sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Lojas onde existe vida além do tamanho 46



Nunca fui magra, mas sempre tive uma relação muito tranquila com curvas e quilos. Até 2010, nunca tinha passado aperto (literalmente) para encontrar roupas do meu tamanho, já que o 42 é socialmente bem aceito em qualquer lugar do universo fora das passarelas. Foi então que uma sucessão de fatos me fez ganhar peso mais rápido do que percebi: tratei um problema respiratório grave com corticoides, parei de fumar (ansiedade sempre escoa para algum lugar), tive um problema sério de tireoide. Somando-se esses fatores bombásticos e que vieram concomitantes, juntinhos um dos outros, fui engordando, engordando e, como nunca tive muita neura com balança, não me dei conta do quanto. Foi então que, às vésperas de uma festa de fim de ano da empresa em que trabalhava, fui com toda a tranquilidade do mundo procurar um vestido à altura da ocasião. Exatamente um ano antes, estava comprando um Tufi Duek maravilhoso para o meu aniversário, tomando uma tacinha de champagne enquanto a vendedora marcava o vestido para apertar (!). Agora, doze meses e 6 dias depois, estava rodando que nem um peru tonto por todas as lojas onde sempre comprei na vida e NADA me cabia. Estava vestindo 46, e descobri que pedir esse tamanho em uma loja é o mesmo que pedir combustível para uma nave espacial em um posto de gasolina! Me vi sinceramente perdida. Afinal, estava sim, consideravelmente acima do meu peso, mas nem por isso tinha perdido meu bom gosto, minha paixão pela moda e muito menos minha auto-estima de querer me vestir bem e me sentir linda dentro de um vestido daqueles! O que me restava fazer?

Depois desse acontecimento, que felizmente teve um final feliz em uma das lojas que vou indicar aqui nesse post, entendi que a vida de quem procura uma roupa e veste mais do que o manequim 46 não é nada fácil! A maior parte das lojas considera o tamanho 44 como G, e se dá satisfeita parando por aí. O mesmo que se dá com vestidos de festa, também acontece com jeans, roupas de ginástica, biquínis (é, né, gente? Gordinha também vai à praia, que tal?), roupas para trabalhar, roupas de dormir e até mesmo lingerie! Uma loucura! No exterior, a maioria das marcas, inclusive de alta-costura, já disponibiliza seus modelos em manequins maiores. Aqui no Brasil, a maior parte nem faz isso, e nem parece preocupada em fazer. Como se quem veste um número maior precisasse se adaptar a elas, e não elas à realidade.

Se você se viu na mesma situação, seja por um ganho de peso recente, ou por ser expert no assunto de longa data, respire fundo que tem boa notícia chegando. Há sim, lojas onde você pode encontrar prova de que a vida continua depois do tamanho 46. E não estou falando das lojas de tamanhos especiais, que infelizmente, em sua maioria, ainda não entenderam que não fazem capinha de botijão e sim ROUPAS, para pessoas de bom gosto e que têm formas! Não estou falando também das tendas de circo de péssima qualidade que encontramos em lojas de terceira. Estou falando de roupas boas, de boa qualidade, antenadas com as tendências da moda, que são feitas para pessoas que vestem 36, 38, 40, 42, 44, 46, 48... até 52! Duvida? Então vou te contar onde é possível se vestir bem em qualquer tamanho:

- Roupas Casuais
A Hering é o paraíso das roupas casuais, inclusive para quem veste GG ou mais! Vestidos, calças, bermudas, shorts, camisetas, regatas...tudo! Além da qualidade ser ótima, as roupas são lindas, básicas e extremamente confortáveis! Vale a pena passar lá e renovar o estoque de roupas para viagem, final de semana, carnaval, feriadão, passeio com o namorado, etc...

- Jeans
Assunto super delicado para quem passou do tamanho 46. Mas a Marisa é O LUGAR para encontrar calças jeans maravilhosas, que vestem divinamente, mesmo para quem veste tamanhos maiores. A quantidade de modelos não é enorme, mas todos vestem realmente muito bem! Além disso, duram uma eternidade, o que prova que a qualidade é de primeira.
A C&A renovou sua forma de vender jeans, e disponibilizou diversos modelos (Skinny, Baggy, Boot Cut, Boca de Sino, etc), em diversos tamanhos (do 34 ao 52), fáceis de identificar nas araras por etiquetas coloridas laterais classificadas por tamanho. Variedade e praticidade nota 10. Mas se elas vestem tão bem quanto às da Marisa? Sinceramente não. Mas como jeans nunca são demais, pode ser mais uma opção.

- Roupas para trabalhar
Alfaiataria, terninhos, calças, camisas sociais, vestidinhos comportados, saias lápis e todo esse paraíso que parece distante para quem não consegue entrar nos tamanhos restritos e apertados das vitrines? Yes we can!
A Marisa, mais uma vez, tem ótimas opções de roupa para trabalhar, inclusive das que saem direto do escritório para o Happy Hour.
A C&A também tem boas opções, e quase sempre alternativas bem casadinhas com as tendências.
A Corpo & Alma é outra loja que tem ótimas roupas se o seu trabalho é um pouco mais informal, e super confortáveis.
Madame MS, para quem não conhece, é uma loja incrível de roupas para trabalho, das mais comportadinhas e clássicas às Ladylikes extremamente femininas. Tudo em tamanhos diversos, inclusive grandes.

- Roupas de Ginástica
A C&A é imbatível no quesito! Tem calças, bermudas, tops, tudo! Em cores e tamanhos variados e boa qualidade.

- Roupas de Dormir
Não tem pra ninguém: a Marisa é a rainha absoluta das roupas de dormir. E estamos falando desde pijaminhas fofos até aquela camisola sexy que você queria comprar para o aniversário de namoro. Não faltam opções e nem tamanhos disponíveis.

- Biquinis e Maiôs
Blue Man e Sun House têm modelos LINDOS, bem variados, e que vestem divinamente todos os tipos de corpo. Além disso, o GG está presente nessas lojas, com louvor!

- Lingerie
Como não amar a Loungerie? Além de ter sutiãs perfeitos para o seu corpo, ainda tem modelos maravilhosos, do básico ao sexy, também para calcinhas. E tamanho GG na área.

- Vestidos de Festa
Minha maior dificuldade de TODAS foi superada em uma boutique de Copacabana, extremamente tradicional, chamada Patchouli. Vestidos importados lotam as araras que ocupam todas as paredes da loja. Luxo de verdade, em formas, tecidos e aplicações. Se você tem um casamento CHIQUÉRRIMO, uma festa Black Tie, um Red Carpet, ou simplesmente um evento em que queira deixar o povo boquiaberto, precisa passar por lá. Depois de ter me salvado da primeira vez, a que narrei no começo do texto, já virou meu ponto certo em vários outros eventos de peso na minha vida. Tem todos os tamanhos e a capacidade de, com cortes haute-couture, fazer seu corpo parecer incrível e devidamente no lugar. Não me canso de elogiar a Patchouli com toda a sinceridade do mundo. Afinal, mesmo não sendo baratos, são vestidos de uma qualidade insuperável e que duram uma vida!

Espero ter ajudado vocês nessa empreitada e, com essa humilde contribuição, ter engrossado o coro para que as grifes em geral ampliem sua numeração, adaptando-se melhor a tempos de moda mais democrática, mais real e mais humana. Abaixo, a capa da Vogue Itália, com três modelos plus size em ensaio boudoir, e o título, mencionando beleza de verdade.


8 comentários:

  1. A alguns anos vi no "American Next Top Model" UMa modelita magrelinha dizer (cheia de ódio e desdém) pra moça gordinha que concorria com ela;
    "VC acha que algum dia vai ter uma gorda na Vogue?"
    É, às vezes parece que o mundo tá melhorando.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, a gordinha em questão era a Whitney Thompson, que, ao contrário da magrela, se tornou uma modelo plus size extremamente famosa (e capa de diversas revistas!). Além da Vogue Itália, a Elle também está com uma edição plus size esse mês. O mundo está melhorando sim, e se adaptando, mesmo que à força, às diferenças, e ao quanto elas somam ao invés de diminuir!
      Beijo enorme, querida!
      Fabí

      Excluir
  2. - Vida, como você citou, todos os fatos mencionados colaboraram para seu sobre-peso e tenho certeza que assim que for possível (se for do seu interesse!)você buscará voltar ás suas medidas. Se preferir as medidas atuais, já descobriu que existem soluções. Aliás, tenho certeza que aquelas seguidoras que sofriam com a falta de opções irão aprovar o post e as dicas. Parabéns e viva as mulheres saudáveis e lindas (como você!)! Todos!

    ResponderExcluir
  3. Oiii!
    Excelente post! Estou a amar o teu blog <3

    Encontrei-o quando me deparei com o post em que realizas uma entrevista à minha colega Mónica Lice (gosto imenso dela!).

    Não resisti e já estou a seguir o blog! ehehe

    beijinho*
    Ivânia
    Portugal
    http://www.ivaniadiamond.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivânia, que honra ter seu comentário por aqui e sua presença no blog!
      Sabe, me apaixonei por seu país quando fiz aquele post com a ajuda da Monica! Quem sabe não fazemos uma segunda edição? Rs.
      Estou correndo para conhecer seu blog, e espero ver você sempre por aqui: a casa é sua.
      Beijo grande e muito obrigada pelo carinho!
      Fabí

      Excluir
  4. Adorei seu post, costumo correr todas essas lojas e acho algumas coisas, mas é muito triste ver roupas que com certeza ficariam lindas em nós, mas não existem em nossos tamanhos.
    Bjo!

    http://garotasrosachoque.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helena!
      Exatamente, a gente fica até frustrada por ver tantas roupas lindas, que são feitas apenas para uma parcela pequena da população, quando deveriam vestir todas.
      Acho que é nosso papel também cobrar essa mudança, afinal, o mundo está se adaptando às diferenças, por que com a moda seria diferente?
      A propósito: gosto muito do seu blog, viu?
      Beijo grande e volte sempre ;)
      Fabí

      Excluir