sábado, 23 de abril de 2011

Para a farmácia ou para a feira?



Se você é daquelas que mal sente uma dorzinha ou um desconforto e já corre para a farmácia, é bom ler este post!

A eficácia dos remédios produzidos pela indústria farmacêutica é inegável! Vários dos nossos males são rapidamente sanados graças aos anos que levaram a medicina ao patamar em que se encontra hoje. No entanto, o lado ruim disso, é que nossa sociedade, cada vez mais, consome remédios de forma e em quantidades indevidas.

Esse abuso, não só nos causa problemas colaterais, como vicia nosso organismo aos medicamentos usados. A pior consequência disso é que nossos pequenos problemas vão se tornando cada vez maiores e cada vez mais resistentes aos componentes que deveriam combatê-los.

A solução para isso pode estar mais próxima do que você imagina. Os tratamentos fitoterápicos buscam na natureza (especialmente nas folhas e nas ervas)a solução mais eficaz e menos agressiva para nossos problemas de saúde. Ao invés de remédios, chás, infusões, misturas com mel...várias opções que podem trazer a melhora sem causar novos problemas. Importante lembrar que todo tratamento fitoterápico deve ser fruto de uma pesquisa sólida, e que as ervas devem ser compradas em feiras e lojas conceituadas, para que não se caia na velha armadilha do charlatanismo. Fugindo também de qualquer promessa milagrosa de cura através de ervas que só são vendidas por determinada marca, a garantia de estar consumindo o produto certo é sempre maior.

Tomados os devidos cuidados, pronta para ter uma sacola da farmácia menor e um carrinho de feira mais cheio? Então, atenção para nossas dicas para alguns dos problemas mais comuns.

- Cálculos e problemas renais: Abacateiro (o queridinho dos rins funciona melhor quando do chá é feito com as folhas secas), Alfavaca (é diurético e elimina areias dos rins), Bardana (aumenta a urina e é ótimo contra cálculos renais), Douradinha do campo (elimina as pedras dos rins), Espinheira santa, Quebra-pedra, Zimbro (indicada para insuficiência renal crônica e pedras).

- Asma, bronquite e demais problemas pulmonares: Agoniada (ideal para asma e falta de ar), Alfazema (asma), Assa-peixe (tiro e queda contra aquelas tosses que não vão embora e para a bronquite), Cavalinha (contra tuberculose e demais complicações pulmonares), Douradinha do campo (bonquites e tosses), Eucalipto (gripes, bronquite, asma), Guaco (um dos maiores inimigos das tosses!), Jaborandi (gripe, laringite, bronquite e edemas pulmonares), Papoula (tosse e asma), Salsa (o suco, misturado com leite, abranda a asma), Tansagem (chá ideal para quem deseja parar de fumar, combate ainda a tosse, a asma e a tuberculose).

- Pressão alta: Alcachofra (faz baixar a pressão arterial), Stévia (o uso contínuo combate a hipertensão), Tarumã (combate a pressão alta).

- Problemas coronários: Alfazema (combate a neurosa cardíaca), Amor-perfeito (combate as palpitações cardíacas), Chá-mineiro (evita a arteriosclerose), Erva-cidreira (combate palpitações e taquicardias), Erva de Passarinho (tem ação tônica-sedativa sobre o coração), Erva de Santa Maria (combate a angina, má circulação e palpitações do coração), Sete-sangrias (combate o colesterol e fortalece o coração), Urucu (o chá das sementes é indicado para combater todos os males do coração).

- Azia, má digestão, refluxo e problemas estomacais em geral: Alcachofra (indicado para distúrbios digestivos), Anis (é digestivo e combate a azia), Araruta (combate dispepsias), boldo do chile (tônico que auxilia nas digestões difíceis), Camomila (combate indigestões, gases, debilidades do estômago, falta de apetite e cólicas), Cardamomo (estimula o apetite, alivia gases intestinais, normaliza distúrbios gástricos), Cravo da índia (digestivo e combate gases), Erva Cidreira (combate as afecções do estômago), Espinheira Santa (neutraliza o ácido no estômago), Funcho (digestivo e combate gases), Gervão (combate dores no estômago), Malva (combate parasitas e inflamações no estômago), Noz-moscada (digestivo), Salsa (abre o apetite e facilita a digestão), Baunilha (aumenta o apetite e tonifica o estômago)Endro (combate ânsias de vômito).

- Problemas no fígado: Abacateiro (combate cálculos biliares), Acachofra (indicada para distúrbios hepáticos), Alfazema (combate afecções do fígado e do baço), Amor do campo (combate doenças do fígado), Bardana (depurativo do fígado), Boldo (tônico que combate afecções e cálculos do fígado), Dente de Leão (conhecido no combate aos males do fígado), Guandu (a raiz é usada contra males do fígado em geral), Pico-Pico (desobstruente do fígado).

- Reguladores de intestino: Abacateiro (combate a diarréia, gases intestinais e os vermes), Anis (combate diarréia crônica), Boldo (indicado para prisão de ventre, gases intestinais), Confrei (inflamações dos intestinos- seu uso não deve ser continuado), Dente de leão (combate gases intestinais, prisão de ventre), Guaraná (desinfetante intestinal), Hortelã (prisão de ventre, vermes), Sene (Possui propriedades purgativas, laxativas, depurativas e febrífugas), Sete-Sangrias (limpa os intestinos e é eficiente contra diarréia).

- Insônia, ansiedade e agitação: Anis(provoca sono e facilita trabalhos intelectuais), Camomila (tem ação calmante), Catuaba(combate sono agitado e problemas de memória), Erva cidreira (regulariza nervos e insônia), Guaco (calmante), Malva (calmante dos nervos e dores em geral), Maracujá (é calmante e combate a insônia), Papoula (calmante), Stévia (indicada contra insônia, depressão, fadiga cerebral).

- Herpes: Amor-do-Campo

- Diabetes e problemas no pâncreas: Carqueja (útil no combate à diabetes), Erva de Passarinho (as folhas e flores são eficientes no controle da diabetes), Sálvia (tem ação sobre o pâncreas em caso de diabete), Picão (remédio natural mais conhecido no combate à diabetes e males do pâncreas).

- Anemia: Arnica, Artemísia, Calêndula, Carqueja, Confrei (útil nas anemias, aumenta os glóbulos vermelhos), Ipê Roxo (aumenta os glóbulos vermelhos e tem ação sobre as células que crescem desordenadamente).

- Dores de cabeça: Arnica, Erva-Cidreira, Malva.

3 comentários:

  1. Mamis adora um remédio caseiro, mas não sou muito chegada, só o boldo mesmo no pós ressaca, pq sou asmática crônica, nenhum xarope com ervas e mel me fez respirar direito.
    Em alguns acredito, outros não....
    Obrigada por comentar no http://femininaevaidosa.blogspot.com/
    Estou te seguindo...
    Segue tb?

    ResponderExcluir
  2. Pois é, sou asmática também e bem sei que, contra certas coisas, só remédio mesmo! Mas quando os problemas são menores, não custa a gente tentar alternativas menos nocivas, né? Rs.
    Obrigada por nos seguir e pelo comentário!
    Seguindo seu blog também!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. - Parabéns por mais este post, vida! É bom deixar um pouco de lado o vício dos remédios para qualquer problema e buscar alternativas mais naturais para variar! Tema e dicas úteis para todos!

    ResponderExcluir