sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Retrospectiva Fashion 2011

2011 foi um ano definitivamente movimentado na moda. Podemos dizer isso porque acompanhamos de pertinho esse entra-e-sai de tendências para deixar tudo registrado no blog! Portanto, quem esteve conosco ao longo de 2011, também esteve por dentro de toda essa loucura. 

Mas, se você só passou a estar com a gente recentemente, ou se adora fazer uma retrospectiva básica, fica que vai ter uma das boas. Vamos revisitar todas as tendências realmente importantes de 2011, que deram e que não deram certo. Veja em quantas delas você apostou!


DEU A LOUCA NAS CALÇAS
Saruel, Carrot, Boca-de-Sino, Boyfriend, Pantalona, Corsário, Flare. Todas essas calças passaram por 2011 dando opções a todas as preferências e todos os tipos de corpo. Mas nem todas tiveram o mesmo destino. 
Saruel e Flare ficaram restritas aos armários das Fashionistas mais ousadas. Quem usou, ficou entre antenada e fashion victim, já que a aceitação das duas como tendência não pegou de jeito. Embora a Saruel tenha se despedido prometendo voltar um dia para reverter esse fracasso, a Flare continua por aí, tentando sucesso em 2012. Quem sabe você não acaba saindo de calça de pijama no próximo ano também?
A Boyfriend e a Boca-de-Sino começaram o ano com gás total, mas foram rapidamente entrando em declínio, e acabaram perdendo o posto antes mesmo de subirem ao trono. Fica para a próxima. 
A Pantalona conseguiu um grande feito: deixou de ser apenas uma tendência para se tornar um clássico. Independente do entra e sai da moda, ela pode ser usada sim, e fazer bonito, sempre! Sorte de quem é fã do estilo! 
A Carrot provavelmente foi dessas a mais bem sucedida em 2011. Apesar da tendência já ter ido para o espaço, ocupou seu lugar ao sol por uns bons meses, e ultrapassou a barreira das fashionistas, virando febre entre as celebridades e entre as antenadas (que sabem o que se passa, mas não mergulham em qualquer tendência, selecionando a dedo o que realmente vale a pena). Parabéns a esse modelo improvável e ousado que conquistou o povo e o blog (ganhou até matéria própria na Trendy Tuesday ). 
E a Corsário? Bom, ela não pegou em 2011, como previsto, mas vem como ameaça, digo, promessa em 2012. Bem provável que falemos mais dela nos próximos meses, mas, antes que isso aconteça, já vou logo dizendo que não é das minhas preferidas. Quem tem panturrilha mais grossinha deve procurar passar ao largo dessa tendência, já que sempre acaba parecendo o Hulk quando se transforma (experiência própria). 



ANIMAIS À SOLTA
Oncinha pintada, zebrinha listrada e coelhinho peludo...vieram com tudo! O animal print teve fôlego para cruzar o ano, e os animais invadiram a cidade com muito estilo. Eu, que sou louca por oncinha, curti com vontade a tendência. O problema é que, como toda tendência bem sucedida, o animal print orkutizou, né? Para descansar um pouco a imagem desgastada, oncinhas, tigres, vaquinhas e zebras tiraram férias..mas outros animais assumiram o front! Entraram em cena os répteis! Cobras então, ganharam status de must have. E a tendência ainda promete resistir a 2012. Para quem curte estar na crista da onda, vá de Python em blusinhas de tecido fino, em bolsas e sapatos. Mas, para quem prefere a vanguarda, vá de crocodilo. Especialmente se for azul. 
Mas se há uma coisa que ficou comprovada, para a nossa alegria, é que os animais só entram na moda se SINTÉTICOS! Naaaaada de peles naturais, pelo amor de Deus! Tivemos a honra de ver, no começo do ano, a Arezzo lançar uma coleção com peles naturais, e ter que tira-la das vitrines no mesmo dia, diante da comoção de clientes e...blogueiras! A consciência deve SEMPRE ser o norte da moda. 



DEU NO COURO
O Couro esteve com tudo em 2011, e promete continuar em alta em 2012. No inverno, arrasou nas bombers e perfectos, e, no verão, ganhou cores de sobremesa e textura mais leve, carimbando passaporte em temperaturas mais altas, inclusive como vestido. Olho nele!



AOS SEUS PÉS
As Ankle Boots tomaram o mundo de assalto (falamos delas aqui) e fizeram MUITO sucesso! Só que, com a temperatura subindo, foram dando espaço às espadrilhas, maiores estrelas do verão. Mas, se podemos dizer que um modelo de sapato cruzou o ano inteiro em alta, definitivamente, falaremos das sapatilhas!





BOUDOIR
Não pegou tanto quanto pretendia, mas a tendência onde a sensualidade das lingeries, rendas e transparências é a estrela da noite, pisou forte na passarela esse ano. Fashionistas e celebridades vestiram a camisa (ou seria camisola?!), e até as antenadas apostaram em uma peça ou outra. Mas não foi dessa vez que o Boudoir conquistou o mundo. 

SAIAS
As plissadas arrasaram e continuam em alta (falamos delas AQUI), mas as estrelíssimas do ano foram as saias longas! Da leveza dos modelos fluidos para o dia, à sensualidade das fendas estilo anos 40 para a noite, o comprimento no tornozelo foi sinônimo de elegância e radar ligado!



XADREZ
Xeque-Mate na moda esse ano! O inverno foi das camisas xadrez, sem sombra de dúvidas (falamos delas aqui). Mas, com a chegada do verão, ela foi dando espaço a outra tendência que vem com tudo, às listras. 



TROVÃO TROPICAL
Voltou com tuuuuuuuuuuuuuudo a tendência tropicalista da moda. Muitas aves, flores selvagens, folhas e árvores nas estampas, cores vivas e mescladas a partir do verde, e materiais como penas, palha, corda e madeira. A tendência continua em alta por todo o verão, portanto, se você ainda não aderiu, as portas estão mais do que abertas. 



CORES
Não foram tão bem sucedidas quanto se anunciava algumas cores como o Roxo, o Conhaque e o Pink. Mas se houve uma cor que colocou o ano debaixo do braço, definitivamente, essa cor é o Azul Klein. O mundo se vestiu de tampinha de caneta Bic! Uma tendência super estilosa que já deixa saudades! 

Vivemos dias de Color Block intensos, e agora, mergulhamos na harmonia do Color Merge! 
Mais para o fim do ano, vimos chegarem as novas tendências, que prometem fôlego para 2012: esmeralda, coral, laranja e amarelo. 
Outros destaques em 2011? O branco total e a mistura do preto e do dourado. 







ANOS 90
Outro destaque absoluto dessa retrospectiva foi a invasão loucaaa dos anos 90! Algumas coisas vingaram, como a bolsa saco, o jeans em tudo, as espadrilhas, as camisas xadrez, o estilão tropicaliente e as transparências. 
Outras, gracas ao bom Deus, tiveram todo um investimento, mas tomaram um cartão amarelo. Quem foram elas? Os tamancos, o body (nãooooo) o macaquinho, os conjuntinhos e as roupas de bali e os shortíssimos. Quando a Corona voltar a cantar, me avisem!



LADYLIKE COROADO
O estilo Lady deixou de fazer parte do efêmero entra-e-sai da moda e virou clássico! Se eternizou de vez esse ano, com a consagração de vários estilistas, mas, principalmente, de Marc Jacobs no inesquecível Carrossel da Louis Vuitton (veja aqui). Lindo!!!!!!




Essas foram as principais coisas que nos fizeram apertar o armário em 2011. Curiosa para saber o que vem em 2012? Fique de olho no blog e...divirta-se! Feliz ano novo e feliz looks novos!


3 comentários:

  1. hummm super legal seu blog =) seguindo com certeza, adorei. vem me seguir tb que vou ficar super feliz, beijinhos linda e um feliz 2012!!!!

    http://girlscosmetic.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. - Vida, excelente retrospectiva! Aliás, esta só vem a confirmar que o blog esteve sempre antenado neste ano, apresentando ótimos posts e reportagens para suas seguidoras. Que venham muito mais posts com o nível de excelência do "Experimenta Amiga!" neste ano de 2012! Parabéns, todos!

    ResponderExcluir
  3. OI, Thayane! Que coisa boa, obrigada!
    Vou passar lá no seu agora mesmo para conhecer!
    Beijo grande e ótimo 2012!!!
    Fabí

    ResponderExcluir