domingo, 23 de outubro de 2011

Miss Plus Size Carioca 2011: O "plus" que inclui as diferenças



Na noite de hoje, aqui no Rio de Janeiro, será disputado o título de Miss Plus Size Carioca 2011. Essa será a segunda edição do concurso, que, no ano passado, teve como primeira Miss Plus Size do Brasil, Tatiana Gaião, que é LINDA, como vocês podem ver na foto abaixo.



Tatiana, que veste manequim 48, é um exemplo de superação. Os quilos a mais, que antes rendiam medos, inseguranças, preconceito e muitos projetos engavetados, hoje dão lugar a um título inédito no Brasil, muitos contratos e contatos, fama, dinheiro e projetos realizados e em andamento, como o livro que escreveu sobre autoestima.

Para quem Tatiana vai passar a faixa? É o que querem saber as 39 mulheres que vestem mais do que 46, e querem mais do que o posto de gordinha engraçadinha: querem ser misses, representantes legítimas da beleza que representam!



A moda plus size e a valorização da beleza de mulheres que tem mais quilos do que a ditadura da moda permite, já é tendência internacional há algum tempo. Mas, no Brasil, uma das pioneiras foi a modelo Flúvia Lacerda, que mora nos Estados Unidos há anos, realizando trabalhos de moda e publicidade, e considerada uma das mulheres plus size mais bonitas do mundo.



É interessante ver que, mais do que uma faixa e uma coroa, essas misses estão abrindo mais portas e oportunidades para muitas mulheres que tinham o peso como obstáculo na luta por um lugar ao sol do mundo da moda, e, também, fazendo com que tantas outras plus size nas ruas não se vejam menos bonitas ou menos capazes por causa da balança.

Querer emagrecer ou não é um direito de cada mulher. Ninguém é obrigada a se manter em um peso, alto ou baixo, no qual não se sinta bem. Mas o importante é entender que, salvo por motivo de saúde, nenhuma mulher PRECISA emagrecer para se enquadrar! O mundo sim, é que precisa se modificar. A visão do que seja bonito sim, é que precisa deixar de ser estreita, para incluir mais medidas no seu âmbito.


Que o "PLUS", que em inglês significa mais, possa também agregar, adicionar as diferenças que, somadas, só tornam o todo mundo melhor, mais bonito e mais democrático! Qual o seu peso ideal? Aquele que te faz feliz!


Parabéns a todas as candidatas da noite de hoje, que já são vencedoras por quebrarem paradigmas! E que a representante das cariocas Plus Size eleita possa estar à altura de cada uma delas.

Para terminar, um vídeo do Mika (quem não AMA o Mika?!) que tem uma mensagem para as moças que estão acima do peso, e não se sentem bem por isso: Big girls,YOU ARE BEAUTIFUL! E tenhamos dito!

7 comentários:

  1. Fabi arrasando! Super inspirado o post!
    Mika é gênio, e as moças do vídeo são um sonho de lindas!
    Mas vamos falar do concurso...
    Dei uma olhada nas fotos das moças que estão/estavam concorrendo ao título, e fiquei impressionada, existem sim mulheres lindas e gordas (eu sou um ótimo exemplo disso... rs) e infelizmente, as moças não me impressionaram, a maioria nem achei bonita de fato. Mas convenhamos tb não acho as candidatas a misses "tradicionais" sejam grande coisa.
    Valorizo muitíssimo a inciativa, e a auto estima de cada uma delas, mas tenho certeza que na platéia existiam muitas mulheres que mereciam mais o título, afinal, é um concurso de beleza e não de iniciativa.

    Tá valendo ano que vem eu me candidato! rsrsrs
    Beijo amiga, e de novo, mais uma vez, novamente... Que post inspirado heim! =]

    ResponderExcluir
  2. Dani, que bom que você gostou!!!! Pois é, concordo com você em gênero, número e grau: talvez por ainda ser a segunda edição do concurso, ainda não vemos um nível bacana de profissionalismo, ou uma exigência alta com as candidatas. Acho que poderíamos ter um Miss Plus Size no mesmo nível de um Miss Brasil SIM, candidatas não faltariam (concordo novamente com vc quando disse que na platéia deveria haver candidatas com potencial maior). Algumas eram realmente lindas, mas a maioria deixou a desejar. De qualquer forma, a iniciativa faz de todas elas mulheres incríveis, que merecem bem mais do que uma simples faixa.

    Apoiada a candidatura, heeeein? rs... vou pra platéia com faixa e tudo! rs.

    Obrigada pelos elogios, querida! Você sabe que é o tipo de post que inspira, né? Que se sintam igualmente inspiradas as beldades pós tam. 46, a terem cada vez mais orgulho de si mesmas.

    Beijo enorme!!!
    Fabí

    ResponderExcluir
  3. - Vida, nível do concurso à parte, destaque maior fica por conta da iniciativa e da mensagem de que a beleza vai além de números de manequim ou tipo de silhueta! Parabéns aos organizadores do concurso e a você pelo post. Todos!
    Ps: A vencedora foi Géssica Carneiro!

    ResponderExcluir
  4. Um dos melhores posts que li nos últimos tempos!
    Independentemente do nível do concurso, toda a menian que se candidatar merece, sim, nosso aplauso! Não podemos esquecer que, quer assumamos, quer não, vivemos em uma sociedade extremamente preconceituosa e hipócrita e o fato de essas meninas levantarem a bandeira contra o preconceito existente contra as gordinhas já é, por si só, digno de louvor!
    Bjs amiga!

    ResponderExcluir
  5. Cris, que bom que gostou, amor! Adorei você ter acrescentado o nome da ganhadora: YOU ROCK! Te amo!

    Déia, amei seu comentário! Fico feliz que tenha gostado tanto do post e confesso: foi mesmo um dos temas que eu achei mais bacanas de abordar aqui no blog! Muito legal ver quem teve a sensibilidade de entender a importância dele. Concordo com você: como eu escrevi no post, são TODAS campeãs pela coragem extraordinária que tiveram!
    Beijo grande!!!
    Fabí

    ResponderExcluir
  6. Não tinha visto este post!
    Obrigada pelo carinho!

    bjs

    Tatiana Gaião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, que honra tê-la aqui no blog!
      Feliz por você ter gostado do post ;)
      Nós todas, eu e as leitoras, é que agradecemos por seu exemplo incrível.
      Beijo grande e muuuito sucesso!
      Fabí

      Excluir