quinta-feira, 16 de junho de 2011

Quer saber o que as blogueiras andam lendo? A gente conta!


Falar de moda, de beleza, de decoração e de comportamento é delicioso! Quem é antenada e acompanha as tendências, os lançamentos, os modismos, sempre tem na pontar língua o nome do último esmalte da Chanel, do batom vermelho poderoso da M.A.C, e daquele corretivo que apaga todos os vestígios de olheiras da Shiseido. Mas será que ser bem informada se resume a isso?

Quando eu era pequena, me apaixonei pela leitura, e entendi que dali tirava referências e informações que não estavam em qualquer outro lugar. Com o advento da internet, muita gente passou a ler notícias por clipping, e juntar pedaços de informações por sites, blogs e redes sociais. Nada de errado nisso, pelo contrário...mas desde que seja um complemento! Todo o conteúdo de internet, as revistas (não vivo sem as minhas, religiosas 6 por mês, todas femininas), o You Tube, tudo isso é fascinante! Mas não substitui o bom e belho livro...ainda que tenha se tornado um e-book!

Como campanha para que a leitura seja retomada, e até considerada fashion (tem coisa mais elegante do que uma mulher culta e inteligente?!), resolvi fazer esse post, e contei com o apoio de várias das minhas blogueiras preferidas, que dividiram com a gente o que estão lendo no momento, e o que geralmente gostam de ler.

Ficaram curiosas pra saber o que povoa a estante e a mesinha de cabeceira dessas moças chiquérrimas? A gente conta! Confira:

A consultora de imagem Taís Rolim, autora do Blog "Estilo Delivery", que a gente adora (e entrevistou nesse post AQUI), é uma leitora compulsiva! Topou participar do post na hora, e nos contou o seguinte: "Estou lendo "O código do Vestir", de Toby Fischer-Mirkin. E "Comer Rezar Amar" eu amo e nunca me canso! Também gostaria de indicar "O Castelo de Vidro" e "Enquanto o amor não vem"... São geniais!". Indicações anotadas, meninas?


A Dafne, autora do Blog "Elfinha.com", adora livros chiques, bem femininos e relacionados à moda e assuntos típicos que toda mulher ama! Nos contou o seguinte: "
Estou lendo "Casório" da Marian Keyes, semana passada terminei de ler "Segredos de uma Sapatólatra"! Adoro chick lit! =)" Nós também, Dafne!!!!


A Faby Marreiro, autora do Blog "Rosa com preto", está lendo "O futuro da humanidade - a saga de um pensador", de Augusto Cury, que parece super interessante!


A Karina, autora do FOFÍSSIMO Blog "Maria Antonietinha", também nos contou sobre suas paixões literárias: ""Maria Antonieta" de Antonia Fraser é o que eu estou lendo agora. Mas gosto de ler sobre culturas e também sobre comportamento. Não sou muito de ficção, neste caso só leio os clássicos, raramente um título de ficção me seduz. Ah, leio bastante sobre gastronomia também e sobre arte, principalmente Impressionismo. E claro, sobre viagens!". Cultura em primeiro lugar!


A Maressa, autora do "Moda com M", está se deliciando com o "Selva de Batom", da Candace Bushnell.


A Danielle Galdino, autora do Blog "Na Maleta" (que sempre tem dicas de algum produto que você TEM QUE COMPRAR!), também dividiu suas preferências literárias com a gente: "
Estou
lendo agora, aliás já li inúmeras vezes: "Um dia minha alma se abriu por inteiro" da Iyanla Vanzant. Gosto muito dos livros do Osho também!!"
.


A Ingrid, uma das Kats do Blog "Katbox" (um dos nossos queridinhos! Super criativo e com ótimas dicas!), deu uma ótima dica: "No momento estou lendo "Como a geração Sexo-Drogas-e-Rock'n'Roll salvou Hollywood". É um livro sobre a indústria cinematográfica. É um livro pra quem é apaixonado por esse mundo do cinema. Gosto bastante de biografias. Em geral, são mais interessantes que ficção!". Ficaram curiosas para ler esse sobre Hollywood? Eu fiquei!


A Karen, autora de outro Blog que amamos, o "Delineadas", foi outra que prontamente quis participar, e nos mandou um relatório super bacana sobre o que lê:
"A Fabi me pediu pra contar o que ando lendo e eu prometi pra mim mesma que tentaria ser breve, rs...
Bom, eu prefiro de longe literatura estrangeira, faz muito mais o meu gosto e alterno bastante o gênero entre eles.
O último que li foi “Eu mato” do Giorgio Faletti que é um romance policial incrível, daqueles de tirar o fôlego, eu amo!
Também gosto muito de romances como o marcante “Querido John” de Nicholas Sparks.
O próximo na lista é o também policial “Desaparecido para Sempre” de Harlan Coben, ah leiam “Não conte a ninguém” do mesmo autor. DE-MAIS!
E entre um livro ou outro sempre rola uma revista Marie Claire ou Nova. Gosto bastantão também."


A Viviane, do Blog "Das Mariazinhas", é outra que acha que leitura é um hábito imprescindível, e nos contou tudo sobre o que mais gosta: "
Leitura é um hábito que não perco, mesmo com a internet gosto de sentar e ler um livro, me relaxa, me faz bem.
Atualmente estou terminando o Comer Rezar e Amar, acredite, assisti ao filme e só então decidi ler o livro, estou adorando! Os livros nos fazem imaginar a cena, o rosto da mocinha, o sorriso do mocinho, rsrsrs!
Sou muito eclética, gosto dos títulos que prendem minha atenção, independente se for romance ou ficção científica, aqueles que você começa a ler e não quer mais parar.
Alguns que eu recomendo: " A menina que roubava livros", " O menino de pijama listrado", "Por um fio" de Drauzio Varela".

A Pauline, do "Cheia de Charme" (outro Blog que a gente sempre lê!), nos contou tudinho sobre o que lê, para lazer, e para ser uma jornalista cada vez melhor: "Eu procuro ler bastante sobre comportamento, neurociência, jornalismo, marketing e comunicação digital.
Um livro maravilhoso que li há pouco todo e indico a todas as meninas de todas as áreas profissionais e de todas as idades é Por que a gente é do jeito que a gente é? do Eduardo Ferraz.Nesse livro fantástico, o autor estimula o raciocínio sobre a formação de nossa personalidade e instiga o autoconhecimento através de estudos em comportamento, psicologia e neurociência e de sua vivência profissional.Com apoio científico, passamos a nos entender melhor e a compreender porque as coisas funcionam do jeito que funcionam, ou seja, como o próprio título já diz: Por que a gente é do jeito que a gente é?Entre cases e reflexões propostas pelo autor, aprendemos a como descobrir e aperfeiçoar nossos talentos através do autoconhecimento, entendendo assim a diferença entre as pessoas e a necessidade de saber lidar com elas.A linguagem é bem humorada e de fácil compreensão. Se joguem que vale cada segundo da leitura!"

A chiquérrima Patrícia Mattos, do "Le Blog" (que a gente AMA!), também foi super gentil em nos contar tudo sobre o que está lendo, e o que costuma ler:
"Estou lendo dois livros no momento: "Cozinha Confidencial" de Anthony Bourdain que conta toda a sua trajetória até se transformar em um grande chef de cozinha em New York. É um livro muito bem escrito e mostra a realidade de trabalhar diariamente na cozinha de restaurante para que tudo saia perfeito mesmo com as dificuldades encontradas no caminho. Quem gosta deste universo vai amar!(Companhia das letras, 376 páginas) e "Só Garotos" de Patti Smith onde ela conta sua história ao lado do fotógrafo Robert Mapplethorpe, enquanto os dois tentavam ser artistas. "É uma história interessante que se passa em uma Nova York meio hippie do final dos anos 60 e começo dos 70."(Companhia das letras, 280 páginas)"


A Ana, do "Milkshakeando", me mandou um e-mail com o que mais gostava de ler, e descobrimos uma grande paixão em comum. Os livros de terror, em especial "A Hora das Bruxas", de Anne Rice! Rendeu vários papos, e, com certeza, espero que renda muito mais. Sinal de que a leitura também traz amigos! Veja o que mais ela curte:
"Eu gosto de ler histórias de fantasia, como Abarat, Harry Potter, Guerra dos Tronos (do seriado Game of Thrones); eu lia Anne Rice quando ela escrevia sobre bruxas e vampiros; leio chick-lits como Melancia, Gossip Girl, Bridget Jones e adoro Mitologia e suspense. Terror é minha praia, também. Li o Exorcista. Amei mais que o filme.Leio de tudo um pouco, mas livros históricos, políticos, eu não curto tanto. Acho que é porque nunca fui mega fanzoca de História. Vai entender.No momento, estou lendo o primeiro volume de Guerra dos Tronos e O Efeito Sombra. O primeiro se passa na Idade Média; há seres estranhos rondando o reino e várias trapaças para definir quem irá governar. Muito interessante, tem momentos que dá uma raiva! Hahaha! Já o segundo, é um livro de auto-ajuda. Achei muito interessante pois ele apresenta as várias faces do nosso lado mais sombrio e sugere algumas formas de aceitá-lo e aprender a domá-lo. Estou curtindo!Fora esses, ainda tenho uma lista imensa de livros a terminar, como a série Pretty Little Liars; Sociedade Secreta; Abarat -Days of Magic, Nights of War ; série do Percy Jackson." Uau!


A Cris Menegussi, do Blog "Cris Menegussi", também correu pra nos contar o que gosta de ler: "No momento comecei ler Anjos e Demônios do Dan Brown..meu escritor favorito!!
Eu amo as histórias " pseudoreais", de conspirações e irmandades secretas q ele tem!
Código Da Vinci é um dos meus livros favoritos..tb gosto de drama e histórias baseadas em fatos reais".


Também tivemos como convidada a Bia, do Blog "Vou de Rosa". Ele contou o seguinte: "Tenho preferência por livro gospel. Terminei de ler recentemente Bom dia Espírito Santo e o Nome de Jesus. O próximo que vou começar a ler será "Quem é Deus".
Aqui em casa eu e meu marido temos mais de 200 livros evangélicos e já li muitos deles."


A minha queridíssima Lili, do Blog "Peruas em ação" (adoro!!!!), que devora livros, me falou sobre o que "come" com mais frequência:
"Ponto de Impacto - Dan Brown - Livro anterior ao Código Da Vinci, ainda não traz o famoso persongem
Robert Langdon.
Um suspense interessante que tem como cenário as artimanhas políticas na campanha para presidente
da república dos EUA e a NASA.
O que eu costumo ler:
Sou apaixonada por suspense, tanto em livros como em filmes.
Mas também sou fã de carteirinha de Gabriel Garcia Marquez e Caio Fernando Abreu. Também gosto
de ler Friedrich Nietzsche."


Já euzinha, Fabí, autora do Blog "Experimenta, amiga!" (conhecem?!), estou terminando de ler "Dumakey" do mestre Stephen King (um dos meus escritores favoritos, de quem devoro compulsivamente todos os livros incríveis de suspense) e, em seguida, engato a leitura do novo livro da Miriam Leitão, sobre a saga do povo brasileiro por uma moeda forte (já comprei e estou super interessada nele! Depois conto o que achei). Em geral, sou bastante eclética. Amo os clássicos e volta e meia releio meus preferidos de Kafka, Dostoiévski e Shakespeare. Adoro filosofia e Platão e Nietzsche são minhas maiores paixões! Livros de terror SEMPRE me atraem, e fico super frustrada quando não é bom! Gosto muito de política, História e economia também. Mas, por mais que possa soar estranho diante de tantas referência diferentes, meu livro preferido, que eu releio a cada fase da minha vida (e em cada fase ele ganha um novo significado) é "O pequeno príncipe". Nada pra mim foi escrito com igual intensidade. Simples e muito complexo ao mesmo tempo. Fora isso, JAMAIS perco uma Vogue, Elle, Bazaar, Nova, Lola ou Marie Claire. Além de ler todos os dias o que essas blogueiras maravilhosas e antenadíssimas produzem em seus blogs!


Espero que tenham gostado das dicas, e que dividam com a gente o que vocês andam lendo também. Não importa o gênero, nem o tamanho do livro. O importante é que você conserve sempre o hábito da leitura.

12 comentários:

  1. Vou comprar amanhã o Cozinha confidencial, ótima dica! Bisous

    ResponderExcluir
  2. Que delícia!! Adorei o post!!
    Amo ler, estou lendo Querido John e procurando Castelo de Vidro para comprar. Li a resenha dele numa revista e fiquei encantada! Que bom saber a opinião de outra pessoa!
    Cris, você com certeza vai adorar Anjos e Demônios! Eu li em uma única noite!!! \0
    Anotei todas as dicas, já entraram para a minha lista.
    Beijos para todas!! Boa leitura!

    ResponderExcluir
  3. Meninas, que post lindoo! Parabens a tds as blogueiras que participaram! Ficou muito legal!

    http://www.art-personalizada.blogspot.com
    http://www.suzananacci.blogspot.com

    Beijos!

    @Su_Nacci

    ResponderExcluir
  4. Ah, e eu amo A metamorfose do Kafka e o Humano, demasiado humano do Nietzsche! ;-) Bisous

    ResponderExcluir
  5. Miga, que post maravilhoso! Bom saber que as blogueiras tb amam livros!
    Ah, tb sou fã de Kafka e Dostoiévski.
    Parabéns pela iniciativa do post e já fiz uma listinha de livros aqui com as indicações das meninas,
    Beijos,
    Lili

    ResponderExcluir
  6. Fabi, o post ficou lindo! Parabéns! Já vou indicar lá no meu blog!
    Concordo com a Viviane e vou até além, saudosa e poética que sou, as imagens que construo durante minhas leituras são tão fortes que pernamecem na imaginação como se fossem cenas de filme... Comer Rezar Amar foi assim! Adoro...
    Castelo de Vidro é surpreendente, depois dele tive a certeza de que preciso escrever sobre minha família tbm! E 'Enquanto o amor não vem'
    é da mesma autora da indicação da Danielle Galdino, eu tbm super recomendo!
    Adorei as indicações meninas, como a Fabi disse, leitura é importante e uma atitude fashion!

    Bjos pra todas e visitem o blog: http://www.trconsultoriadeimagem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Meninas, esse foi com certeza um dos posts mais bacanas até agora, e que me deixou MUITO feliz! Obrigada a cada uma por ter dividido suas paixões literárias comigo! Aposto como várias seguidoras vão gostar das dicas, e eu mesma peguei algumas pra mim! rsrs...
    E AMOOOO a Metamorfose do Kafka (como todos dele), e Ecce Homo do Nietzsche, que é uma mega paixão minha tb.
    Vocês são o máximo! Estamos todas de parabéns!
    Bjks!!!

    ResponderExcluir
  8. Cozinha Confidencial é ótimo mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Ebaaaa!!! AMEI esse post!!! Vou catar nome de um bando de livro novo pra aumentar minha lista! Hahahah
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  10. - Vida, nem preciso lhe dizer que amo ler! Dependendo do livro, gosto da sensação de escape da realidade, e óbvio, do fato de a cada leitura agregar mais e mais conhecimento! Quanto ao que leio, na verdade, seria mais fácil enumerar o que eu não leio, já que gosto de tudo um pouco! Desde de Filosofia (vários!), Literatura (Especialmente inglesa!) e Mitologia (amo!); Passando por Ficção (Michael Crichton, Dan Brown, etc!), Romances (Sidney Sheldon, Agatha Cristhie, John Grisham, Harlam Coben...aliás, mencionado pela sua seguidora Karen, através do livro "Não conte a ninguem, que é ótimo!), Suspense (Stephen King, óbvio!); passando por vários outros, além de jornais, até chegar nas Hq's, que não tenho vergonha em dizer que adoro! Quanto aos últimos, li uma coletânea de contos de Franz Kafka (A Metamorfose / Um artista da fome / Carta ao pai!) e no momento estou terminando "Linha do Tempo" do Michael Crichton! Enfim, excelente post vida, mostrando que este realmente é um blog diferenciado, não apenas devido a você, mas por aqueles que o seguem! Todos!

    ResponderExcluir
  11. Ei Fabí!
    Ameeei o post!Ficou lindo!Parabéns!
    Divulguei tá?!
    http://moda-comm.blogspot.com/2011/06/sls_18.html
    bjão!

    ResponderExcluir
  12. Adorei esse post! Bom que ganhamos dicas de livros, para todos os gostos!!! E eu amoooo ler!!! Muito bom!!!!



    http://popularnorio.blogspot.com/
    beijos

    ResponderExcluir