quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ok, você sabe falar de moda...mas você sabe pronunciar os nomes da moda?

Outro dia mesmo estava comentando com alguns amigos, como é corriqueiro ver gente que, supostamente, saca tudo de moda, falando errado o nome das marcas e dos estilistas internacionais. Acho que qualquer pessoa que não seja da área, não é obrigada a saber pronunciar corretamente nomes e palavras em uma língua estrangeira. Mas, para os profissionais do mercado, fica no mínimo feio tascar um "Hermê" no meio da conversa, dizer que amou a última clutch da "Botéga Venêta" ou que ainda não experimentou o batom novo da "Claríns". Mas atire a primeira pedra quem nunca hesitou diante de um Proenza Schouler! 

Para que ninguém mais precise fingir que ficou afônico, ou mude o assunto para futebol porque não sabe como se pronuncia corretamente alguns dos principais nomes relacionados à moda e beleza (especialmente franceses), vou dividir com vocês esses vídeos incríveis que encontrei na internet (God Save You Tube!), onde uma francesa que mora nos Estados Unidos ensina como pronunciar PERRRRRFEITAMENTE várias das marcas que já fizeram sua língua dar loopings. Preparadas para a aula, meninas? Voilá!






E então, todas afiadíssimas na pronúncia agora? Os vídeos não são uma mão na roda? Mas atenção: quando fui procurar por esse material, analisei direitinho e vi que era realmente de qualidade. Digo isso porque encontrei alguns, do mesmo gênero, made in USA, em que a pronúncia era completamente americanizada! Aí não adianta nada, né? Imagina, você linda e chique chegando em Paris e perguntando onde fica a Hermés desse jeitinho aqui:



Deus que me perdoe! Pra falar com esse "R" americano, a gente imita o Chico Bento e tá tudo certo! Epic Fail! Tipo do vídeo que não merece o menor crédito. 

Agora, para vocês verem que muita gente supostamente expert em moda derrapa feio, vou mostrar esse outro vídeo. É feito pela dupla de blogueiros do Chictopia, que é super badaladinho no mundo fashion. Olhem só que micão: eles se propuseram a fazer um vídeo mostrando a pronúncia correta do nome de alguns estilistas. Até aí, beleza (não é justamente o que estamos fazendo aqui? rs). Mas o problema é que eles pronunciam VÁRIAS coisas de forma erradíssima, dizem que a Carolina Herrera é italiana (Ela é Venezuelana. Na dúvida, Tio Google evitaria o vexame!), e ainda ensinam essas coisas como corretas. Por isso que eu digo: elegância também pressupõe conhecimento. Nada mais brega do que colocar uma banca que você não sabe manter, né? Confiram:



Viram só? Agora que vocês estão craques nisso, já podem dizer que sabem mais do que muito fashionista por aí! Chiques minhas leitoras, não?


7 comentários:

  1. não sou mto ligada nisso nem uso essas marcas, mas gostei de saber a pronúncia correta

    ResponderExcluir
  2. Flor, que estranho, não consegui abrir um videozinho sequer...
    :-(

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. - Vida, mais um excelente post! Informativo e útil, pois, seja qual for o assunto ou tema, nada mais "fashion" do que estar bem informado, saber falar corretamente e se fazer entender com "estilo"! Parabéns, todos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Patricia! Concordo com você! Mesmo que eu não seja expert em alguma coisa, não gosto de fazer feio. Saber nunca é demais, né?
    Obrigada pela sua visita!
    Bjs,
    Fabí

    ResponderExcluir
  5. Déia, que chato! Está abrindo normalmente pra mim e para as outras meninas. Atualiza e tenta de novo?
    Beijo grande!
    Fabí

    ResponderExcluir
  6. Confesso que eu mesma gostei da ideia também! ;)
    Obrigada!!!
    Bjs,
    Fabí

    ResponderExcluir