quinta-feira, 5 de maio de 2011

Entrevistamos a Consultora de Imagem Taís Rolim!



"Moda real para pessoas reais". Essa é a frase de apresentação do perfil da Consultora e Imagem (personal stylist) Taís Rolim no Twitter. São só 5 palavrinhas, mas querem dizer muito sobre essa profissional da moda.


Desde que ajudava a avó a fazer roupinhas para suas bonecas, Taís sabia que queria trabalhar com aquilo, tornar as pessoas mais bonitas e felizes através do que vestiam. Foi essa determinação que fez com que a menina de Sorocaba se tornasse uma profissional respeitada e consagrada em todo Brasil.

Lendo a entrevista, você vai saber mais sobre ela. Mas, além disso, pode ser que você, leitora, saiba mais sobre si mesma. Afinal, como afirma Taís, a consultoria de imagem é, acima de tudo, uma forma de ensinar a cliente a se ver como realmente é, e, assim, usar as coisas que mais lhe favorecem. Confira:

E.A: Pra começar, Taís, queria que você me contasse como começou a sua inserção na carreira. Vc sempre gostou de moda? O que te levou a essa escolha?

TR: Vamos lá...desde criança eu sempre quis trabalhar com moda. A vontade começou como acontece com a maioria: a avó fazendo roupinhas para as bonecas durante as férias. Acontece que em Sorocaba não havia faculdade de moda, e, como venho de uma família humilde, não tinha condições de estudar em São Paulo. Por isso cursei Secretariado, em busca de um emprego que me desse condições de estudar moda em São Paulo. Quando terminei o curso, o curso de Gestão de Negócios da Moda foi aberto em Sorocaba. Cursei e me formei nele.
Depois, fiz vários cursos de especialização em Consultoria de Imagem. Aqui no Brasil e no exterior. Tive a oportunidade de morar em Londres, me especializando na minha área. Foi uma experiência muito enriquecedora. E não paro de estudar até hoje! A gente sempre tem o que aprender.

E.A: Com todas as dificuldades do começo, você chegou a pensar em desistir, ou sempre soube que estava no caminho certo?

TR: Nunca cogitei desistir. E olha que passei muita dificuldade...

E.A: Depois da faculdade, como foi a inserção no mercado de trabalho?

TR: O curso foi voltado para negócios da moda, administração propriamente, mas desde o inicio eu trabalhei na parte de desenvolvimento, de criação. No meu segundo emprego na área, entrei como estilista. Desde então me especializei na criação de jeanswear. Hoje em dia, me divido entre a criação e a consultoria.

E.A: E como surgiu o click da consultoria de imagem?

TR: Eu sempre me perguntei como poderia ajudar as pessoas através do meu trabalho. Essa durante muito tempo foi uma pergunta sem resposta, até que pesquisando novos campos na moda eu conheci a consultoria e vi que dessa forma eu poderia me realizar mais plenamente no trabalho e ajudar os outros a se conhecerem melhor, a ter uma melhor auto-estima. Comecei a consultoria antendemos pacientes de um Spa aqui de Sorocaba.

E.A: Você se lembra da sua primeira cliente como consultora?

TR: Sim! Foi uma mexicana, que era cliente desse SPA. E formada em moda, você acredita? Ela me disse que, embora tivesse estudado moda, a consultoria é um assunto que não se trata na faculdade e ela ainda tinha muitas dúvidas sobre si mesma.

E.A: É mais difícil ter uma imagem real de si mesma do que parece, né?

TR: sim, muitas vezes estamos tão acostumadas com nossa imagem no espelho que não conseguimos enxergar o que os outros veem.

E.A: Que tipo de pessoa precisa de consultoria de imagem?

TR: Eu diria que assim como todos precisam passar pelo psicólogo em algum momento da vida, da mesma forma quase todos precisam da consultoria de imagem.

E.A: Na sua experiência trabalhando com isso, quais são os erros e dificuldades mais comuns na pessoa em relação ao estilo e à imagem?

TR: A maioria não conhece o corpo que tem e assim usam formas que não lhe caem bem. Esse é o principal aspecto que observo nas pessoas: comprimentos curtos ou compridos demais, formas justas ou soltas demais, decotes desproporcionais...

E.A: Você tem algum exemplo clássico para nos dar, relacionado à combinação bombástica de um tipo de corpo com um tipo de roupa, que esteja na moda?

TR: Claro! Por exemplo, ombros bem marcados como vimos há pouco tempo.Se uma pessoa é do tipo triângulo invertido (ombros e seios com circunferência maior que o quadril) usar é catastrofe na certa! É interessante salientar dois pontos: 1º - devemos trabalhar em primeiro lugar o equilíbrio. Se você tem a parte inferior mais evidente, vamos trabalhar a parte de cima e camuflar a de baixo. 2º Apesar de existirem essas regrinhas, eu acredito que tudo deve ser provado antes de se dizer que não caiu bem. Ver a peça na mão é uma coisa e experimenta-la é completamente diferente!

E.A: Qual a dúvida clássica da maior parte das suas clientes assim que começam a consultoria com você?

TR: Não saber combinar as peças. Principalmente quando envolve cores. Cores corretas podem iluminar, trazer mais vida, mais beleza... as pessoas podem até notar isso mas não saber dizer de onde veio. É algo subliminar.

E.A: Outra curiosidade: o que é levado em consideração ao traçar a consultoria de uma pessoa, além do tipo de corpo dela?

TR: Na consultoria nós tratamos os pontos: tipo físico, estilo predominante, coloração pessoal, entre outros... essa seria a primeira parte, juntamente com uma conversa bem casual que gosto de ter pra sentir o jeito da pessoa. Se ela é espontânea, introvertida, fechada, falante, etc.

E.A: Então a personalidade também é levada em consideração?

TR: Demais! Eu gosto muito de deixar claro que nesse caso não tratamos unicamente de moda. Tratamos estilo x psicologia. A moda e psicologia caminham juntas: através da moda, do jeito de se vestir você descobre muita coisa interna da pessoa.

E.A:Imagino que muita gente acabe SE descobrindo quando você faz essa análise!

TR: Sim! Muitas vezes, nem a própria pessoa sabe identificar essas características sozinha.

E.A: E, você morando em Sorocaba e tendo uma visibilidade Brasil afora (especialmente pela internet)... há como fazer esse trabalho de alguma forma que não seja pessoalmente?



TR: Claro que dá! Temos a Consutoria Smart, que é através da internet.Eu mando um questionário pra cliente, que é o mesmo que eu utilizo pessoalmente. Lá tem questões abordando o jeito de ser, preferências e um espaço pra ela escrever o que quiser, algo mais que possa deixar mais claro o seu jeito de ser no dia a dia. Preenchido, ela me envia juntamente com as fotos solicitadas.Com base nesse material que a cliente me manda eu monto um guia de estilo personalizado. Tudo com ilustrações pra ficar de facil entendimento. É algo atemporal, que ela vai poder pesquisar sempre que tiver duvida.

E.A: E, em relação a valores. Muita gente (vc deve saber disso bem melhor do que a gente) acha que o serviço é inviável, que só é acessível a pessoas que tenham uma condição financeira bem superior, etc... quanto disso é verdade?

TR: A consultoria completa leva entre 5 a 7 sessões pra ser concluída, por isso o custo é mais alto... mas a consultoria Smart (presencial ou pela internet) sai em torno de R$ 280,00.. e esse valor, no meu caso que trabalho com pag seguro pode ser parcelado.

E.A: E quanto ao serviço disponibilizado para reuniões, como está no site. Sendo feito com várias pessoas ao mesmo tempo, e num período curto de horas, como funciona. Uma consultoria pocket?

TR: Sim, seria um workshop, algo desse tipo, com duração em torno de 3 horas.Com no máximo 7 pessoas, que é pra termos uma boa informação personalizada para todas.

E.A: Taís, qual o tamanho da dificuldade de trabalhar com gente de verdade, numa área que é majoritariamente feita para mulheres perfeitas?

TR: A consultoria vem para ajudar as pessoas a viverem melhor com suas "imperfeições". Ela vai equilibrar sua imagem, sua silhueta, vai trazer mais segurança, auto-estima, fazer a pessoa se sentir mais bonita. E não é só para mulheres, já atendemos homens também, senhores na maioria, que se preocupam com a aparência devido ao cargo que exercem.

E.A: Se você pudesse escolher uma celebridade para dar um S.O.S de consultoria de imagem, quem seria?

TR: Christina Aguilera!

E.A: Se você pudesse dar um conselho em geral sobre consultoria de imagem, qual seria?

TR: Diria para as mulheres irem pra frente do espelho e se analisarem cuidadosamente. Qual parte do meu corpo é mais saliente? Qual aparece menos? O que é mais bonito em mim? O que eu posso camuflar? Perguntas básicas que vão fazer toda a diferença.

E.A: O que te deixa mais feliz na sua profissão?

TR: Ver que as pessoas realmente entenderam o que eu proponho para melhorar a imagem delas. Ver que elas estão seguindo isso, e mais: que aprenderam e estão vivenciando sozinhas uma nova compra, experimentando algo novo que antes não usavam. Que ganharam autonomia! Ninguém pode ficar dependente de mim para o resto da vida, o ideal é que as pessoas aprendam a lição e sejam capazes de aplicar esses ensinamentos por elas mesmas, para o resto da vida.

A Taís foi super gentil em nos conceder essa entrevista, que acreditamos que seja super válida para todas vocês leitoras, como foi para nós. Como vocês puderam ver, é possível até ter uma consultoria personalizadíssima pela internet com a Taís.

Para quem se interessar, o site dela é o http://trconsultoriadeimagem.blogspot.com/ , e o Twitter, para quem quiser seguir é o http://twitter.com/estilodelivery .

Podem ter certeza de que vocês vão ver a Taís por aqui mais vezes, inclusive em um evento muito bacana que estamos preparando para nossas seguidoras em Julho, quando nosso blog completa 6 meses! Afinal, nós adoramos ela e sua forma de se dedicar em 100% à visão da moda em que acredita, e pela qual luta! Taís virou parceira do "Experimenta, amiga!".

E, para todas nós, fica a lição principal, já presente no Oráculo de Delfos, na Grécia Antiga: "Conhece-te a ti mesmo". Parece simples, mas nem sempre conseguimos nos ver como realmente somos. Ainda bem que o espelho está aí para nos dar uma mãozinha!

OBS: a ilustração desse post é de autoria da artista Sabrina Garrasi, e você pode ver demais obras dela no website http://www.sabrinagarrasi.com/website/index.php

23 comentários:

  1. Matéria maravilhosa. A Taís é parece muito fofa. E deu dicas ótimas tanto de moda, como de vida qdo falou da história dela.
    Amo esse blog, sempre tem posts com conteúdo. Super bem feito. Continue assim amiga!
    Beijos,
    Lili

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Lili, segura a gente pelo pé depois desses elogios, né? rs...flutuando!
    A idéia do blog é mesmo essa, passar conteúdo dentro do nosso assunto preferido: moda é beleza. Ficamos muito felizes quando conseguimos passar isso, que é nosso objetivo.
    E, todos os holofotes da matéria para a Taís, que é uma FOFA, de verdade, um exemplo de vida e de profissional!
    Lili, agradecemos demais pelo seu carinho, sempre! Um beijo grande pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Faço das minhas palavras o que a Lili disse. Matéria deliciosíssima de ler. Excelentes dicas, amei!

    Um beijão
    www.katbox.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ingrid, fico feliz demais que tenha gostado! Foi muito gostoso fazer a entrevista também: o assunto correu fluido, e a Taís é muito simpática!
    Fico feliz que tenha gostado das dicas também!
    Muito obrigada pelos elogios e pelo carinho, e um super beijo, de blogueira pra blogueira!

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas da Taís!
    Realmente é difícil a pessoa se olhar ao espelho e ver realmente quem é, admitir seus defeitos, valorizar o que tem de melhor...
    Parabéns, amiga, vc sempre tem ótimos posts...
    Beijocas
    Josi
    femininaevaidosa.blogspot.com
    @unhappy_j

    ResponderExcluir
  6. Josi, e você sempre tem elogios daqueles! rs.
    Obrigada pelo carinho!
    As dicas da Taís são tão bacanas, que eu sabia que vocês iam gostar! Ainda bem que ela aceitou nosso convite para a entrevista, foi do jeito que a gente imaginava!
    Beijo grande e adoramos seus posts também!!!! ;)

    ResponderExcluir
  7. - Vida, parabéns pelo post como um todo! Pela escolha da entrevistada, que mostrou-se um exemplo de profissional e pessoa a ser seguida por aquelas que se interessam pela área; pelo tema, muito atual e importante de ser discutido, e a própria entrevista em si, que foi conduzida com extrema maestria por você! Que esta tenha sido a primeira de muitas entrevistas e de uma parceria que possa ajudar o blog e suas seguidoras! Todos!

    ResponderExcluir
  8. Fabi é a Giovanna da Bolsa da KatBOX!!! adorei seu comentário!
    Puxa que post hem!! esse Oráculo foi super valorizado no Mundo Grego, olha a sabedoria dos antigos, hoje ng dá valor a isso!!! ADorei mesmo... "conheça-te a ti mesmo".Super bem escrito!
    adoreiii!!!!!!!!!!!!!!!

    corre no blog que tá tendo sorteio de uma caixinha de sachet, igual aquele que carrego na minha bolsa!!
    http://www.bonequinhasdeluxo.com/2011/05/sorteio-caixinha-de-sachet-entre-patas.html

    Beijosss

    ResponderExcluir
  9. Nossa AMEI a entrevista! Eu não sabia que havia personal stylist on line, gente que show!

    Sou triângulo invertido e às vezes peco nas blusas. É complicado você gostar de uma blusa estampada e poder usá-la apenas com um blaser/casacos escuros.

    Vou adicionar a Taís!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Supernovidade pra mim tbm essa história de personal online! uahaauuahua hoje em dia tem tudo, né!
    beeijo

    ResponderExcluir
  11. Giovanna, que bom que você gostou do comentário e do nosso post! Adorei os elogios! rs.
    Mencionar o Oráculo então, adorei! rs
    Sua bolsa é o máximo!!!!! Já estou concorrendo ao sachet (so cute!!!) e seguindo seu blog, que é fofo demais!!!!
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  12. Dri, eu também não sabia nem metade de alguns conceitos que pude abordar com a Taís! Nem que podia ser feito online, o que achei super prático e em conta. E, da forma que ela faz, é bastante personalizado, quase artesanal!
    Que bom que gostou do post!!!! Bjs mil!

    ResponderExcluir
  13. Monize, eu também não sabia e adorei descobrir! rs
    Hoje em dia existe mesmo de quase tudo...graças a Deus, né? rs
    Beijão, querida!

    ResponderExcluir
  14. Gente, só agora pude entrar no blog novamente e ver essas delícias de comentários! Vou dormir feliz! Obrigada a todas as meninas que comentaram e que gostaram da entrevista. Foi uma alegria muito grande conhecer o blog e ter esse espaço e carinho tão grandes vindos da Fabi e de todas vcs!

    A consultoria on line é muito prática e bem completa. Tenho certeza que vai ajudar muita gente, desde estudantes até o pessoal que já está ai no mercado de trabalho a muito tempo e nas mais diversas áreas. Vai dar o start e up que talvez estejam faltando! E não só pra área de trabalho, mas pra vida em geral, que é o que a gente mais gosta!!!

    Se vcs quiserem mais informações meninas, podem me escrever: taisrolim_estilo@yahoo.com.br

    Vou ter o maior prazer em ajudar a todas!

    E sigam o blog tbm, pq em breve teremos sorteio por lá tbm, tá certo!

    Bjos grande a todas!

    PS.: Cristiano namorado da Fabi, talvez nós sejamos parentes distantes pq eu tbm sou Moura!

    ResponderExcluir
  15. arrazou

    Linda, amei a parceiria.... deixa eu te contar. No meu Blog esta rolando um sorteio... se vc puder me dar uma força www.meninainteligentedesalto.blogspot.com Inscreva-se!!!

    ResponderExcluir
  16. Amei essa entrevista. Seu blog é totalmente Up, e tem um conteúdo de moda e beleza que seduz as leitoras, já me tornei sua seguidora. bjs

    http://lojadabelezanegra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Cintia, Preta, fico feliz demais que tenham curtido o post e o blog! Espero ver vocês comentando em muitos outros posts! Sejam bem vindas!
    Taís, sem palavras pra te agradecer, querida! Você virou sucesso absoluto entre nossas leitoras, e ficamos muito felizes por isso!
    Será que o Cris é seu parente perdido?! rs... até falei com ele, que comentou que ia ler seu comment pra responder.
    Beijo enorme para todas!!!

    ResponderExcluir
  18. - Cara Taís, não fiz esta pesquisa, mas embora a família do meu pai (família Moura!) seja quase que toda do nordeste, isso não elimina a possibilidade de existir raízes no interior de São Paulo, quem sabe,...! No mais, como colaborador do "Experimenta, amiga!", agradeço pela entrevista e espero que esta parceria seja produtiva e proveitosa tanto para nós do blog, quanto para você! Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Este blog é uma representação exata de competências. Eu gosto da sua recomendação. Um grande conceito que reflete os pensamentos do escritor. Consultoria RH

    ResponderExcluir
  20. Fico muito feliz, viu? Super obrigada pelo comentário e que nos vejamos sempre por aqui! ;)
    Beijos,
    Fabí

    ResponderExcluir
  21. Este blog é uma representação exata de competências. Eu gosto da sua recomendação. Um grande conceito que reflete os pensamentos do escritor. Consultoria RH

    ResponderExcluir
  22. Este blog é uma representação exata de competências. Eu gosto da sua recomendação. Um grande conceito que reflete os pensamentos do escritor. Consultoria RH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra receber um comentário como esse! Muito obrigada mesmo!
      Espero que se sinta mais do que convidada a conhecer mais do blog.
      Um beijo grande,
      Fabí

      Excluir