quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Conexão Fashion - Destino: Portugal

Há alguns meses, analisando ferramentas de controle de acesso do blog, percebi que alguns países tem um número de visitas tão relevante quanto frequente. Passei a receber comentários de pessoas não só que moram fora, mas que são de fora - o que me deixou muito orgulhosa, já que a variedade cultural sempre foi um dos assuntos mais fascinantes para mim! Isso me levou a pensar que, barreiras da língua à parte, o interesse pela moda e pela beleza é universal, e faz com que todas nós, mulheres, possamos nos entender em qualquer lugar do mundo. Mas não seria bacana se nós entendessemos melhor a visão do que é chique, do que é bonito, do que é tendência em outros países, assim como eles andam se interessando por saber da nossa? Esse questionamento me levou a criar a Tag Conexão Fashion. A cada edição, vamos saber sobre a moda e a beleza de um país diferente, com a ajuda de uma expert na área: uma blogueira de moda local! Achei que, nesse formato, conseguiríamos ter uma comunicação bem direta, como a que temos aqui.

Para dar o pontapé inicial nesse projeto, o país de estreía não poderia ser outro que não Portugal. Por quê? Explico: Porque trata-se do país que guarda nossas principais origens, que nos deu nossa língua, que faz parte da árvore genealógica e das viagens de férias de muitas de nós, brasileiras e que tem diversas semelhanças e identificações conosco. No entanto, vamos admitir: a maioria de nós desconhece a moda portuguesa! Mas essa estatística vai mudar até o final desse texto, pelo menos para mim e para você! Depois de mais de um mês de pesquisa e da ajuda da Mónica Lice, autora do blog feminino mais charmoso de Portugal, o Blog da Mini-Saia, reuni várias informações que vão deixar você mais próxima de Portugal...e mais encantada com o que eles têm por lá! Quem sabe o inverso também não acontece e, com esse post, mais portuguesas se sintam em casa no nosso blog brasileiro, e passem a ser craques na nossa visão de moda? Vamos começar esse intercâmbio? Aperte os cintos que a Conexão Fashion vai começar.

A autora do Blog da Mini-Saia, Mónica Lice, fez um caminho muito parecido com o meu: se formou em Direito e tinha a moda como hobby. Começou a escrever o blog na época em que morou na Guiné-Bissau, e, quando retornou para Portugal, o que era passatempo já tinha tomado um espaço tão grande, que ela optou por tomar a moda como profissão: além de autora do blog, é consultora de imagem e tem um livro publicado sobre o assunto. Foi com base na entrevista que fiz com ela que fiquei conhecendo várias coisas sobre Portugal, que vou resumir aqui nessa matéria.

Mónica Lice


Portugal por Mónica Lice

- O Estilo da Portuguesa: "A moda portuguesa varia muito de acordo com as estações do ano. No frio, as roupas são mais cinzas, e as mulheres arriscam menos. Já no verão, o estilo se solta mais e as mulheres tendem a usar mais cores e estampas"

- Grifes Portuguesas preferidas: "Gosto de várias marcas portuguesas, desde marcas de sapatos (como Only2Me e Luís Onofre) até marcas de jeans (como a Salsa), além de grifes de estilistas nacionais, como Pedro Pedro e Nuno Baltazar"


- Lojas Portuguesas que são verdadeiros achados: "A Outra face da Lua é uma ótima loja para quem gosta de peças Vintage a preços simpáticos. Já A Vida Portuguesa é ótima para encontrar produtos portugueses fantásticos, dentre os quais destaco os sabonetes Claus Porto, sucesso nos EUA"   


- O Make-Up da Mulher Portuguesa: "Só agora as mulheres portuguesas começaram a se maquiar mais, e ainda preferem arriscar pouco, adotando um look mais clean. Os produtos mais usados são rímel, delineador e batom castanho" "Há várias marcas de maquiagem por aqui, mas acredito que as mais vendidas sejam as de supermercado, como Nivea e Maybelline. As minhas preferidas são M.A.C, YSL, Guerlain, Sisley, Benefit e Giorgio Armani"

- Cabelos: "Em Portugal, ter cabelo loiro também é um pouco obsessão (como no Brasil). Como somos naturalmente morenas, muitas portuguesas querem ser loiras, e é por isso que as mechas são muito procuradas. Quanto a cortes de cabelo, vê-se de tudo um pouco"


- 3 Produtos mágicos para cabelos: "Óleo de hidratação Shu Uemura, produto de proteção térmica da Davines e máscaras de hidratação Kérastase"

- It-Girls: "Catarina Furtado e Bárbara Guimarães, ambas apresentadoras, são provavelmente as it-girls portuguesas mais famosas da atualidade"

- Esmaltes:  "As mulheres portuguesas não arriscam muito em tons de esmaltes. Quando arriscam, preferem vermelhos e castanhos"


- O que as Portuguesas usam quando querem ARRASAR: "Apostam nos seus pontos fortes, seja na roupa ou na maquiagem. Sapatos de salto-alto, por exemplo, são sempre ótimos aliados quando queremos estar especiais!"

- Acessórios: "As portuguesas estão usando cada vez mais acessórios: colares, pulseiras, cintos, lenços e brincos"


- Cultura de Blogs de Moda e Beleza em Portugal: "O fenômeno dos blogs está ganhando mais força e importância em Portugal. Ainda não estamos no mesmo nível do Brasil, até porque, nosso país é bem menor, mas penso que nos encaminhamos para lá"

- A Visão Portuguesa sobre a Moda Brasileira: "Acho que a moda brasileira está cada vez melhor, com estilistas cada vez mais inovadores e coleções cada vez mais interessantes e de qualidade. As Brasileiras são mais tranquilas no que diz respeito à roupa - como vivem num clima diferente, podem estar sempre mais frescas"

- A Beleza Portuguesa em 3 palavras: "Genuína, clássica e sensual"






Além da entrevista de Mónica, fiz uma pesquisa específica sobre os estilistas portugueses mais influentes da atualidade (que desfilam suas coleções não só na semana de moda de Lisboa, mas também em outras capitais européias), e cheguei a alguns que achei interessante mostrar aqui. Confesso que já esperava a elegância que encontrei na moda portuguesa, mas me surpreendi com a criatividade! Destaque total (meu) para a grife Storytailors, que tem um verdadeiro espetáculo teatral no lugar do desfile, e faz roupas com uma pitada de fantasia, surrealismo e conto-de-fadas. Fiquei totalmente apaixonada!

 
 

Além disso, como não ficar curiosíssima para passar nas lojas que a Mónica citou, em especial A Outra Face da Lua, já que a queda pelo Vintage é vertiginosa (e, conhecendo beeem minhas leitoras, sei que não é só um fraco meu)? E vão diretamente para a Wishlist os sabonetes Claus Porto, que já são lindos pela embalagem, e deixam a gente louca para sentir o cheiro!

#Wishlist!


Espero que você tenha aproveitado essa viagem para conhecer melhor Portugal, saber onde ir para encontrar os melhores achados de moda e beleza, e saber como se sentir uma local quando estiver curtindo o país. Afinal, agora que você é uma expert na moda portuguesa, precisa aproveitar seus conhecimentos in loco. 

Agradeço de todo coração à Mónica Lice, que foi extremamente gentil em aceitar ser nossa parceira nesse projeto, e responder a todas as perguntas de forma tão completa! Além de todo o conhecimento sobre Portugal, também acho ótimo poder indicar para minhas leitoras um blog tão bacana quanto O Blog da Mini-Saia! Adoro o layout, as matérias e a abordagem, e aposto como as leitoras do "Experimenta, amiga!" também vão cair de amores por ele!

E, às leitoras portuguesas que estiverem lendo esse post, espero que se sintam não só devidamente representadas, como homenageadas também. Com muito carinho! Torço para que nos visitem sempre.

Espero que você tenha gostado da Conexão Fashion, e que, assim como eu, mal possa esperar pela próxima!

*Ilustração de topo: Cate Parr

5 comentários:

  1. - Vida, tenho certeza que esta tag será um sucesso, não apenas aqui no Brasil, como além-mar! Destaco tudo, começando pelo nome (Conexão fashion!), passando pela ilustração do topo, entrevista em si (completa, mas ao mesmo tempo simples e objetiva!), e as dicas e exemplos que complementam o post. Aliás, ainda que se admita que conhece-se pouco do cenário fashion de Portugal, novidades surpreendentes não faltaram. Cito: As lojas personalíssimas; os sapatos Luís Onofre; as grifes Fatima Lopes, Maria Gambina e Migue Vieira; e os sabonetes Claus Porto! Enfim, excelente post, estimulando a troca cultural entre Brasil e Portugal! Parabéns para você, vida e agradecimento especial para a Mónica Lice pela participação! Todos!

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita pena que a Mónica tenha esquecido os melhores estilistas Portugueses...
    OS MANÉIS!!! ALVES/GONÇALVES.
    Se vc vier a Lisboa deve ir ao atelier deles no Chiado!
    Além de criativos são ENCANTADORES!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Graça! Um prazer ter seu comentário aqui no post! Vou pesquisar hoje mesmo sobre os Manéis. Fiquei curiosa! Assim que encontrar o material, adiciono aqui mesmo no post, e conto com a sua aprovação final, combinado?
    Quanto a ir para Lisboa, esteja certa de que é um plano que tenho muita vontade de realizar em breve! Quando for, passarei lá com muito prazer.
    Um beijo grande e muito obrigada por mais essa dica!
    Fabí

    ResponderExcluir
  4. Ja Ameia a conexão Fashion !!
    Parabéns pelo trabalho e dedicação.
    Mais sucesso pra vc querida.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Fernanda, como fiquei feliz com seu comentário! Obrigada,querida! Já de olho no próximo destino da Conexão!
    Bj grande,
    Fabí

    ResponderExcluir