência de todos os outros, também é o que vai cobrir os demais para igualar o tom da pele. Teste quantas vezes forem necessárias até atingir o tom exato da sua pele e, se possível, tenha um para quando está bronzeada e um para quando a pele está em seu tom natural: isso faz toda a diferença. A textura depende muito do tom de pele e da sua adaptação. Eu prefiro os que são em creme e têm secagem rápida, como o ProLongwear, da M.A.C. Serve tanto para olheiras quanto para cobertura de imperfeições.

- Corretivos mais claros e mais escuros
Se você for craque em maquiagem, pode ter corretivos mais claros e mais escuros que o tom da sua pele, NÃO PARA CAMUFLAGEM, mas para dimensionar o rosto (deixar nariz mais fino ou mais arrebitado, boca mas realçada, maçã do rosto mais saliente, etc). Funcionam muito bem e são um baita xodó meu, mas só servem para esse propósito.

- Corretivo é corretivo, iluminador é iluminador
Vejo muita gente confundindo essas duas coisas e gerando efeitos medonhos por isso! Corretivo serve para corrigir e iluminador para iluminar: HEIN, QUE TAL?! rsrs.... Por mais que pareça óbvio, vejo pessoas aplicando o iluminador sobre o corretivo para disfarças olheiras, e isso não é nada indicado. O iluminador deve ser aplicado em pontos que devam atrair a luz, para valorizar os traços e o formato do rosto. Cada macaco no seu galho.

Para terminar a matéria, vamos falar de marcas? Tenho 3 corretivos amados e queridos, mas cada um tem uma peculiaridade.
Um é o estojinho da Kryolan (há vários modelos, tenho o de 6 cores). Amo a textura, o fato deles cobrirem qualquer coisa e de não sair por nada desse mundo (à prova d'água). Prefiro ele para dimensionar ou para cobrir manchas (quaisquer!). Nas olheiras, acho que acaba ficando muito seco e craquela.
O segundo é o da Bobbi Brown. Esse serve só para as olheiras, mas realmente tem um efeito espetacular nelas. O lado ruim é que não é vendido no Brasil, mas, para quem compra pela internet ou para quem vai viajar, vale a pena garantir um.
O terceiro e último é meu coringa amadíssimo, o Prolongwear da M.A.C. Ele serve tanto para manchas quanto para olheiras e cobre tudoooo! O lance é que você precisa ter muito cuidado na administração dele. A válvula pump demanda toques de passarinho, ou libera uma quantidade muito grande. E você precisa aplicar uma quantidade ínfima, já que ele é super pigmentado. Tomadas essas precauções, é só felicidade.

Os corretivos coloridos nacionais de que eu mais gosto são os excelentes potinhos da Catherine Hill. O preço é bom, a variedade de cores também, e a qualidade é excelente.

Agora que você já está craque no assunto, mãos (e cores) à obra!

6 comentários:

  1. - Vida, tenho certeza que suas seguidoras irão adorar e aproveitar ao máximo as dicas deste post. Parabéns, todos!

    ResponderExcluir
  2. Eu estava doida por um corretivo amarelo,a fui olhar a revista da Avon desse mês e achei uma paletinha com esses corretivos coloridos,já pedi o meu!

    Eu tenho muita olheira,e uso um corretivo da MaryKay (ivory) mas não esconde totalmente.

    Acho que o amarelo vai amenizar mais.

    beijOO

    http://lorennajambo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ivory acaba realçando as olheiras, dependendo da cor delas. Se forem azuladas ou arroxeadas, por exemplo, qualquer cor mais clara que a da pele torna-as ainda mais visíveis. Da uma olhada no amarelo ou no vermelho e vê qual deles casa melhor com as suas olheiras. O certo vai camuflar direitinho, garanto! ;)
      Beijo Grande,
      Fabí

      Excluir
  3. Amigaaaaaaa,linda!!!!Amei, amei, amei............................................................Fazendo jus ao comentário da Lorenna: Tmbm pedi o meu!!!Se vc pedir, Fabí, dps posta o que achou!Bjuxxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, ADOREI a ideia do post, Bruna!!!!
      Quando tiver qualquer dúvida ou sugestão, a casa é sua!
      Beijo enorme,
      Fabí

      Excluir
  4. Fiquei com uma dúvida quanto ao corretivo laranjado, aplica aonde mesmo? Obrigada, adorei o post!!

    ResponderExcluir